| Foto: Bruno Muniz (Arquivo) |
O vereador de primeiro mandato, Vânio Vieira (PSDB), começa 2016 de uma maneira que talvez jamais tenha imaginado, excepcionalmente, que jamais imaginou quando iniciou o ano de 2012. Na época, Vânio já trabalhava a sua pré-candidatura nos bastidores da política local, colocando-se sempre como uma 'opção', dentre tantas outras.
Em campo, Vânio comportou-se discretamente, em seus discursos o jovem desbulhava poucas e tímidas palavras, típico de alguém que não levava ainda consigo o fervor da política partidária. Não tão discreto quanto o próprio, um imenso veículo de som automotivo se tornou popular em toda cidade, arrastava multidões onde quer que chegasse, esse foi o 'carro-chefe' de Vânio, literalmente.
Passado o período de conquista, Vânio foi eleito vereador pelo município de Santa Cruz do Capibaribe. Em sua estreia na Câmara, mais uma vez prevaleceu a postura recatada, comum até então. Alguns meses se passaram e a Casa Dr. José Vieira de Araújo viu nascer um novo Ligivânio Vieira, este ainda desconhecido pelos demais.
Após romper com o atual prefeito do município, Edson Vieira (PSDB), o vereador passou a adotar discursos mais calorosos, sempre duro e implacável contra o grupo que inclusive havia ajudado a eleger. O jovem vereador havia mudado. Entre gravações e denúncias de escândalos, Vânio passou de um tímido vereador para um personagem cômico e de personalidade forte, isso por parte de alguns, pois, quase sempre aquilo que levava até à tribuna da Câmara Municipal resultava em algo concretos.
A expectativa que o vereador fosse para o grupo de Oposição após romper com os situacionistas era grande, mas isso também não aconteceu, Vânio se isolou em uma cadeira única e seguiu. Apoiado e apoiando o atual vice-prefeito Dimas Dantas (PP), o parlamentar também cometeu grandes gafes, pode-se dizer que para o 'sentido' político local, o mesmo mais errou do que acertou nos últimos anos. Como esquecer por exemplo, o fato do vereador ter rompido com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), antes mesmo que ele fosse julgado por suposto envolvimento em esquemas de corrupção.
Atualmente, há duas novas expectativas entorno da vida política do vereador Vânio Vieira; ele deverá prosseguir aderindo ao projeto político que criticou de início, derrubando assim por terra tudo o que já disse e fez, ou abandonará tudo abrindo mão de sua reeleição.
Independente dessas duas hipóteses, Vânio segue para o início das reuniões na Câmara Municipal em um tom de tudo ou nada. Poderemos ver inclusive uma postura mais homogênea em relação aos dois grupos, neste caso, Vânio poderá atacar ambos sem distinção de cores, mantendo assim o seu discurso feito desde o início. Fazendo isso, demonstrará previamente o seu desejo de deixar a política, sem riscos.
Por: Bruno Muniz

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.