Nos dias atuais o ser humano tem vivenciado cotidianamente o que chamamos de uma sociedade pluralista. Essa se caracteriza pela forte ênfase no relativismo em todos os aspectos filosóficos, isso me refiro às características múltiplas da realidade, da ética e do conhecimento.
Em relação a isso, as filosofias humanas têm influenciado diretamente a sociedade, especificamente, a opinião pública. Por exemplo, de onde vem o interesse pela ética, se não for por meio de algum modelo comportamental estabelecido por alguma suposição? Na verdade, todo o ser humano tem alguma suposição, ou pressuposição estabelecida por alguma influência ou conhecimento já adquirido. Cosmovisão é isso, é um conjunto de pressuposições que correspondem à necessidade de respondermos algo acerca do mundo em que vivemos. Todo o ser humano tem alguma cosmovisão; os cristãos, os ateus, por exemplo, tem alguma pressuposição que fundamenta sua teoria em relação a perguntas existencialistas. De fato, a cosmovisão procura responder algum ponto existencialista, como por exemplo, de onde vim? Para onde irei? Afinal, a experiência humana procura responder, de forma natural seguindo passos progressivos a tais perguntas.
Assim, todo o ser humano, tem alguma cosmovisão a ser estabelecida, no entanto, toda pressuposição precisa se fundamentar em alguma base, seja ela em meio à realidade, ou conhecimento, como também valores estabelecidos pelo o próprio homem. Afinal, você tem alguma cosmovisão? Ela se fundamenta em quê? Você precisa mudar de suposição perante alguma cosmovisão atual? Direciono-me ao público cristão, sua cosmovisão é bíblica? Caso contrário, por onde anda a base de suas pressuposições?
Somente ao SENHOR glória.
Por: Rev. José Tiago Xavier Costa


Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.