Resumo do Legislativo Santa-cruzense

Viroses, seca e suposto encerramento do curso do SESI predominam discursos em mais uma tarde de reunião.

Na tarde desta quinta-feira (03), aconteceu mais uma sessão plenária na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, os parlamentares votaram projetos que subiram ao plenário da Casa Dr. José Vieira de Araújo e também fizeram o tradicional uso da tribuna.

Como tem ocorrido em reuniões anteriores, os discursos voltados para o surto de viroses foram enfatizados, nesta ocasião os parlamentares também se mostraram preocupados com a falta de água do município.
Fotos: Bruno Muniz e Paulo Pereira
Durante a reunião, um grupo de estudantes da escola Ivone Gonçalves, onde funciona o SESI, estiveram presentes cobrando mais empenho dos vereadores para com a situação que põe em risco o termino do programa no município.

Abaixo, os principais trechos dos discursos abordados pelos vereadores de ambas as bancadas.

Helinho Aragão (PTB) aponta ano difícil para sociedade santa-cruzense


O vereador Helinho Aragão falou inicialmente sobre as obras que deverão ser benéficas para o município de Santa Cruz do Capibaribe e enfatizou que o que for bom para a cidade, ele enquanto parlamentar será a favor.
“Nós sabemos que tivemos um ano muito difícil, um ano de violência, um ano de viroses e que mesmo sendo uma cidade que cresce, não tem tido uma atenção como merece por parte do governo do estado”.
Helinho relatou ainda sobre o seu trabalho como vereador, falou ainda sobre a sua participação na Comissão de Convivência com a Seca e foi enfático ao falar sobre esse trabalho.
“Nestas reuniões que tivemos com a Compesa, nenhuma reunião serviu para nada. Essa semana, o presidente Afrânio, junto com o vereador Pipoca e o prefeito foram recebidos pelo presidente da Compesa, onde ele prometeu água do Pirangi para Santa Cruz e eu espero que seja verdade, porque Santa Cruz do Capibaribe merece muito mais”.
Vereador Carlinhos da Cohab (PSL) também bateu em problemas vividos na atualidade por Santa Cruz

Em tom de cobrança, o vereador Carlinhos da Cohab iniciou seu discurso relatando que seria bom que o povo comparecesse mais às reuniões, “para ver como agem os vereadores que, muitas vezes colocam requerimentos e eles mesmos votam contra”.
O vereador relatou que o ano de 2015 foi um ano muito difícil e de acordo com ele, já era para ter acabado.
“Pense em um ano que o povo de Santa Cruz sofreu. Tivemos um ano de seca, um ano de epidemias e muitas conversas bonitas foram levadas para a população e nada foi cumprido. Esse ano é para acabar, temos que esquecer esse ano, porque Santa Cruz entra para a história como a cidade que mais sofreu com essa virose e ainda termos que ouvir o secretário dizer que a cidade está sob controle, dói”.
Carlinhos continuou seu discurso relatando a importância de o Exército ter sido convocado para trabalhar no Combate ao mosquito Aedes Aegypti.
“As pessoas estão morrendo e ficam passando para a população que está tudo sob controle. O exército não vem para Santa Cruz do Capibaribe, porque se trazer o exército para cá, vão dizer que Carlinhos da Cohab tinha razão”.
Ações do Governo Estadual compõem discurso do vereador Dida de Nan (PSDB). Parlamentar também rebateu discurso de Carlinhos da Cohab

“Uma situação muito difícil, uma doença miserável que está assolando nossa cidade”.
Com esse alerta, Dida de Nan iniciou seu discurso relatando sobre a questão do encontro que foi feito com o governador do Estado, Paulo Câmara, assim como também dois ministros, lideranças aqui da nossa cidade e mais de 150 prefeitos da região, reunião esta que aconteceu na cidade de Gravatá.
“Eu acho engraçado o vereador Carlinhos da Cohab vir aqui e dizer que nada está sendo feito, está sendo feito sim Carlinhos. Até parece que os vereadores da oposição tem o prefeito Edson Vieira como se fosse o presidente da República. Ora, o momento é de união e foi o que vimos nessa reunião, onde todos os prefeitos que lá estavam, se mostraram preocupados e temos que agir”.
O vereador Dida de Nan finalizou seu discurso relatando sobre as dificuldades que a cidade teve que enfrentar com esse surto.
“Se fosse na época do governo de vocês, essa situação que enfrentamos hoje vocês teriam tido muito mais dificuldade. Ora, sem o surto vocês fecharam o hospital, imagine se fosse hoje?”.
Situacionista Narah Leandro (PSB) ressalta ações do Governo Municipal e comenta momento político do país


A vereadora Narah fez um discurso enfático, com base a fazer um relato do trabalho positivo que vem sendo desenvolvido pela gestão Vieira.
“Apesar das dificuldades de 2015 que o país inteiro enfrenta, não podemos esquecer de dizer que 2015 vai ser um ano inesquecível para mais de 400 famílias que receberam do prefeito Edson Vieira, a garantia do direito a moradia, através do Projeto de lei para garantir o direito social de moradia aos homens e mulheres que desde 2013 reivindicaram seu direito. 2015 foi um ano inesquecível para aqueles que moram em Santa Cruz há mais de 62 anos quando Santa Cruz tornou-se cidade e esses acreditavam que iam morrer sem ver a duplicação da PE 160. Duplicação essa que muitos nessa tribuna duvidaram mas que nos 100 primeiros dias de governo o nosso Governador Paulo Câmara, veio a nossa cidade para cumprir a promessa feita pelo nosso ex-governador Eduardo Campos a nossa terra. 2015 foi o ano da educação, no terceiro ano da gestão Edson Vieira chegamos a universalização da educação para crianças de 4 à 5 anos, e só sabe a importância dessa vaga na escola, da merenda e da água de beber a mãe que precisa dessa unidade de ensino. as mães que celebram porque em 2015 o nosso prefeito conquista junto ao MEC 4 creches para o nosso município. É através da educação de qualidade que enfrentamos a crise sem regredir, mas construindo um futuro mais sólido”.
A vereadora falou ainda sobre as dificuldades que foram enfrentadas em 2015, mas que graças a Deus está sendo superado.
“Sem sombra de duvidas 2015 é sim um ano difícil de ser politico, porque as pessoas olham pra gente e ver Eduardo Cunha, vê Dilma, é o pior período político do país, mas não nos esquivamos de nenhuma discussão de interesse social tratamos aqui nesse ano da necessidade de Transporte Publico, de Segurança e de Saúde, que diga-se de passagem o nosso prefeito e o nosso deputado Diogo Moraes, procurou o governador Paulo Câmara e ele disponibilizou 25 milhões para o enfrentamento a esse problema que todo o estado, eu acredito em homens e mulheres de bem que compõe a politica e acredito que é através da politica séria, propositiva, que vamos vencer essa crise e enfrentar 2016 unidos em busca de soluções”.
Vereador Junior Gomes (PSB) faz discurso voltado para construções de obras no município


O vereador Junior Gomes iniciou seu discurso relatando três ações que foram implementadas pelo prefeito Edson Vieira. Junior destacou ainda um requerimento de sua autoria, onde o mesmo visa a implantação da Universidade de Pernambuco nessa região.
“A primeira dessas ações é a construção da Central de Feiras. Protocolamos o requerimento logo no início da gestão de Edson e solicitamos ao prefeito que concluísse aquela obra e a partir da sensibilidade do prefeito Edson e do governador do Estado, através do FEM, nós hoje temos a felicidade de ver aquela obra tão importante sendo finalizada”.
O vereador continuou seu discurso relatando mais ações que estão sendo desenvolvidas através de projetos e requerimentos de sua autoria.
“Outra ação foi a questão da doação do terreno para construção da sede própria do SENAI. Lembro que tivemos várias audiências e ontem, passando por aquela localidade, tivemos a alegria de ver o início da construção da sede própria do SENAI”.
Junior finalizou seu discurso destacando o início das obras da Praça dos Paraibanos, em reconhecimento pelo trabalho dos paraibanos e paraibanas que tanto contribuem com o seu trabalho para Santa Cruz do Capibaribe.

Presidente Afrânio Marques (PDT) se diz preocupado com futuro do abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe

“Populismo é uma palavra que significa jogar para a torcida, mas que não resolve o problema da população”.
Com esse discurso, o vereador Afrânio Marques iniciou seu discurso, com foco em crítica na forma como alguns vereadores da oposição atuam.
“Nós vemos um populismo barato, mas temos seguido uma linha de fazer e não jogar para a plateia. Como por exemplo, quando o pessoal do MTST nos trouxe o projeto, nós prontamente fomos ao encontro do prefeito Edson, ele que muito sensível deu seu aval para podermos trabalhar em conjunto, buscando atuar para melhorar a vida dessas famílias”.
Afrânio continuou seu discurso falando sobre a questão da seca e alertando para os problemas que a população deverá enfrentar.
“Essa reunião que tivemos com o presidente da Compesa, reunião esta que foi solicitada pelo prefeito Edson e pelo Deputado Diogo e o presidente da Compesa nos trouxe um relatório sobre o abastecimento de Jucazinho e nos relatou que depois que acabar a água de lá, o local mais próximo para se buscar água é do Prata”.
Ronaldo Pacas (PSDC) crítica discursos da bancada oposicionista


O vereador Ronaldo Pacas com seu discurso enfático falou sobre o trabalho que o Hospital Municipal, através da Secretaria de Saúde, tem feito para atender a população
“Muito se questiona o porquê de o prefeito não decretar estado de emergência ou pedir apoio do exército para ajudar no combate a esta epidemia. Ora, não se buscou, porque desde o início, o prefeito tem atuado de forma contínua para combater essa epidemia. É preciso que se fale, que se mostre esse trabalho. Chega de falácias e os vereadores de oposição, se tivessem o cuidado em ir observar o trabalho desenvolvido, saberiam o que está sendo feito, mas já que eles não vão, a gente mostra, como por exemplo, Ernesto, ontem o hospital trabalhou com 4 médicos e eu lhe disse isso”.
Ronaldo Pacas continuou seu discurso relatando sobre alguns projetos de sua autoria que tem beneficiado diretamente as pessoas de Santa Cruz do Capibaribe.

Zé Minhoca (PSDB) pauta seus discurso em ações para o combate epidemiológico ao Zika Vírus


Inicialmente, o vereador Zé Minhoca falou sobre uma reunião a qual participou na Câmara Municipal de Toritama.
“Eu tive a oportunidade de ver uma aula de cidadania do nobre vereador Hilário Paulo. Ele, com toda sua propriedade disse que a gente recebe compradores em nossa cidade toda semana e devido essa crise hídrica, podemos até perder o cliente. Porque, se o cliente vier e o banheiro do Moda Center não estiver limpo, ele não vem mais”.
Zé Minhoca alertou para a questão do aumento da Microcefalia, onde relatou que as pessoas precisam aprender a não ficar só atacando o governo federal ou os governos estadual e municipal para o problema.
“Nós temos que aprender a combater esse mosquito, porque eu desafio aqui, alguém nunca ter tido ninguém que tenha tido essa triste doença em sua família”.
O vereador finalizou seu discurso criticando o vereador Ernesto Maia, pelo mesmo em um discurso anterior ter atribuído ao prefeito Edson, o surto de zika que tem assolado Santa Cruz do Capibaribe.
“Sugiro que você, nobre vereador, ao encontrar Edson por aí, peça desculpas a ele, pois esse surto não é de Santa Cruz, mas em todo Estado de Pernambuco e no Brasil”.
Fernando Aragão (sp) retoma duras críticas contra atual gestão


O vereador Fernando Aragão iniciou seu discurso relatando sobre a questão do Projeto que será votado em prol do MTST, a fim de que essas famílias possam ter sua casa própria.
“O que eu observo é que o prefeito Edson Vieira empurrou vocês para Câmara de Vereadores, porque se ele, com os problemas de Segurança, problema da KMC, epidemia de zika fosse ficar com vocês na cola dele, eu vejo que ele quis mesmo foi se livrar de vocês e logo jogou o projeto aqui para Câmara”.
Fernando Aragão fez um breve relato sobre os problemas que a população de Santa Cruz vem enfrentando.
“Essa epidemia que assola nossa cidade, isso é um problema que já precisava a tempo ter sido buscado uma ação concreta para o enfrentamento desse mosquito”.
O vereador falou ainda sobre a questão da água, onde o mesmo se mostrou indignado em fazer parte de uma Comissão de Convivência com a Seca e não ter sido chamado para participar da reunião que aconteceu com o presidente da Compesa.
“Aí fica dizendo que a comissão foi participar. A Comissão não, pois infelizmente não fomos convidados. Aí, fica falando que a oposição não faz nada. Vocês têm que entender que nós somos oposição partidária, mas não somos oposição a Santa Cruz, nós queremos o bem de Santa Cruz do Capibaribe e aí, quando vocês dizem que não fazemos nada não é verdade, porque quando nos chamam para participar a gente vai e cobra e briga pelo bem para nossa cidade”.
Jovem vereador Klemerson Pipoca (PSDB) entra novamente em defesa do seu grupo político


Com seu discurso forte e sempre enfático, o vereador Pipoca fez um relato sobre o problema da epidemia que a nossa população está sofrendo.

Pipoca enfatizou alguns projetos de sua autoria e criticou alguns vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, como o vereador Carlinhos da Cohab, que segundo Pipoca, só vai a Tribuna para falar, criticar e jogar para a população, enquanto não apresenta sequer um projeto que beneficie a vida das pessoas.

Pipoca continuou seu discurso relatando sobre a sua participação da reunião com o presidente da Compesa.
“Quando eu vou a uma reunião desse tipo, quando somos convidados para ir e eu vou como presidente da Comissão e o presidente da Câmara vai, eu entendo que ele representa a todos os vereadores. E quando vou a uma reunião dessa, eu não tenho medo de cobrar nada a quem quer que seja não”.
O vereador finalizou seu discurso dando ênfase aos seus projetos de Lei, onde o mesmo destacou alguns dos mais importantes que irão beneficiar diretamente a vida das pessoas em Santa Cruz do Capibaribe.
“A gente vem mostrando a população que mesmo diante de todos os problemas que estamos enfrentando nós temos apresentado projetos que vão impactar de forma positiva na vida das pessoas”.
Luciano Bezerra (PR) faz discurso teórico sobre situação do país, entre crise econômica e política


No início de sua fala o Vereador Luciano Bezerra falou da crise econômica e institucional que o país está vivenciando, uma crise que culminou com o pedido e aceitação da câmara o processamento de impechament da Presidente Dilma.

Explicou que a crise financeira se irradiou sobre estados e municípios, e cidades como Santa Cruz do Capibaribe sofrem por ter mais de 70% dos recursos dependentes dos governos estadual e federal.

Na sequência, o Vereador Luciano Bezerra destacou uma série de ações feitas pela administração municipal durante o ano, inclusive a concessão de direito real de uso de solo para associação do movimento dos trabalhadores sem teto, com essa concessão, será possível a construção de mais de 400 casas.

Deomedes Brito (PT) também responsabilizou Governo Municipal pelo avanço na epidemia de viroses


O vereador Deomedes usou a tribuna e apresentou um discurso voltado para mostrar ao grupo do MTST, onde o mesmo disse que este grupo lutou e que hoje está vendo a Câmara votar o projeto da doação dos terrenos para beneficiar as famílias do MTST.

Deomedes aproveitou ainda para falar sobre o problema da falta de pagamentos do pessoal da empresa Vialim.
“Eu faço um apelo ao vereador Luciano Bezerra, homem forte do governo, que ele veja para a prefeitura pagar os trabalhadores da Vialim. Vocês dizem que a gente da oposição não faz nada, não fazemos Pipoca, porque vocês não convidam a gente para trabalharmos juntos em prol do bem de Santa Cruz do Capibaribe”.
Em seguida, Deomedes falou sobre a questão do Zika Vírus e criticou pelo fato de a prefeitura não está acompanhado com exames essa doença.
“O prefeito até agora, infelizmente não fez seque os exames para saber o que é essa doença, se é zika, chikungunya e fica só aplicando injeção nas pessoas e morrendo”.
O vereador finalizou seu discurso falando que o projeto da doação dos terrenos para o MTST é uma importante conquista de todos os trabalhadores sem teto da cidade.

Vereador Ernesto Maia (PSL) fala sobre o caso SESI


O vereador Ernesto Maia iniciou seu discurso falando sobre suas ações e relatando que foi um dos vereadores que mais apresentou projetos de lei nessa legislatura. Ernesto aproveitou para falar sobre a questão do SESI, onde o mesmo relatou que o Projeto do SESI foi desenvolvido ainda no governo de José Augusto Maia.
“As informações que circularam ontem sobre o SESI deixou todo mundo preocupado. Hoje os alunos estiveram no gabinete do prefeito Edson e ele garantiu que iria continuar. E espero que continue porque os alunos e a sociedade vai protestar”.
Ernesto continuou seu discurso lendo um trecho do Jornal do Comércio, onde demonstra que Santa Cruz do Capibaribe não terá ajuda do exército.
“Hoje saiu no Jornal do Comércio uma matéria que lista os municípios prioritários no combate a Dengue, e mesmo diante de tudo que estamos passando, Santa Cruz do Capibaribe não aparece nessa lista. Não se foi alguém que disse que não queria o exército, mas o fato é que o exército virá para Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Taquaritinga do Norte. Aí o vereador Ronaldo Pacas se nós estamos nessa situação, é porque não houve prevenção e que não fez a prevenção foi o governo Edson Vieira. O que nós percebemos é que essas pessoas que vem morrendo em nossa cidade, nós não podemos afirmar que morreram da Zika, mas essas pessoas tiveram a virose. Aí, a gente ver o secretário de saúde da nossa cidade dizer que essa epidemia está controlada e que não tivemos nenhuma morte em decorrência dessa epidemia”.
Zé Elias (PTB) se diz preocupado com crise epidemiológica e ressalta ações na Vila de Poço Fundo


O vereador Zé Elias fez um discurso voltado a apresentar suas ações enquanto parlamentar e cobrar por mais ações por parte do Poder Público Municipal, no sentido de beneficiar a população da cidade e da zona rural. Em seguida, zé Elias falou sobre a epidemia de zika que a cidade está enfrentando.
"É muito preocupante essa situação que estamos passando, com a seca, com essa Zika. Uns elogiam, outros criticam, mas está na hora de todos se abraçar e lutar pelo povo de Santa Cruz do Capibaribe".
O vereador destacou que está acompanhando ações na comunidade do Jaçanã e Poço Fundo e finalizou seu discurso parabenizando ao pessoal do MTST pelo projeto apresentado e que vai possibilitar moradia própria para essas famílias.

Zezin Buxin (PSDB) encerrou tarde de discursos abordando a principal pauta do dia, crise causada pelo mosquito Aedes aegypti



Com seu discurso detalhista e voltado a informar a população, o vereador Zezin Buxin trouxe mais uma vez os informes do Ministério da Saúde relativo ao vírus zíka, que o mosquito transmissor, Aedes aegypti, está dentro das nossas casas. 
“Lembro que quando em um dos meus discursos eu falei isso aqui, disseram que eu estava jogando a culpa para a população. Minha gente, eu não joguei culpa em ninguém, mas a responsabilidade é de todos nós. E se tem alguém aqui que pode falar sobre essa danada dessa zika, esse alguém sou eu que estou com essa virose aqui”.
Zezin finalizou seu discurso parabenizando ao líder do Movimento sem Teto, Joabe, onde o mesmo foi buscar conhecimento e elaborou um projeto para ser entregue ao prefeito Edson, que sempre esteve atento a essa questão.
“Dizer que o prefeito mandou o projeto para se ver livre de vocês, Fernando Aragão, ou não pensou no que ia dizer ou está subestimando a inteligência de vocês. Ora, o prefeito se sensibilizou com o projeto de vocês que nos enviou o projeto em regime de urgência para votarmos o projeto”.
Com informações da Assessoria 

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem