Companhia justifica oscilações
![]() |
| Imagem meramente ilustrativa |
Nos últimos anos e principalmente no atual, uma série de denúncias geradas por quedas de energia elétrica foram encaminhadas para o setor de reclamações da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), com sede em Santa Cruz do Capibaribe.
As queixas dos moradores partem principalmente de eletrodomésticos que foram danificados em alguma oscilação da rede elétrica de suas respectivas residências. O detalhe é que, segundo a Celpe, essas alternações de rede ocorrem de residência para residência, não caracterizando os populares 'apagões gerais'.
Em bairros como o São Miguel, as quedas estão acontecendo com uma maior frequência nos últimos meses, segundo os moradores de algumas ruas onde os casos ocorrem isoladamente, como é a Rua Manoel Amaro Chagas, uma das mais prejudicadas com o fenômeno.
Para a Celpe, as baixas na rede possuem uma explicação razoável. Segundo a empresa, a mesma destina à cada bairro e residência, uma quantidade programada de força elétrica, esta que é disponibilizada com base no que os clientes necessitam.
![]() |
| Imagem meramente ilustrativa |
O que não ocorre a muitos desses clientes é que o uso excessivo, como o das máquinas de costura, exige uma maior disponibilidade de força que não é amplamente informado à entidade.
''As vezes a pessoa relata que em sua residência usa um liquidificador, uma geladeira, um ventilador, uma televisão e os pontos de luz, daí nós disponibilizamos a energia conforme a demanda. Chega lá na residência dessa pessoa, a mesma liga cinco máquinas de costura grandes que puxam muita força elétrica e a mesma não suporta'', informou ao blog um fiscal da empresa que não quis ser identificado.
Ressarcimento
Caso comprove-se que os danos causados em eletrodomésticos e outros aparelhos foram provocados pelas oscilações de energia fornecidos pela empresa, mesmo o usuário estando com equipamentos dentro da demanda relatada, o mesmo pode requisitar o conserto do produto danificado.
Como funciona
Levantada a suspeita de que o aparelho sofreu dano devido a alternação da rede elétrica, o consumidor solicitará a presença de um técnico da empresa que fará uma vistoria no imóvel. Após a visita o mesmo será instruído a procurar duas empresas que realizem o conserto do aparelho danificado, estas empresas necessitam possuir CNPJ.
Com os laudos e o orçamento de conserto emitido por ambas as empresas, o consumidor deve encaminha-los para sede de empresa de seu município, onde na ocasião os mesmos irão, obrigatoriamente, viabilizar o pagamento para que o aparelho seja então consertado.



Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.