A festa da Páscoa está presente no calendário judaico como uma das mais importantes comemorações do povo de Israel. As três principais festas judaicas são; a Páscoa, o Pentecostes e o Dia da Expiação. É importante esclarecer que todas elas foram ordenadas pelo o SENHOR.
Mesmo assim, a Páscoa Judaica se destacava como uma celebração com grande concentração pela a família hebraica; uma verdadeira reunião de hebreus ocorria quando se aglomeravam com seus irmãos que viam espalhados pela diáspora inteira, como por exemplo, da Babilônia, do Egito, da Síria, de todas as outras nações ao redor de Israel. Era uma festa que celebrava a passagem do Egito para a Terra prometida. Deixo claro também que a palavra ‘PESAHIN’ no hebraico, em português ‘páscoa’ tem o significado de passagem. Portanto, a Páscoa é uma festa que comemora a passagem do Egito para a Terra prometida por ‘YHWH’, ou seja, pelo o SOBERANO SENHOR’.
A Páscoa está totalmente ligada com o êxodo de Israel diante do Egito. Por isso a obrigação da celebração da mesma,por meio da Lei mosaica, pois, trazia em si a mensagem de libertação que os hebreus iriam passar, quando atravessassem o mar vermelho em busca da Terra prometida pelo o SENHOR ao seu povo. Essa festa era determinada nos escritos judaicos para que a memória do povo de Deus não se esquecesse das maravilhas com que a redenção Divina havia ocorrido naquela geração. Assim, o objetivo dos hebreus em relação à Páscoa, segundo a Lei mosaica, era glorificar, agradecer, agradar o Eterno, o Único, o Todo-poderoso.
A Páscoa Cristã
É importante esclarecer que o Cristianismo não guarda a Páscoa de forma cerimonial, ou seja, não vivenciamos a Páscoa da mesma forma que os israelitas guardam. A forma com quê a Páscoa é guardada no Cristianismo consiste na celebração da Ceia do SENHOR quando os cristãos do mundo todo bebem e comem do pão e do vinho como símbolo do corpo e do sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo.
No entanto, a mesma mensagem apresentada ao povo de Israel sobre a promessa da Terra prometida é evidenciada pelos cristãos quando os mesmos anunciam através do sacramento da Ceia do SENHOR que o Filho de Deus, ou seja, o SENHOR Jesus Cristo ressuscitou para salvar o seu povo do pecado.
Assim comemoramos por meio da Ceia instituída pelo SENHOR Jesus Cristo nos Evangelho a Páscoa para uma nova vida em Cristo Jesus.


Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.