Cosmovisão: Conhecimento de Deus como Criador


O conhecimento que o homem pode ter sobre Deus requer um caminho doloroso chamado humildade; isso pode ser visto quando o mesmo é levado a compreender, de forma progressiva a distância que existe entre o seu conhecimento sobre o Criador. Não podemos com isso, alimentar a ignorância de nossa consciência sobre nós mesmos. Ou seja, achando que ao fabricar em nossa mente quem seja Deus, podemos com isso, sermos conhecedores de uma divindade. Não é assim que ocorre; Deus não se revela de forma ‘banal’ ou seja, revelar por revelar sem algum objetivo; ao contrário, Deus se dispõe a revelar-Se a Si mesmo de forma redentora. Esse conhecimento é adquirido quando recebemos a revelação da existência de Deus na criação como o Salvador Criador.

Por isso que a verdadeira luz da sabedoria, que todo o ser humano insiste em procurar, estar antes de tudo, presente, quando somos estimulados por nossos próprios males a considerar os bens que Deus manifesta cotidianamente. Afinal, qual o homem que acha que conhece a si mesmo, mais é esquecido de suas misérias? Por isso o reconhecimento de si mesmo não estimula a natureza humana a buscar o conhecimento de Deus, mais quando o mesmo é humilhado em seu conhecimento, ele é conduzido a reencontrar seu Criador. A própria experiência humana confirma tal fato; quantas pessoas são, infelizmente, conduzidas com a permissão Divina a sofrimentos na vida, para que no sentimento de dor, possam clamar pela fonte de vida eterna.

Portanto, o conhecimento que podemos ter sobre Deus apenas nos é apresentado por meio da revelação. Essa revelação é administrada pelo o próprio Senhor que a apresenta. Nenhum ser humano pode, por assim dizer, gerenciar tal revelação Divina nele próprio. No entanto, quanto mais apreciarmos a nós mesmos, mais distantes estaremos do conhecimento de Deus; pois, conhecer o Criador é antes de tudo deixar de nos amar em primeiro lugar, e amá-Lo acima de tudo e de todos.

Por: Pr. Tiago Xavier

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem