Junior Gomes (PSB)
O vereador Junior iniciou seu discurso falando sobre o encontro que teve com os demais vereadores da Frente Parlamentar, onde o mesmo fez um relato da sua participação com vários prefeitos do Estado, na AMUPE, inclusive com a presença de alguns deputados federais e o governador Paulo Câmara.
“Nesse encontro nós pudemos observar que a falta do repasse do governo federal, o que tem preocupado todos os prefeitos. Porque de todo imposto que o governo federal recebe, apenas 18% vem para os municípios. E um dos pedidos da AMUPE nessa carta que foi entregue ao governador Paulo Câmara é que esse repasse seja distribuído de forma justa entre os municípios, porque só assim é que os prefeitos poderão trabalhar de forma mais tranquila em seus municípios”.
Junior Gomes enfatizou ainda que é preciso que o governo federal tenha consciência desse problema, para que os prefeitos possam trabalhar com mais recursos. O vereador finalizou seu discurso falando sobre o anúncio do Plano de Ações para a Secretaria de Defesa Social, que foi desmembrada da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Afrânio Marques (PDT)
Com seu discurso sempre voltado para o bem estar da população, o vereador Afrânio Marques destacou a questão do Pacto Federativo, onde o mesmo apresentou o percentual que é recebido pelo Brasil e a forma como esses impostos têm sido distribuídos.
“O que vemos é uma distribuição as avessas. Se você observar, quem é mais cobrado pelas obras, são exatamente os municípios. E o que percebemos é que os 60% fica para a união, enquanto apenas os 18% vem para os municípios, justamente o local onde se apresentam os problemas da população”.
Afrânio relatou ainda a questão da dengue que tem assolado a população.
“Antes a gente só tinha a dengue, hoje esse mesmo mosquito transmite a chikungunya e o vírus da zica. Nós teremos uma reunião com o secretário de saúde do município, vamos cobrar e colaborar para melhorias no tratamento das pessoas, mas que a população tenha ciência da sua responsabilidade para não deixar caixas de água aberta e que todos façam a sua parte”.
O vereador finalizou o seu discurso parabenizando o prefeito Edson Vieira e desejou sucesso ao major Sena e ao Sargento Junior da Rocam.
Carlinhos da Cohab (PSL)
Fazendo um requerimento verbal para que a prefeitura atenda a questão da iluminação pública para a comunidade de Malhada do Meio, o vereador Carlinhos da Cohab iniciou seu discurso e enfatizou sobre seu primeiro discurso nessa legislatura.
“Se vocês procurarem nos áudios dessa Casa, o meu primeiro discurso nessa tribuna foi sobre a questão do combate a dengue, onde fiz um apelo para que o prefeito não demitisse quem estivesse dando certo e me lembro que o vereador Ernesto Maia denunciou aqui nessa Tribuna, onde ele trouxe uma lista dos vereadores indicando nomes para serem contratados como agentes de endemias”.
Carlinhos enfatizou a importância de os vereadores ir para as ruas para sentir como a população está sofrendo e trabalhar junto as pessoas para conscientizar a todos na questão do combate a dengue. O vereador finalizou seu discurso falando sobre a superlotação dos hospitais e sugeriu que se fizesse uma campanha para que as pessoas fossem atendidas em seus próprios bairros nos PSFs.
Zé Minhoca (PSDB)
Desejando sorte e sucesso ao Major Sena e ao Sargento Junior da Rocam, o vereador Zé Minhoca deu início ao seu discurso e enfatizando o bom trabalho que esses profissionais da Polícia Militar tem feito em Santa Cruz do Capibaribe, e que certamente farão um bom trabalho a frente da Secretaria de Defesa Social.
Zé Minhoca enfatizou sua próxima ida a Brasília, onde o mesmo já antecipou que na próxima segunda-feira (16), irá exigir dos deputados que tiveram votos na cidade, a fim de que os mesmos aprovem a volta da CPMF.
“Eu mesmo era contra a esse imposto, mas a realidade é que os prefeitos estão sofrendo com o baixíssimo percentual do repasse por parte do governo federal e isso tem dificultado o trabalho nas cidades. Eu tenho um amigo da Polícia Federal, que é prefeito no interior do Piauí e o mesmo me relatou que tem tido grandes dificuldades, inclusive pensando até em entregar o cargo, porque a sua prefeitura não tem tido dinheiro para manter os trabalhos na cidade”.
O vereador finalizou seu discurso externando sua preocupação com a baixa também com relação ao FPM, que foi designado pouco mais de 200 mil reais para Santa Cruz do Capibaribe.
Dida de Nan (PSDB)
O vereador Dida de Nan inicialmente falou do início das obras da operação tapa buracos, onde de acordo com ele, o vereador Zé Elias e ele foram responsáveis pela cobrança para que a obra pudesse ter início. Em seguida o parlamentar falou sobre a obra da quadra da Vila de Poço Fundo.
Dida relembrou da entrevista a qual foi concedida a um programa da cidade, onde o mesmo enfatizou o trabalho que o mesmo tem desenvolvido enquanto vereador de Santa Cruz do Capibaribe, sobretudo como representante da Vila de Poço Fundo.
“A instalação de antenas para telefonia para a vila de Poço Fundo, abastecimento de água para Poço Fundo, portanto, eu tenho um trabalho prestado e tenho responsabilidade ao que me propus enquanto vereador representante do povo”.
Dida concluiu seu discurso criticando o vereador Carlinhos da Cohab pela sua postura de atuar com relação a algumas atitudes.
“O que mais preocupa em Santa Cruz do Capibaribe é a dengue, chikungunya e o vírus da zica, mas é muito melhor trabalhar para combater essa epidemia do que com certas pessoas”.
Ernesto Maia (PSL)
Com um discurso enfático e esclarecedor sobre a questão do problema que a região agreste tem enfrentado com relação a segurança.
“Eu acredito muito no trabalho do major Sena e do sargento Junior, mas é preciso que o governo dê condições para que eles possam trabalhar”.
O vereador fez um levantamento dos homicídios que tem acontecido em Santa Cruz do Capibaribe, Ernesto trouxe dados alarmantes da cidade, apresentando o número de homicídios desde o ano de 2013.
“Edson Vieira pegou a cidade com os índices de violência deixada pelo governo de Toinho do Pará alta e aumentou ainda mais. Porque este ano, por exemplo, já se matou 40 pessoas em nossa cidade. Lembro que eu alertei ao prefeito Edson Vieira quando ele tomou para si a responsabilidade de demitir o pessoal que estava dando certo no que diz respeito ao controle de endemias, fomos criticados, inclusive correligionários do prefeito dizendo que eu defendia porque eram cabos eleitorais meus e hoje nós vemos o problema aumentar”.
Zé Elias (PTB)
O vereador Zé Elias falou inicialmente dos requerimentos seus que têm sido atendidos pelo prefeito Edson Vieira e falou sobre algumas questões que a comunidade do Jaçanã. Zé Elias alertou para um lixão que está sendo formado na PE-160, depois do Moda Center.
“Eu faço um apelo para a secretaria de serviços públicos fiscalizar lá e também fazer um apelo à população para que não jogue lixo naquela localidade”.
Zé Elias falou ainda da importância da operação tapa buracos entre Santa Cruz e Poço Fundo e relatou algumas das suas ações para os bairros mais carentes da cidade.
“Eu queria dizer ao pessoal da Rua Alfredo Alves, que o calçamento daquela rua foi concluído ontem, e faltou apenas três caixas de saneamento e quero dizer que isso será feito até o fim dessa semana”.
Ronaldo Pacas (PSDC)
Prestando contas do seu trabalho e enaltecendo as ações da administração municipal, o vereador Ronaldo Pacas, falou sobre toda a questão da saúde pública que os vereadores de oposição insiste em denunciar, em falar mal da superlotação no Hospital Municipal.
“Hoje em dia todo mundo se diz radialista, comenta isso e aquilo, sem muitas vezes saber o que diz. E aí os nobres companheiros Ernesto e Carlinhos, por falta de pauta no programa deles aos sábado, falam o que não devem. Ora, se o hospital está lotado é porque está havendo os atendimentos necessários que a população espera”.
Ronaldo finalizou seu discurso fazendo um convite à toda população para participar do dia D no Novembro Azul, projeto de sua autoria que tem prestado um relevante serviço para as pessoas da cidade, onde poderão ter diversos serviços oferecidos na Câmara de Vereadores das 8 às 12, nesta sexta-feira (13).
Fernando Aragão
Com seu discurso sempre voltado para analisar as questões da administração pública municipal, o vereador Fernando Aragão, trouxe a Tribuna da Câmara de Vereadores uma análise sobre a questão dos repasses de dinheiro público que a União tem repassado um percentual muito baixo.
“Isso é uma realidade, mas é preciso dizer a população que a contrapartida é necessária por parte das prefeituras, a fim de que tais recursos, mesmo sendo pouco, possam vir para os municípios”.
Fernando explicou ainda sobre os percentuais que são repassados para as cidades e enfatizou a dificuldade que os prefeitos enfrentam para fazer uma boa administração e criticou a falta de contrapartida por parte das prefeituras.
“A grande verdade é que entra prefeito, sai prefeito, e aumentam-se os alugueis de imóveis. É preciso que se diga, e aí, senhor presidente, eu fiz um requerimento nesta Casa para que me fosse repassado o número de contratos para que a gente possa analisar o montante de imóveis alugados, porque na Avenida Padre Zuzinha tem um imóvel alugado sendo reformado, mais de um ano já, para depois que finalizar a obra, mudar a prefeitura para lá e aí, se possa fazer a reforma do prédio onde funciona a prefeitura”.
Galego de Mourinha (PTB)
“Na verdade, a crise existe, mas o que a gente percebe é alguns prefeitos tentando se aproveitar dessa crise para se isentar de sua responsabilidade”, com essa crítica, o vereador Galego de Mourinha deu início ao seu discurso e criticou a forma como tem sido gerido o dinheiro público.
“Eu nunca vi, durante toda minha vida, a prefeitura gastar tanto com alugueis na Vila do Pará, e nessa gestão eu tenho visto. São coisas que a gente cobra nessa tribuna e que não se tem resposta”.
Galego de Mourinha falou ainda sobre as suas cobranças, através de requerimentos, para que a oposição tenha acesso aos contratos de locações de carros e imóveis.
“A gente não pode admitir que um carro que custa 90 mil reais, se pague 10 mil reais pelo aluguel desse carro, porque com esse recurso, em 9 meses se paga esse carro”.
O vereador finalizou seu discurso enaltecendo e elogiando a mudança que o prefeito fez na Secretaria de Defesa Social, com a contratação do Major Sena e do Sargento Junior da Rocam.
“Tenho certeza que será feito um ótimo trabalho na segurança de Santa Cruz do Capibaribe. É preciso que se lembre que essa secretaria terá a ajuda na questão da instalação das Câmeras de monitoramento, fruto das emendas do ex-deputado José Augusto Maia”.
Deomedes Brito (PT)
O vereador Deomedes Brito falou inicialmente sobre a sua visão acerca da forma como tem sido realizadas as eleições no Brasil.
“Eu acho que deveria acontecer duas mudanças nesse formato de eleição. Ter a eleição para cargos executivos e para legislativos, ou seja, uma eleição para eleger os prefeitos, governadores e o presidente e outra eleição para eleger vereadores, deputados estaduais e federais e senadores”.
O parlamentar continuou seu discurso falando sobre o surto de dengue chikungunya e zica.
“Temos enfrentado esse surto e não podemos falar nada, mas vamos continuar falando sim. Porque, com isso fica doente boca preta, taboquinha, e eu aproveito para fazer um apelo ao presidente, porque se o hospital está lotado, é preciso que se dê condições para que esses atendimentos sejam mais humanizados, sem precisar o povo ficar sem ter água pra beber, deitado no chão e tantas outras coisas”.
Narah Leandro (PSB)
Inicialmente a vereadora Narah Leandro, parabenizou a secretária de inclusão Social Alessandra Vieira e a coordenadoria da mulher pelo lançamento hoje do SIM - Sistema de Informação da Mulher, uma ação pioneira no estado, e vai disponibilizar em tempo real as informações referentes aos atendimentos das mulheres em situação de risco.
“Essa ferramenta visa integrar todos os agentes que compõem a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e proporcionar um atendimento ainda mais eficaz a essa mulher. Interessante frisar que violência não é só física e sim psicológica, verbal, denegrir a imagem e a moral das mulheres é violência, é crime e precisa ser radicalmente combatido essa atitude medíocre de homens que não respeitam as mulheres”.
Narah continuou seu discurso, destacando o trabalho do gestor Edson Vieira em desmembrar a secretaria de Defesa Social da Secretaria de Mobilidade Urbana.
“Por isso hoje quero aqui destacar essa ação da secretaria e reforçar o que disse lá, contem com essa vereadora nesse enfrentamento sigo com a gestão do prefeito Edson Vieira com respeito às mulheres avançando no enfrentamento à violência. Major Sena e Junior da Rocam que foram cedidos pelo governo do Estado a pedido do nosso prefeito Edson, para prestar esse relevante serviço em nosso município. Como bem disse o Major Sena ontem, nem ele nem Junior da rocam tem uma mágica para transformar da noite para o dia a realidade da nossa cidade. Mas não posso falar em segurança sem repetir caros vereadores, que só teremos uma sociedade mais segura quando o investimento na infância forem mais significativos, quando de fato poder garantir a atenção a formação das crianças e jovens".
| Informações da Assessoria |

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.