![]() |
| Foto: Divulgação |
Esta semana, repercutiu bastante a CPI das Faculdades Irregulares, em todo o Agreste pernambucano. Na ocasião, foi anunciado que os cursos da Executivos da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE) presente em vários municípios estão prestando esclarecimentos sobre possível estelionato.
O Presidente da CPI, Rodrigo Novaes afirma que muitas foram às denúncias contra a instituição em diversos municípios, onde ele mesmo bem especifica.
''Soubemos de histórias de alunos que pagavam as mensalidades com o Programa Bolsa Família, tiravam de onde não tinham para realizar um sonhos, e estavam sendo enganados'', – lamenta.
Ainda de acordo com Rodrigo, a única sede que encontra-se regular é a presente no município de Santa Cruz do Capibaribe, onde os cursos são de graduação.
''FADIRE só é regular em Santa Cruz, apenas os cursos de extensão estão sendo alvos de investigação. Os cursos de graduação oferecidos pela FADIRE em Santa Cruz, a princípio não têm irregularidade. A ilegalidade consiste nos cursos de extensão'' – pontuou o presidente da CPI.
De acordo com o Diretor-geral da FADIRE, Jean Alves Cabral, todos os estudantes são antecipadamente avisados que a faculdade não é equivalente a uma graduação, ou seja, não assegura a emissão de diploma universitário, apenas certificados que comprovam que o aluno fez um curso de extensão.
“Não vendemos diplomas. Nosso programa é de extensão”, – ressaltou.
De acordo com informações divulgadas na CPI, a FADIRE foi denunciada pelos próprios alunos da instituição, estes que teriam se sentido lesados.
“Durante três anos pensei que teria um diploma de graduação, e de repente descubro que não”, – contou ao Diário de Pernambuco, o estudante Flávio Melo, aluno de Letras em Bezerros, Agreste.
Os diretores das instituições investigadas serão ouvidos, juntamente com testemunhas na próxima quarta-feira (18), em mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
O Blog do Bruno Muniz conseguiu informações de que os diretores da FADIRE em Santa Cruz do Capibaribe irão se pronunciar em breve, assim que o andamento das investigações de sedes em outros municípios permitir.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.