Resumo do Legislativo Santa-cruzense

Com novidade na transmissão, vereadores protagonizam reunião bastante movimentada

Na tarde desta quinta-feira (05), o plenário da Casa Dr. José Vieira de Araújo possibilitou a realização de mais uma reunião plenária, onde na ocasião os vereadores discutiram projetos e também fizeram o tradicional uso da tribuna.

Como é de praxe, algumas polêmicas voltaram à tomar parte dos discursos dos vereadores, estes que caracterizam uma reunião bastante movimentada.

A reunião desta quinta contou com uma novidade, os servidores da Casa realizaram o desenvolvimento de um link que irá possibilitar as transmissões das reuniões da Câmara sem custo para o Poder Público. Anteriormente, era paga uma taxa de R$ 500,00 para uma equipe inteira de filmagens que ficava à cargo desta função, agora, com o próprio equipamento do prédio público será possível realizar transmissões de vídeo ao vivo.

Confira abaixo, alguns trechos separados dos discursos de cada vereador que usou a tribuna na tarde de hoje.

Oposicionista Ernesto Maia crítica contratações feitas pela Prefeitura Municipal
Fotos: Bruno Muniz (Arquivo)
O vereador Ernesto Maia iniciou seu discurso falando sobre a questão das contratações na administração pública de Santa Cruz do Capibaribe. Além da crítica que fez a gestão municipal, dentro dos mais diversos assuntos.
“A cidade está sem controle, porque, como eu digo sempre, medidas que são mais baratos, que são as medidas preventivas, não foram tomadas pela prefeitura e hoje a população inteira paga pelos erros do prefeito Edson Vieira”.
Ernesto finalizou seu discurso relatando sobre o site lançado pelo TCE “Tome Contas”, onde são lançadas as contas da administração pública em todo Estado.
“Neste site, tem uma prestação de contas da prefeitura daqui de Santa Cruz do Capibaribe, onde existe uma licitação, para contratação de serviços advocatícios para defesa de questões trabalhistas. Eu quero dizer que a prefeitura se compromete em pagar 20% dos valores recuperados, mesmo sabendo que hoje tem uma recomendação do TCE, que não se contrate profissionais desse escritório”.
Ronaldo Pacas defende Hospital Municipal, ressaltando número de atendimentos


Com seu discurso voltado para explicar algumas questões acerca da saúde pública em Santa Cruz do Capibaribe, o vereador Ronaldo Pacas, iniciou o uso da Tribuna, trazendo dados oficiais dos atendimentos médicos no hospital municipal da cidade.
“Na semana passada foram atendidas mais de 700 pessoas em apenas a um dia. Se tivesse que pagar por cada um desses pacientes atendidos, seria um valor alto e é bom que se diga que estava fora dos planos e inclusive foram atendidas pela mesma equipe que lá está hoje”.
Ronaldo continuou seu discurso lamentando a forma como a oposição trata os avanços da administração pública em Santa Cruz do Capibaribe e relatou que a prefeitura está dando toda assistência possível, mesmo com toda dificuldade dos repasses do governo federal.
“São esses avanços que a gente precisa reconhecer, como por exemplo, esses dados que eu trouxe na saúde e a questão da infraestrutura que a gestão municipal está ampliando no Bairro do Oscarzão”.
O vereador finalizou seu discurso se solidarizando a vereador Narah Leandro, pela forma como a mesma foi tratada por algumas pessoas da oposição na última semana.

Presidente Afrânio ressalta ações do Governo na área da Saúde


O vereador Afrânio Marques fez um discurso voltado para apresentar os dados que a gestão municipal vem desenvolvendo na área da saúde.

Afrânio apresentou dados sobre os atendimentos, onde o mesmo frisou a questão da falta de repasses por parte do Governo Federal, como exemplo, a questão, dos larvicidas para o controle de vetores da dengue e outras doenças. O vereador falou sobre a questão da educação, como forma de ajudar na prevenção do mosquito e, consequentemente, a questão de melhorias na saúde pública de Santa Cruz do Capibaribe.
“Se tivéssemos um nível de educação mais elevado, certamente, não teríamos tantos problemas de saúde. Porque, se tivermos pessoas que tivessem consciência que uma cisterna aberta, uma garrafa, pneus, enfim, que se vem se tornando questão de saúde pública, nós temos que ter cuidado dentro da nossa casa, porque a questão de prevenção passa pela questão da educação”.
Afrânio falou também sobre a questão dos escritórios de advocacia levantada pelo vereador Ernesto Maia, onde o mesmo defendeu a administração pública, que ao contratar o escritório de advocacia.
“Todo mundo sabe que é lei os 20% dos honorários advocatícios para os profissionais advogados. É lógico que se o profissional trabalhou, ele tem que receber mesmo pelo seu trabalho”.
O vereador finalizou seu discurso relatando sobre o projeto “Ler: uma atitude inteligente”, onde o mesmo relatou que foi criada uma página virtual para estimular a população a ler mais.

Helinho Aragão cobra mais intensidade em ações da Compesa


Em mais um discurso voltado para o problema do abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe, onde o mesmo relatou sobre as soluções paliativas que a Compesa tem tentado para a cidade.
“A Compesa só pode estar brincando com a população da nossa cidade. Nós chegamos ao limite, pois não temos água aqui próximo a Santa Cruz. Para os senhores terem uma ideia, sabe aonde os caminhões pipas estão indo abastecer, na cidade de Cupira”.
Helinho relatou sobre as dificuldades dos pipeiros. “Esses pipeiros não querem mais ir para a cidade de Cupira. Amanhã, dia 6 desse mês, a Compesa anunciou que fará um bombeamento do volume morto da Barragem de Jucazinho. Só Deus sabe, depois que essa água acabar o que será feito com o abastecimento de água para nossa cidade”.
O vereador Helinho Aragão, finalizou seu discurso fazendo um apelo a todos os vereadores da cidade, com ênfase aos vereadores que compõem a Comissão de Convivência com a Seca, que sejam tomas medidas, como por exemplo, parar de cobrar a taxa de água para a população de Santa Cruz do Capibaribe.

Narah Leandro ressalta projetos sociais e crítica postura oposicionista


Inicialmente, a vereadora Narah Leandro, falou sobre a volta do Projeto Zumba nos Bairros.
“Quero hoje com alegria agradecer as mais de 500 mulheres que lotaram a academia das cidades da COHAB para prestigiar o retorno do projeto zumba nos Bairros. Como eu disse na semana passada reforço a importância desse projeto para garantir a saúde o entretenimento e sobre tudo o direito ao lazer das mulheres santa-cruzenses.''
“Esse projeto não substitui os outros nem as demais necessidades da nossa comunidade. as nossas demandas são muitas. lutamos por mais segurança, mais saúde, mais desenvolvimento sustentável e sobre tudo mais educação e é exatamente sobre Educação que quero tratar nessa tarde. Porque As políticas públicas das quais luto nessa Casa precisam priorizar o combate às desigualdades sociais e um grande passo é promover a educação de qualidade dessa forma a cidade avança, investimentos concretos na educação é vital para a conquista o desenvolvimento que queremos e ontem o Secretário de Educação Joselito Pedro, já anunciou nessa casa que através de um esforço e compromisso do nosso prefeito e da equipe da secretaria de educação que Santa Cruz do Capibaribe conseguiu nessa gestão universalizar a pré-escola 100% as nossas crianças de 4 à 5 anos estão na pré-escola, através da garantia de vagas nos centros de educação infantil implantados na gestão Edson Vieira estamos consolidando essa etapa e avançando nas demais metas”.
A vereadora enfatizou ainda a questão do trabalho social que tem sido feito, inicialmente pela sua mãe, a senhora Joselma Bezerra. 
“Como toda Santa Cruz conhece a minha história começou na creche Cleóstenes Pacas, fundada pela minha mãe Joselma e que há 16 anos atende as crianças de forma gratuita, e por saber a importância desse trabalho sempre defendi no exercício do meu mandato mais creches para o nosso município. Através da creche além de garantir o atendimento a nossas crianças, promovemos a autonomia das mulheres mães e a sua independência financeira através da sua participação no mercado de trabalho o plano municipal de educação em consonância com o plano Nacional prevê a construção de 10 creches num prazo de 10 anos. Pois bem senhor presidente, o nosso prefeito conseguiu junto a equipe da secretaria de Educação a aprovação de 3 creches e já estão aguardando a aprovação da 4. Pois através das creche além de garantir o atendimento a nossas crianças, promovemos a autonomia das mulheres mães e a sua independência financeira através da sua participação no mercado de trabalho o plano municipal de educação em consonância com o plano Nacional prevê a construção de 10 creches num prazo de 10 anos”.
Galego de Mourinha fala sobre onda de violência que atingiu Santa Cruz do Capibaribe


O vereador Galego de Mourinha iniciou seu discurso parabenizando o vereador Helinho Aragão, pelo discurso que o mesmo fez em prol das melhorias no abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe.
“É lamentável a gente saber que tem famílias que moram em Santa Cruz do Capibaribe estão voltando para sua terra natal”.
Galego de Mourinha continuou seu discurso relatando que as dificuldades são inúmeras, não apenas quanto a falta de água, mas enfatizou ainda a questão da violência em Santa Cruz do Capibaribe, onde de acordo com o parlamentar, este é outro fator que faz com que as pessoas deixem a cidade e voltem para suas terras.

Neste momento, Galego concedeu um aparte ao vereador Junior Gomes, onde o mesmo discordou do vereador Galego, e relatou que a questão da falta de água ocorre em todas as cidades do Nordeste e até do Sul do Brasil.

Após acidente com vítima fatal, Zé Elias retoma cobranças de adequação em vias públicas



O vereador Zé Elias começou seu discurso se solidarizando com a família da senhora Jandira, que faleceu em decorrência de um acidente e também a família do senhor Oscarzão. Zé Elias relatou sobre a questão dos problemas de infraestrutura, onde o mesmo fez inúmeras cobranças, como exemplo, a questão das faixas de pedestre.
“Eu volto a cobrar a pintura dessas faixas, porque isso significa segurança para as pessoas”.
O vereador falou de obras importantes para outros bairros e cobrou ao presidente da Comissão de Convivência com a Seca, vereador Pipoca, para que ele, através da comissão, para fazer melhorias para o Poço artesiano do Mercado Público Municipal.

Zé Elias finalizou seu discurso parabenizando as entidades representativas de Santa Cruz do Capibaribe, onde as mesmas arrecadaram mais de 12 mil assinaturas para ser entregue ao Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, cobrando melhorias na segurança da cidade, além de convocar a população para ir fazer o recadastramento biométrico.


Carlinhos da Cohab faz duras críticas a Secretaria de Saúde a rebate discursos dos situacionistas


O vereador Carlinhos da Cohab, como sempre, seu discurso foi voltado para trazer a público a forma como os vereadores da situação defendem o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe.
“Senhor presidente, ouvir o vereador Ronaldo Pacas vir a esta tribuna defender o prefeito e dizer que foram atendidas mais de 700 pessoas e que se fizesse uma conta veria que a prefeitura está investindo. Ora, essa conta é fácil, porque cada atendimento custa apenas 3 reais por pessoa”.
Carlinhos da Cohab falou também sobre a questão da limpeza do açude de Poço Fundo, onde de acordo com o parlamentar, o cidadão Natálio Arruda, conseguiu junto ao DENOCS, a limpeza da Barragem de Poço Fundo.

O vereador finalizou seu discurso fazendo críticas ao deputado Diogo Moraes, onde segundo ele, a situação só sabe maquiar.
“O deputado Diogo Moraes coloca todo dia o cresce Pernambuco, aí se ver que o deputado conseguiu algumas caixas de água para Santa Cruz. Isso já está ficando feio. Aí, eles só sabem dizer que o vereador Carlinhos só sabe gritar. Ainda bem que o meu grito está chegando longe, porque através das minhas cobranças algumas coisas estão acontecendo para o bem do povo de Santa Cruz do Capibaribe”.
Dida de Nan rebate discurso de Carlinhos da Cohab


O vereador Dida de Nan fez um discurso rebatendo denúncias do vereador Carlinhos da Cohab.
“Faz três anos que venho nessa luta aqui, com esse cidadão tentando me atrapalhar aqui. Ele veio acusar Val de Poço Fundo aqui, um dia o senhor pode se dar mal. Não vale nem a pena se trocando por pessoas dessa qualidade. A falta d’água esta em todo país, talvez seja um castigo de Jesus para essas pessoas que acham que podem tudo, e que pensam que porque tem dinheiro podem passar por cima dos outros”.
Dida falou ainda sobre a obra da PE-160, enaltecendo o trabalho de Diogo Moraes e do prefeito Edson Vieira.
“Fale da PE-160, que Diogo Moraes junto ao prefeito conseguiu trazer para contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. Falem agora do deputado Diogo, agora vocês se calaram”.
Dida finalizou seu discurso falando sobre o trabalho que tem sido feito com o esporte amador, sobretudo, das Zona Rural, que segundo ele, tem sido um trabalho muito bom para o esporte de Santa Cruz do Capibaribe.
“Quero destacar aqui a final de mais um campeonato. Essa é uma gestão que trabalha, são muitas e muitas coisas boas para todas as áreas da nossa cidade”.
Vânio Vieira cobra abertura de CPIs, mais uma vez


O vereador Vânio Vieira, iniciou seu discurso falando que ninguém, além do presidente Afrânio, poderia me dar o direito de participar dessa CPI.
“Eu peço ao líder da bancada de situação, para que ele me indique, para que eu possa fazer parte dessa investigação. A gente observa que o presidente Afrânio, quando tem a oportunidade de fazer diferente, ele não faz”.
Vânio fez mais que um desabafo, mas vários apelos para participar da CPI para investigar o Calçadão, que segundo o vereador Vânio, precisa ser melhor analisado como foi investido o dinheiro público da nossa cidade.
“A gente observa que essa Câmara tem feito tudo do jeito que essa gestão quer e não é esse o trabalho ao qual a gente se propôs diante da população. Eu vou ser barrado aqui nessa Casa, porque me impediram de participar dessa CPI, investigar os gastos públicos em nossa cidade”.
Vereador Zezin ressalta surto de dengue e aponta para uma maior educação por parte da população, no que diz respeito a água parada


Com seu discurso comumente ameno, porém centrado nos avanços da administração pública de Santa Cruz do Capibaribe, o vereador Zezin Buxin trouxe à tribuna da Câmara de Vereadores uma prestação de contas para conhecimento de toda a população, no que diz respeito a questão do avanço na prestação de serviços de saúde na cidade.
“Mesmo com toda essa estiagem Santa Cruz é uma cidade que produz muito. E temos ai atualmente, esse problema dessa virose, que é causado pelo mosquito da Dengue. É difícil entrar numa casa aqui em Santa Cruz que não tenha criatório de mosquito da Dengue. Se a população não ajudar nessa luta fica difícil, porque somos todos culpados. O ser humano é muito de procurar culpado, mas não é muito bom de admitir os erros. Vamos fazer nosso papel, se nós nos preocuparmos com essas questões faremos uma Santa Cruz do Capibaribe melhor para todos”.
Zezin finalizou seu discurso trazendo um relato dos agentes de saúde, onde os mesmos têm destacado a dificuldade em entrar nas residências para colocar o larvicida nos reservatórios de água.

Serviços públicos e segurança pautam discurso do vereador Júnior Gomes


O vereador Junior Gomes fez um discurso voltado para apresentar uma prestação de contas das melhorias do serviço público, que tem sido prestado à população de Santa Cruz do Capibaribe. Em seu discurso, Junior falou sobre uma série de medidas que irão fazer com que a cidade avance de forma significativa no que diz respeito a segurança pública.
“Com esses anúncios que o prefeito Edson irá fazer, eu me sinto muito feliz em saber que os meus requerimentos foram atendidos pelo prefeito e no que diz respeito a segurança pública, nós vamos sentir esse avanço. Não quero adiantar muito, pois deixarei isso para o prefeito anunciar na próxima quarta-feira”.
Junior falou ainda sobre a importância do Projeto de Leitura que o presidente Afrânio implantou e falou ainda sobre os Projetos de Lei de sua autoria, que certamente, servirão para implementar ainda mais esses projetos de leitura.

Com base nisso, o vereador Junior Gomes, enfatizou a importância dos trabalhos de forma integrada, onde os projetos de lei, como por exemplo, um projeto de lei de autoria de Junior Gomes, o Projeto Cuca Legal.
“Eu fico muito feliz com a iniciativa de vossa excelência, Vereador Afrânio, de colocar esses projetos em prática. Então, eu peço que o senhor considere a Lei do Projeto Cuca Legal e faça uso do nosso projeto para implementar o seu”.
Zé Minhoca também aproveitou seu discurso para falar sobre o surto de virose que demandou mais espaços nas unidades de saúde locais


O vereador Zé Minhoca falou no início do seu discurso sobre a questão da epidemia de Zika, que de acordo com o parlamentar, o mesmo já teria alertado sobre essa epidemia.
“Infelizmente, eu tenho que voltar a me dirigir ao vereador Ernesto Maia, para dizer a vossa excelência que a epidemia de Zika é um problema nacional e não do prefeito Edson Vieira, como o senhor quis mostrar aqui nessa tribuna. Eu espero que vossa excelência em sua rádio, se posicione e peça desculpas pelo que o senhor quis passar para a população”.
Zé Minhoca, relembrou sobre seu discurso da semana passada, onde o mesmo já falava sobre o alto índice de atendimento.
“Hoje nós vemos o hospital lotado, mas temos que entender que a Secretaria de Saúde tem atendido a população, inclusive pessoas que estão vindo de outras cidades. Mas, sabe de quem é a culpa, senhor Ernesto, é do governo corrupto do PT, que não tem mandado sequer o dinheiro do larvicida. Portanto, vereador, tenha ombridade em pedir desculpas as pessoas”.
''Gestões Municipais como problema para o Governo Federal'' foi tema para discurso de Fernando Aragão


O vereador Fernando Aragão, fez um relato sobre as dificuldades da gestão pública a nível nacional, tem usado o dinheiro público de forma indevida e tem feito obras de qualquer forma, porque, segundo o parlamentar a maioria dos prefeitos brasileiros não fazem um saneamento como se deve, porque não se dar voto. 
“Essa é a grande questão que tem que se levantar, porque em muitos casos, um prefeito deixa de dar continuidade a um trabalho do antecessor só por causa do antecessor ser de outra ala partidária. São questionamentos que precisam se fazer e que a população precisa analisar isso de forma mais contundente. Ora, eu me lembro da questão das armadilhas que foram feitas no governo de Toinho do Pará, que inclusive esta Casa participou financeiramente, ajudando no desenvolvimento daquelas armadilhas para pegar o mosquito da dengue. Porque não se deu continuidade?”.
Fernando enfatizou a questão da importância de se manter um trabalho que deu certo, mesmo que seja de um prefeito que tenha sido de uma ala partidária diferente.
“A gente sabe que apenas três médicos não dá tempo de atender 700 pessoas. Será que esse médico está tendo realmente tempo de fazer o seu trabalho como deve? Nós temos que refletir e fazer de fato a nossa parte. Infelizmente, a gente tem observado que nesta Casa a situação defende, a oposição denuncia e é preciso que tenhamos consciência do nosso trabalho enquanto legisladores e fiscais do dinheiro público”.
O vereador finalizou seu discurso convidando a toda a população para participar da entrega do Título de Cidadão para o Senhor Adilson Gomes.


Pipoca encerra tarde de discursos ressaltando procura por melhoria no atendimento de agências bancárias



Com um discurso forte e relembrando sobre a Lei que estabelece os 20 minutos para atendimento nas agências bancárias, o vereador Pipoca iniciou sua fala relatando sobre a sua ida a um determinado banco da cidade e passou uma hora e quarenta e nove minutos para ser atendido.

Pipoca falou ainda sobre a questão da cobrança que a população faz.
“Eu quero dizer, que mesmo a população cobrando de nós vereadores, a gente tem feito o nosso trabalho. Convocamos os gerentes de Bancos em nossa cidade para uma reunião, a fim de cobrarmos atitudes deles no sentido de agilizar os atendimentos, e na época, me recordo que eles falaram que não tem sequer uma reclamação de demora no atendimento, no 0800”.
Pipoca enfatizou a questão do surto de Zika que está acontecendo, relatou que a Secretaria de Saúde tem somado todos os esforços para poder atender a população da melhor forma possível.
“A gente sabe que essa questão está superlotando os hospitais, e dizem que a gente não tem cobrado, mas quando a gente vai observar e conversar com o secretário de saúde, a gente ver que nas residências os agentes de saúde não estão sendo recebidos para fazer o seu trabalho. Mas, aí algumas pessoas cobram da gente enquanto vereadores e não fazem a sua parte”.
Pipoca finalizou seu discurso falando sobre o trabalho da Comissão de Convivência com a Seca, a qual ele preside e que vai se reunir e ir à Compesa para cobrar medidas urgentes para o abastecimento de água para Santa Cruz do Capibaribe.

| Informações da Assessoria |

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem