Resumo do Legislativo Santa-cruzense

Santa Cruz PREV, insegurança e Política Nacional foram os principais temas abordados pelos vereadores de Santa Cruz do Capibaribe
Fotos: Paulo Henrique e Bruno Muniz
Na tarde desta quinta-feira (14), aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, mais uma sessão plenária aberta ao público. Na ocasião os vereadores votaram projetos e propuseram emendas e requerimentos verbais, além do já tradicional uso da tribuna que mais uma vez foi composto por muitos atritos e embates.

Como já estava previsto, os assuntos entorno da Santa Cruz PREV (Previdência Própria de Santa Cruz do Capibaribe) e a insegurança foram os principais abordados pelos parlamentares de ambas as bancadas.

Na sessão de hoje a Política Nacional também se fez presente nos discursos dos vereadores. O momento de julgamentos no cenário presidencial foi por diversas vezes apontado como um período de definição pelos vereadores da bancada situacionistas.

Confira abaixo os principais trechos dos discursos na tarde de hoje:

Vereador Zezin fala sobre adesão de cisternas para famílias carentes da zona rural
José Manoel de Lima (Zezin Buxin - PSDB)
O vereador Zezin Buxin fez um discurso voltado a prestar contas do seu trabalho e relatou sobre a aprovação de um requerimento para compra de 300 cisternas de placas para a Zona Rural.
“A gente percebe que tendo um cuidado com a manutenção dessas cisternas, elas terão uma durabilidade bastante significativa e acredito que esse trabalho será muito bem vindo para essas famílias que precisam armazenar água para seu uso doméstico”, explicou Zezin.
Zezin finalizou seu discurso falando sobre a crítica que muitos insistem em fazer sobre várias críticas.
“A gente ver que todos criticam, mas poucos têm a personalidade para trazer sugestões viáveis que melhorem a vida das pessoas”, concluiu.
Situacionista frisa discurso em ações do Governo Municipal 
Klemerson Ferreira (Pipoca - PSDB)
O vereador Pipoca iniciou seu discurso na tarde desta terça-feira (14), falando sobre a necessidade de iniciar o trabalho de vacinação de prevenção da gripe H1N1.
“Nós temos que fazer uma reunião com o secretário de saúde para termos a noção de como irá se proceder a campanha de vacinação dessa gripe. Sabemos que terá uma campanha nacional, mas precisamos saber como será aqui em nossa cidade”, detalhou Ferreira.
Em seguida, Pipoca descreveu como foi a reunião com o Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Alessandro Carvalho, onde na oportunidade o vereador tentou passar para o secretário o sentimento de insegurança que a cidade está passando.
“Nós cobramos, mostramos ao secretário a necessidade de aumentar o efetivo policial, relatamos a ele o trabalho do nosso prefeito Edson Vieira, que colocou mais 30 guardas municipais para ajudar na segurança pública. O secretário ampliou o número de policiais do BEPI, era uma equipe, ele ampliou para duas durante a semana e para três em dias de feira e a gente já começa a sentir uma leve melhora na questão da segurança”, disse o vereador.
Para concluir, o vereador falou sobre seus requerimentos enquanto parlamentar e relatou a questão da implantação dos semáforos na Avenida Teonilo Silvestre e também do bicicletário no Centro da cidade.

Ernesto ataca governistas e cobra explicações sobre o Santa Cruz PREV
Ernesto Maia (PT)
Logo no início do seu discurso, o Vereador Ernesto Maia retomou a denúncia que outrora teria feito acerca da previdência do município, onde falou que esteve junto com a sua bancada se reunindo com a diretora do Santa Cruz Prev, a fim de entender se os repasses da previdência já estaria sendo feitos.
“Para a nossa surpresa, quando estivemos nessa reunião, dos três conselheiros do Santa Cruz Prev, apenas um deles estava presente”, disparou.
Ernesto enfatizou ainda a questão do pedido da sua bancada ao MPE que investigue o Santa Cruz Prev.
“Nós tivemos acesso a um ofício que a diretora do Santa Cruz Prev ao Controlador do Município, Josebergue Alves, informando que o Santa Cruz Prev estava com problemas e nós queremos saber quais as providências que o controlador irá tomar”, finalizou.
Júnior Gomes ressalta ações da Frente Parlamentar
Júnior Gomes (PSB)
Inicialmente o vereador Junior Gomes relatou sobre a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, fato que para ele é um momento importante e um momento histórico.
“Acho que essa visita foi importante e espero que essa Casa, assim como a nossa cidade tenha dias melhores”, relembrou.
Em seguida, o vereador falou sobre a Campanha da Fraternidade, que trata sobre saneamento básico e o mesmo enfatizou que esse serviço público impacta diretamente na questão de saúde pública.
“Com base nisso, nós criamos a Frente Parlamentar, onde reúne vereadores de várias cidades circunvizinhas e desde a implantação dessa Frente, a gente tem buscado desenvolver um trabalho significativo. A gente entendeu que juntos seríamos mais fortes e por isso reunimos vereadores de oito cidades e temos feito esse trabalho”.
Junior Gomes falou ainda sobre o seu trabalho enquanto parlamentar e relatou que esteve procurando o Diretor de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, a fim de que o mesmo apresentasse um relatório sobre a real situação do Rio Capibaribe.
“Sabemos que temos muito a fazer, mas não é apenas a revitalização do Rio, pois temos que fazer um trabalho de tratamento do saneamento público. Através do trabalho da Frente Parlamentar, nós solicitamos apoio da Diocese de Caruaru e também enviamos ofício a todos os Deputados Federais e os Senadores de Pernambuco, a fim de que possamos ter apoio para alocar emendas para a tão sonhada revitalização do Rio Capibaribe”, pontuou.
“Sou o primeiro vereador que conseguiu a operadora de telefonia para a minha Vila e isso ficará marcado em minha vida'', diz Dida de Nan
José Raimundo Ramos (Dida de Nan - PSB)
Em seu discurso, Dida enfatizou a importância da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida e destacou a necessidade de todos entrar em momentos de oração, a fim de que tenhamos uma cidade melhor. Posteriormente, dando continuidade ao seu discurso e relatou seu trabalho enquanto parlamentar destacou várias visitas que fez a órgãos públicos em Recife.
“Nós estivemos em Recife com o presidente do Detran, a fim de melhorar os serviços em nossa cidade. Estivemos também reunidos com o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, onde o mesmo nos recebeu super bem e se colocou a disposição para melhorar a segurança na BR-104, sobretudo, em dias de feiras”, informou.
Dida de Nan falou ainda sobre muitas ações que tem desenvolvido na Vila de Poço Fundo.

“Sou o primeiro vereador que conseguiu a operadora de telefonia para a minha Vila e isso ficará marcado em minha vida. Outro trabalho que temos desenvolvido na Vila de Poço Fundo, e que a oposição em 12 anos pavimentou apenas uma rua, nós em apenas três anos calçamos quatro ruas, porque eu fui eleito vereador para trabalhar”.

Luciano comenta cenário político nacional
Luciano Bezerra (REDE)
Inicialmente o Vereador Luciano Bezerra (REDE Sustentabilidade) agradeceu ao Prefeito Edson Vieira e ao Secretário de Mobilidade Urbana Fábio Aragão, pelas ações que estão sendo desenvolvidas como sinalização semafórica e sinalização horizontal nas principais avenidas e ruas de Santa Cruz do Capibaribe.

Na sequencia, o Vereador da REDE Sustentabilidade falou sobre o momento histórico que o país esta passando com o processo de impeachment da Presidente Dilma. Luciano Bezerra destacou que é um momento delicado que o país atravessa, e que embora concorde com o impedimento da Presidente Dilma, não acredita que o Vice Michel Temer tenha legitimidade para administrar o país.

O Vereador reafirmou a tese do seu partido que somente com a cassação da chapa Dilma/Temer pelo TSE, e com novas eleições é que o país poderá encontrar o caminho da estabilidade. Na segunda parte do seu discurso, o Vereador Luciano Bezerra (REDE) falou do envio do projeto de Lei do Executivo para que a Câmara autorize o parcelamento dos repasses ao Santa Cruz Prev.

O Vereador ainda destacou que o projeto contempla uma correção ao projeto original no que diz respeito a garantia de vinculação dos repasses ao FPM.

Narah Leandro foca em prestação de contas e relata ações recentes junto ao gestor municipal
Narah Leandro (PSB)
A vereadora Narah Leandro iniciou seu discurso relatando sobre a importância do vereador para a sociedade, pois segundo ela, os vereadores estão na base da sociedade.
“Nós vereadores estamos mais próximos do povo e sabemos o quanto essa bagunça na política federal tem afetado os municípios e diretamente a vida das pessoas! Eu aprendi com a minha mãe Joselma Bezerra a servir, servir aos mais carentes, servi aos que são invisíveis aos olhos de muitos, e por querer servir a estes e entender que é através da politica que é possível promover essas mudanças na sociedade, e por isso estou aqui”, disse a vereadora.
Em seguida, a vereadora destacou o trabalho da Creche Cleóstenes Pacas, que atende à 120 crianças, de segunda a sexta feira, há 17 anos provando que é possível sim cuidar da criança e formar cidadãos de bem.
“E essa semana vereador Luciano a equipe da Creche, realizou no último domingo com a ajuda de dezenas de voluntários um grande dia de ação social, Atendemos à mais de 500 mulheres com exame de lâmina, serviços de beleza como corte de cabelo, manicure, Bazar e outros serviços. Cuidamos também da saúde bucal das crianças da comunidade que se fizeram presentes. E a minha maior alegria foi estar ao lado dos meus ex-alunos que da creche. Hoje homens e mulheres de bem nessa cidade, essa é a prova do que repetidamente falo aqui senhor presidente, de que se queremos ter uma cidade melhor e mais segura precisamos cuidar das nossas crianças ensinando a ser cidadão”.
Narah destacou ainda sobre suas atividades parlamentares, onde esteve em Recife junto ao prefeito Edson Vieira em busca de mais obras e serviços para Santa Cruz.
“Tivemos audiência no Detran, na secretaria de desenvolvimento social e direitos humanos, e também no Palácio do Campo das princesas. E ai meu amigo companheiro socialista Junior Gomes, lá no palácio nossa solicitação foi pela duplicação também da BR 104, é importante destacar que o governo do estado já entregou ao DNIT o projeto desse trecho, acredito que se houver vontade politica para que ainda esse ano seja recapeada, mas quero deixar claro aqui que não quero só o recapeamento, pedimos do Governador do estado a DUPLICAÇÃO da Rodovia PE 160”, finalizou a vereadora.
Deomedes Brito mostra preocupação com Gripe H1N1
Deomedes Brito (PT)
O vereador Deomedes Brito iniciou seu discurso fazendo um apelo para que a Câmara de Vereadores repasse recursos para a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, a fim de que toda a população seja beneficiada com a vacina do H1N1. Em seguida, Deomedes falou o impeachment da presidente Dilma.
“Esse pessoal quer que a nossa presidente perda o mandato, mas vai tirar ela e colocar quem? Porque Michel Temer e Eduardo Cunha são corruptos e isso será muito ruim para o Brasil”, indagou o vereador.
Deomedes Brito relatou ainda sobre a questão do Santa Cruz Prev, onde conclamou os servidores públicos para ter cuidado e fiscalizar.
“Digo a todos vocês que fiscalizem, porque em apenas um ano e meio já tem um rombo desse. Isso é uma irresponsabilidade muito grande, fruto de uma administração que não tem compromisso com o povo”, finalizou o petista.
Pré-candidato a prefeito volta a bater em questões do Governo Municipal
Fernando Aragão (PTB)
O vereador Fernando Aragão iniciou seu discurso falando sobre sua tristeza enquanto Santa-cruzense em ver a administração municipal ser motivo de tanta crítica e denúncias por parte de todos.
“Hoje é um dia de tristeza para Santa Cruz do Capibaribe, porque em apenas três anos e meio, o prefeito da nossa cidade é uma das pessoas mais criticadas na região, devido a falta de planejamento. Primeiro, o caso da KMC, depois outras muitas denúncias que foram feitas e todas comprovadas”, lamentou.
Em seguida o vereador fez critica aos presidentes das CPIs, que segundo ele, nenhuma pessoa foi ouvida.
“Foi a primeira CPI que eu vi na minha vida que se fez e não se ouviu nenhuma pessoa”, criticou.
Posteriormente, Fernando criticou o prefeito em função da falta de repasse para o Santa Cruz Prev.
“O prefeito mais uma vez desrespeita o povo de Santa Cruz do Capibaribe, desrespeita o servidor público com essa previdência e agora vem colocar a culpa na falta de recursos do governo federal. O povo de Santa Cruz do Capibaribe pode até dar outra chance, mas o sentimento da população é de mudança. Porque por onde se anda, se ver o povo revoltado com essa bendita chance. É um descrédito total com essa administração”, disse o pré-candidato.
Fernando finalizou seu discurso solicitando do presidente Afrânio Marques que seja feita uma audiência pública para ouvir os servidores e o prefeito, a fim de que o mesmo apresente soluções para o pagamento do débito do Santa Cruz Prev.

Política Nacional predomina discurso de Zé Minhoca
José Bezerra da Costa (Zé Minhoca - PSDB)
O vereador Zé Minhoca destacou inicialmente o seu trabalho como representante do povo de Santa Cruz do Capibaribe e elencou uma série de ações que têm sido implementadas no município através de requerimentos de sua autoria, onde o mesmo aproveitou para requerer verbalmente que a prefeitura pavimente a Rua Manoel Aleixo de Barros.

Em seguida, vereador fez duras críticas ao PT.
“Eu não tenho nenhuma vergonha de dizer, mas no passado eu já fiz parte do Partido dos Trabalhadores e convenci amigos meus para votar em Lula, mas graças a Deus, domingo essa quadrilha sairá do poder. Mas fico preocupado, para o que vão dizer na segunda feira”, ressaltou.
O vereador finalizou seu discurso defendendo os nomes de Cristovam Buarque e Jarbas Vasconcelos como alternativa para a política nacional.

Pacas rebate discurso de oposicionista e explica situação do Santa Cruz PREV
José Ronaldo Pacas (PR)
“Eu acho que todos os funcionários públicos merecem respeito”, foi assim que o vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso, onde na oportunidade defendeu de forma veemente a funcionária, hoje presidente do Santa Cruz Prev, Elaine Silva.
Ronaldo a defendeu em decorrência da mesma ter sido citada pelos vereadores da oposição.

Ronaldo relatou ainda sobre a questão da pesquisa que foi divulgada na cidade, onde dar vantagem ao pré-candidato a prefeito, Fernando Aragão. Em seguida, Ronaldo destacou a questão da violência que assola todo Brasil e, consequentemente, Santa Cruz do Capibaribe.
“É bom cada um em seu lugar. A gente ver que vários postos da Polícia Rodoviária Federal sendo fechados e isso impacta também nas cidades. Vemos o prefeito Edson fazer seu trabalho, colocando homens nas ruas, e quando se começa a abordar a população, parece que a oposição não gosta, mas se está se roubando motos, é preciso que se faça abordagens mesmo”, encerrou.
Vânio Vieira também comenta sobre o Santa Cruz PREV
Ligivânio Vieira (PTB)
O discurso do vereador Vânio Vieira, agora da bancada da oposição, foi voltado a falar sobre a pressão, que segundo ele, o grupo de situação sofre por parte do prefeito.
“Eu fui desse grupo e via a pressão que a gente sofria para votar projetos. Hoje, o que eu observei aqui no projeto do executivo e vemos o vereador Luciano vir pedir celeridade para aprovar o projeto e mais uma vez a garantia é o FPM. Fomos ao Ministério Público cobrar para que seja feito esse repasse”, explicou Vânio.
Em seguida o vereador falou sobre a questão de suas gravações que levou a público, no intuito de ajudar a população, segundo ele.
“Quando eu divulguei a gravação, eu o fiz no sentido de alertar a todos e inclusive, esperava muito mais da bancada que eu fazia parte, a fim de que a mesma não aprovasse aquele projeto, mas infelizmente não fizeram nada e aprovaram o projeto”, criticou.
Helinho ressalta importância de audiência pública para debater detalhes entorno do Santa Cruz PREV
Hélio Lima Aragão (Helinho - PTB)
O vereador Helinho Aragão foi mais um dos vereadores de oposição a fazer críticas a questão da gestão municipal, quanto ao repasse do Santa Cruz Prev.

Em pauta no discurso do vereador, Helinho falou sobre a questão da previdência municipal e enfatizou que é preciso que haja essa Audiência Pública, pedida pelo vereador Fernando Aragão, no sentido de trabalhar melhores ações a fim de que os servidores públicos não sejam prejudicados.
“Eu acho que o vereador Fernando foi claro o suficiente quando solicitou que todos analisassem muito bem esse projeto da previdência municipal”, disse Hélio.
O vereador finalizou seu discurso falando sobre a questão da seca e destacou o projeto do vereador Junior Gomes, como relevante para a cidade.

Presidente da Casa destaca ações de seu mandato
Afrânio Marques (Professor Afrânio - PDT)
O vereador presidente iniciou seu discurso falando sobre as suas ações enquanto parlamentar e se mostrou feliz com os resultados de suas ações.
“Vivemos um momento onde enfrentamos uma crise política, crise econômica e crise moral. Não esperávamos receber um público tão grande no curso de primeiros socorros que foi realizado em parceria com a Secretaria de saúde. Nós vimos o quanto é importante, 80 professores da educação infantil foram qualificados aqui, e o aprendizado poderá chegar a mais de 5 mil alunos, ficamos muito felizes pois vimos que as pessoas entenderam o nosso objetivo com esse curso que é tão importante", relembrou Afrânio.
Afrânio falou sobre o evento de Interreligiosidade, que acontecerá no próximo sábado (16).
"A paz começa na gente, e quem faz esses papéis e muito são as religiões. É preciso levar essa compreensão as pessoas. É muito importante mostrar que o respeito de um com o outro é fundamental para a construção de uma cultura de paz", disse o vereador que é também educador.
No final de seu discurso, o Presidente deu esclarecimentos sobre a Previdência do município, "Com relação a previdência, a gente disse aqui que é melhor para os servidores e é. Vossas excelências foram lá na Previdência Própria, quando vocês foram ao Ministério Público lá disseram que se pode existir e que o Ministério Pública fiscalização. Nos vamos contribuir muito mais quando essa casa realizar concurso público e tiver mais funcionários para fiscalizar a previdência. Nunca na história política de Santa Cruz levou seis meses para um projeto ser concluído. Tem que se fazer esse levantamento, tem que ser negociado o débito, mas a gente buscou solução sim! E qual a fonte de recurso mais segura que o FPM que nós temos hoje? Temos sim que usar o FPM para encontrar as soluções", concluiu.
Com informações da Câmara Municipal

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem