Zé Augusto, único prefeito reeleito de Santa Cruz do Capibaribe


Não podemos negar que o ex- prefeito José Augusto Maia (PROS), leva consigo grande conquistas inéditas. Entre elas, é o primeiro prefeito da terra das confecções que conseguiu ser reeleito. Criada pela Emenda Constitucional nº 16 de 04 de julho de 1997, a reeleição foi implantada no governo FHC, por meio de uma manobra do então presidente, para lhe dar o direito de governar por mais quatro anos e assim retardar o chegada do PT ao comando do país. 

Após a implantação da reeleição, o primeiro prefeito de Santa Cruz do Capibaribe que disputou um segundo mandato consecutivo, foi Ernando Silvestre (DEM), que já teria governado o município de 1989 a 1992. Porém, Ernando perdeu a chance de ser o primeiro prefeito reeleito, perdendo a eleição de 2000 para Zé Augusto. 

Zé Augusto por sua vez, conseguiu algumas conquistas, em seu primeiro mandato, entre elas: Melhorou o abastecimento de água, calçamentos de várias ruas e principalmente, construiu em parceria com Governo Federal o Moda Center Santa Cruz. Por terminar o primeiro mandato com uma boa aprovação, Zé conseguiu entrar para a história política do município, como o primeiro prefeito reeleito. E depois ainda elegeu seu sucessor, Toinho do Pará (PHS). Em 2010, Zé ainda consegui outra façanha, ser eleito o primeiro deputado federal de nossa cidade. 

Já Toinho foi atropelado pelo próprio Zé, e não teve nem o direito de disputar a reeleição. E como Zé já estava desgastado, devido a várias denúncias de corrupção, onde só conseguiu registrar sua candidatura por meio de liminar. Maia disputa em 2012 sua terceira eleição majoritária e perde para o então prefeito, Edson Vieira (PSDB).

Na disputa de 2016, poderá ser a chance de Edson Vieira entrar para história como o primeiro prefeito boca preta reeleito.

| Por: Marciel Aquino |

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem