Resumo do Legislativo Santa-cruzense: 2ª Sessão do ano

PE-160 predomina tarde de discursos, em Santa Cruz do Capibaribe

Na tarde desta quinta-feira (18), mais uma sessão planária foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, esta foi a segunda reunião da semana, já que na última terça-feira (16) os parlamentares já haviam se encontrado.

Assim como ocorreu na última terça-feira, o clima voltou a tomar proporções elevadas, com discursos ácidos e diretos entre situacionistas e oposicionistas. Dentre os assuntos mais debatidos, o atual estado estrutural da PE-160 foi pauta por diversas vezes, isso em ambas as bancadas.

Nos embates, o vereador Vânio Vieira (PSDB) voltou a direcionar ataques ao grupo do atual prefeito Edson Vieira, também do PSDB. O vereador por diversas vezes se reportou a administração do mesmo com um discurso fechado de acusações.

Pela bancada que apoia o governo, Júnior Gomes bateu firme no pré-candidato Fernando Aragão (sp), exibindo até mesmo uma cartilha que teria sido elaborada na época em que o oposicionista era presidente da Casa Dr. José Vieira de Araújo, acusando o vereador de fazer uma oposição contrária.

Deomedes Brito abriu o seu discurso falando sobre a PE-160
Fotos: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Deomedes Brito iniciou seu discurso cobrando providências com relação aos buracos da PE-160.
“Muitas pessoas não tem condições de comprar um carro de água, e a prefeitura poderia colocar pelo menos um chafariz para que a população carente tenha acesso à água. Porque nós só vemos reclamações, entram os recursos, mas muito pouco é feito. Nos PSF's faltam medicamentos e material até para curativos e quem sofre com isso é a população de Santa Cruz do Capibaribe. Eu não sei para onde a população vai, se fica no hospital do município sofre, se faz um convênio com a Unimed sofre”.
As críticas proferidas no discurso do vereador foram feitas a fim de melhorar a vida das pessoas de Santa Cruz do Capibaribe. Ao término do seu discurso, Deomedes fez mais cobranças e pediu providências do governo municipal sobre a emissão de carteiras de identidade em Santa Cruz.

Galego de Mourinha fala sobre insegurança no município


Galego de Mourinha iniciou seu discurso rebatendo críticas de vereadores da situação. Em seguida deu apoio ao discurso dos vereadores Deomedes Brito que destacou a dificuldade para emissão de carteiras de identidade.
“Para se tirar uma identidade, e um sacrifício em Santa Cruz. Se a gente conta isso em uma cidade como São Paulo, o pessoal não acredita. Nós vemos todo dia que roubaram a moto de fulano, roubaram a moto de 'Sicrano', assaltos e mais assaltos”.
Galego foi o segundo vereador a discursar e também fez cobranças relativas a melhoria de ações em prol da população e cobrou do presidente da Câmara que realize uma audiência com o secretário de segurança e com o secretário de transportes do Estado de Pernambuco, a fim de que sejam cobradas ações positivas para a cidade.

''Dizer que não houve avanço só porque é da oposição, isso não pode existir”, dispara Júnior Gomes


O Vereador Junior Gomes fez mais um discurso forte, onde apresentou uma série de melhorias na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e criticou a forma como os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe têm desenvolvido seu trabalho. Junior trouxe a tona uma cartilha que foi desenvolvida na época em que o vereador Fernando Aragão foi presidente da Câmara.

De acordo com Junior Gomes, o próprio Fernando teria aprovado uma cartilha em que mostra que a oposição tem que ficar contra o prefeito e que não aceitam as ideias da gestão municipal.
“É com essa filosofia que essa oposição trabalha. Porque é visível as melhorias que a gestão do prefeito Edson fez para a nossa cidade. Ora, quem não se lembra daquela praça em frente a loja do vereador Fernando, mas que ele, por ser da oposição insiste em não ver. Quem não se lembra de como era o trânsito aqui na cidade, construção da Praça do Céu e da Praça dos Paraibanos e querer dizer que não houve avanço só porque é da oposição, isso não pode existir”.
Ernesto Maia rebate discurso de Júnior Gomes


Inicialmente o vereador Ernesto Maia fez um discurso rebatendo o discurso do vereador Junior Gomes onde o mesmo disse que o parlamentar critica a oposição que fecha os olhos para a administração municipal, mas que, segundo Ernesto Maia, quem fecha os olhos são os vereadores de situação.
“Engraçado o discurso do vereador Junior Gomes, quando o mesmo diz que a gente fecha os olhos, mas vocês quem fecharam os olhos. Fecharam os olhos quando calaram sobre a KMC, para a buraqueira, para o problema da previdência, e nós não iremos fechar os olhos para um dos piores prefeitos que já existiu em Santa Cruz do Capibaribe, porque Edson conseguiu isso, ser o pior de todos que já passaram pela administração municipal”.
Ernesto continuou seu discurso relatando sobre as várias denúncias que ele e os vereadores de oposição tem feito relativo a gestão municipal.
“Hoje não vai dar tempo, pois o assunto é grande, mas quero convidar a toda população, para sábado, ouvir o nosso programa, pois iremos destrinchar como Edson Vieira fez sua defesa, inclusive criticando a gestão anterior, do ex-prefeito Toinho do Pará”.
Vereador Dida de Nan rebate críticas de Carlinhos da Cohab


O vereador Dida de Nan iniciou seu discurso se justificando sobre a questão dos buracos da PE-160, que têm incomodado a todos. Dida continuou seu discurso rebatendo críticas do vereador Carlinhos da Cohab onde, de acordo com ele, Carlinhos só sabe dizer que o mesmo defende o prefeito.
“Eu defendo o prefeito Edson Vieira sim, porque sei que ele é uma pessoa do bem e tem feito um grande trabalho e gente do bem tem que ser defendida mesmo, diferentemente de muitos que estão por aí. A gente anda pela cidade e ver muitas ações e obras que têm beneficiado o povo. Você pode andar pela cidade que verá muitas mudanças por todas as ruas. Ora, o prefeito Edson tem feito muito por Santa Cruz do Capibaribe. Muitos de vocês têm dificuldade em aceitar as mudanças, mas tudo o que o prefeito fez e faz é visível por todos”.
Presidente Afrânio rebate oposicionistas e fala sobre PE-160


O vereador Afrânio Marques começou seu discurso falando sobre os discursos da oposição, com críticas voltadas especificamente ao vereador Ernesto Maia.
“O senhor vai levar as contas do seu tio para debater na rádio?”, indagou Afrânio ao vereador Ernesto Maia.
Posteriormente, Afrânio enfatizou a importância das ações da gestão Edson Vieira, enaltecendo a retirada das barracas do centro da cidade e sendo colocadas em uma localização ampla e arejada para melhor atender a população.
“Mesmo com tantas melhorias, eu nunca vim a esta tribuna para dizer que não existem problemas, existem sim, como por exemplo a questão dos buracos na PE-160, mas o governador e o nosso prefeito estão sensíveis e a obra será retomada e o que dirão, depois de concluir?. Ora, essa oposição insiste em discursar e querer esconder os avanços, mas nós temos avanços por todos os recantos da cidade e nosso governo tem buscado encarar a realidade, mas nós sabemos quem de fato tem trabalhado por nossa cidade e futuramente nossa gestão poderá ser comparada com os 12 anos da oposição”.
PE-160 também predominou discurso de Klemerson Ferreira (Pipoca)


Focado em apresentar o seu trabalho, o vereador Pipoca falou inicialmente sobre suas ações, das quais elencou algumas realizadas nos últimos dias, como a questão da reorganização dos trabalhos dos moto-taxistas. Pipoca continuou seu discurso falando sobre as obras da PE-160, onde o mesmo relatou que fez ofício cobrando a retomada da obra dessa rodovia.
“Eu mesmo tenho buscado oficializar através de requerimentos para melhorar a vida das pessoas, pois a população de Santa Cruz do Capibaribe precisa sentir o nosso trabalho. Temos que mostrar a população. Esses vereadores da oposição têm falado que a nossa gestão não tem feito nada. Ora, vocês precisam apresentar projetos que beneficie as pessoas, porque de barulho em rádios as pessoas estão cheias. Perguntem a população de todos os bairros, com ruas calçadas se ela está achando bom ou não. Pergunte ao sulanqueiro do calçadão se ele está gostando de trabalhar livre da lama, da poeira, com banheiros limpos. Vocês só sabem criticar e está na hora da gente mostrar trabalho, porque já faz três anos que estamos aqui nessa Casa de Lei e temos que fazer jus ao cargo que nos deram, porque esse povo que só sabe falar e fazer barulho e trabalho que é bom, nada”.
''Não podemos fechar os olhos para a forma como se encontra a PE-160'', afirma Helinho Aragão


Quando pedi um voto eu falei sobre o papel do vereador nessa casa. E assim tenho feito, colocando projetos, aprovando leis que venha a contribuir com o cidadão de Santa Cruz do Capibaribe.
“Santa Cruz passa por uma crise financeira, isso é notório, com atraso nos salários de servidores, professores e fornecedores. Não podemos fechar os olhos para a forma como se encontra a PE-160. Eu pergunto de forma clara, quando nós pedimos intervenção ao governo do estado através do seu representante maior que é o deputado Diogo Moraes. É uma vergonha e nós não aguentamos mais. Esperamos que venha mesmo essa operação tapa-buracos na semana que vem. Não podemos também fechar os olhos para a questão da seca. É isso que nós temos que discutir nessa casa, vocês defendem e nós cobramos, mas a população está em casa revoltada com a falta de ações do governo federal, estadual e municipal”.
Em seguida parabenizou a operação Carnaval e pediu a continuidade das ações preventivas de segurança no município.

Luciano compara economia entre gestões


Inicialmente o Vereador destacou o projeto de lei que cria benefício para os taxistas, e a possibilidade de adaptação de mesmo para atender também a classe dos moto-taxistas.
Na sequencia o Vereador respondeu a uma nota que o ex-prefeito Zé Augusto enviou para a imprensa, afirmando que "parcelou em 20 anos e que pagou durante oito anos”.
O Vereador trouxe a tribuna, informações que desmentem o ex-prefeito, apresentando a cópia de um processo administrativo em que o sucessor de Zé Augusto, o ex-prefeito Toinho do Pará na verdade parcelou os débitos junto a previdência do ex-prefeito José Augusto dos anos de 2004, 2005, 2006 e 2008.

Na sequência, Luciano Bezerra demonstrou o cenário de dificuldades que as prefeituras enfrentam hoje devido a crise nacional, cenário não encontrado pelos anteriores, mas que mesmo assim vem avançando e proporcionando melhorias para a população.

Zezin Buxin também pauta seu discurso em estradas que cercam o município


O vereador Zezin Buxin, inicialmente criticou a definição de oposição, descrita na cartilha elaborada na época em que o vereador Fernando Aragão foi presidente da Câmara e lembrada pelo vereador Junior Gomes em seu discurso.
“Sempre fui contra a essa cartilha, pois ela nunca deveria ter sido sequer desenvolvida e até acho bom que a mesma não tenha sido distribuída”.
O parlamentar também falou sobre a atual situação da PE-160 e da BR-104 cobrando empenho dos vereadores para cobrar soluções. Em seguida, Zezin rebateu a forma como a bancada de adversária tem feito oposição na câmara.
“O comportamento do vereador Helinho, isso é que é oposição séria. Isso contribui com o trabalho dessa casa. Estamos passando por uma crise, não é preciso ser conhecedor de administração para perceber. É só observar”.
Fernando usa tribuna para retomar ataques ao prefeito Edson Vieira


O vereador Fernando Aragão iniciou seu discurso fazendo críticas aos vereadores da situação, pois de acordo com Fernando, a situação não aceita que sejam feitas críticas ao prefeito Edson Vieira e enfatizou algumas obras como a da Praça do Céu, mas relatou que é preciso ser melhor utilizada pela população.
“O que de fato existe é uma Praça do Céu, por sinal, muito linda, mas que não serve para quase nada. Estive lá visitando e os computadores subutilizados, o teatro só serve para poucas reuniões, enfim, se fizeram o espaço que a população possa utilizar de fato".
Em seguida o vereador Fernando relatou e criticou a forma como as contas têm chegado para serem votadas na Câmara de Vereadores.
“Uma das coisas que eu sei é que já fazem cinco mandatos eu estou aqui nessa Casa e nunca vi contas de um mesmo prefeito vir com tantas ressalvas, porque as contas de 2012 foram aprovadas com ressalvas e agora estão vindo as de 2013 também com muitas ressalvas”.
Ronaldo Pacas rebate Oposição e ressalta postura adversária


O vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso alertando para a questão dos discursos raivosos da oposição, pois a seu ver a gestão municipal tem feito um ótimo trabalho.
“Por ser ano de eleição, a gente sabe que muitos virão para esta tribuna e acabam se excedendo em seus discursos, mas a gente já sabe como é a forma desse grupo fazer política. Quem é de Santa Cruz do Capibaribe conhece esse grupo, porque todos permanecem os mesmos e vocês não tem moral alguma para criticar quem será escolhido para o nosso grupo. Ora, quem acredita que Ernesto votará contra as contas do ex-prefeito Zé Augusto?”.
Ronaldo finalizou seu discurso se solidarizando com o vereador Vânio Vieira relatando que a oposição nunca, sequer convidou o vereador para fazer parte da bancada de oposição e mandou um recado para Carlinhos da Cohab.
“Carlinhos, cuide melhor da sua bancada, porque a nossa está muito bem”.
Narah Leandro volta a pautar discurso em obras nas estradas


A vereadora Narah Leandro, em mais um discurso onde demonstrou sensibilidade e responsabilidade na conjuntura do seu cargo enquanto representante do povo.
“Estou muito feliz na reunião de hoje, porque 80% dos discursos giraram em torno do problema levantado por mim na semana passada que é o problema do atraso de 4 anos da obra da BR 104 e a obra a duplicação da PE 160 que repito o governador que apoiamos assinou o inicio da obra em 2015, e que estou cobrando a ele, mas não me intimido de cobrar também ao Senadores. Os problemas na estrada do Desenvolvimento é o meu tema hoje também, porque essa é uma longa discussão.

Além da insegurança causada pelos buracos e, diga-se de passagem, nós temos previsão de recapeamento da PE 160, mas a BR 104, no trecho de Toritama até Pão de Açúcar, o DNIT não ter empresa para fazer a manutenção porque a empresa que fazia a manutenção, pediu rescisão unilateral do contrato por falta de pagamento do governo federal. Toda a sinalização e placas (vertical) e sinalização horizontal - faixas é de responsabilidade do DNIT e a nossa cidade não recebe a sinalização devida no trecho da BR 104 em Caruaru, nem em Toritama.

Quem conhece Santa Cruz sabe onde entrar mas quem não conhece passa direto pro Sertão porque não tem Sinalização! Tem uma placa, muito pequena, em cima da entrada com o nome Moda Center Santa Cruz. Já em Pão de Açúcar não tem nada! Você passa direto no trevo se não conhecer a cidade”.
José Elias cita poluição sonora e cobra ações do governo municipal


O vereador Zé Elias falou mais uma vez sobre os seus requerimentos, os quais tem sido cobrados, a fim de levar ações boas para toda população de Santa Cruz do Capibaribe.
“Quero cobrar o tapa buracos, pois está sendo muito complicado transitar em nossa cidade. Outro pedido que quero fazer é que a gestão municipal fiscalize essa poluição sonora dos carrinhos de CD, não quero que prendam, mas quero que fiscalize e peça para baixar mais o som”.
Nesse momento o vereador Carlinhos da Cohab pediu um aparte, o qual foi concedido e Carlinhos destacou e denunciou os carros de água, que segundo ele, esses carros chegam cedinho na cidade e ninguém pode mais dormir, porque o som é muito alto. Zé finalizou seu discurso relatando que não importa em que bancada esteja, que vai continuar trabalhando por esta cidade.
“Eu sou Santa Cruz do Capibaribe e vou continuar trabalhando por essa cidade enquanto o povo me quiser nessa Casa”.
Vânio encerra tarde de discursos falando sobre a PE-160


O vereador iniciou o discurso cobrando melhoria em algumas ruas do município. 
“Observando os discursos aqui, a bancada de situação defende a administração e eu em partes discordo, nós vereadores temos o poder do voto aqui, que é quando se pode modificar alguma coisa, mas quando se vem pra cá só pra cumprir tabela aí nada muda. Pois se a gente não tomar os posicionamentos corretos aqui as coisas não funcionam.”
“A gente lembra nas discussões anteriores sore a criação da previdência, em apenas um ano de previdência nós vemos os atrasos e os valores porque o prefeito utiliza o dinheiro com outras coisas.“ “Para se fazer alguma coisa pela PE-160, temos que ir lá e trazer o governador para transitar de carro na PE-160 para que se tome alguma providência”.
Com informações da Assessoria


Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem