Resumo do Legislativo Santa-cruzense

Confira o resumo dos discursos dos vereadores na Tribuna da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, na tarde desta quinta-feira (15).

Fotos: Paulo Pereira
O vereador Fernando Aragão fez um discurso enfatizando a questão da segurança Pública, onde na oportunidade fez críticas ao governo do Estado e solicitou união de todos os vereadores para lutar por melhor segurança para Santa Cruz do Capibaribe.

Em seguida, o vereador falou também sobre a importância dos professores, parabenizou a todos os profissionais pelo seu dia, 15 de outubro, e reconheceu a necessidade de uma melhor valorização para os professores.
“Nós sabemos que é preciso que esses profissionais sejam melhor valorizados, pois são eles quem trabalham diuturnamente para levar o aprendizado a todas as crianças, adolescentes e por que não, adultos”.
Fernando finalizou seu discurso relatando sobre biometria, onde de acordo com ele, é necessário que todos os eleitores de Santa Cruz do Capibaribe, procurem fazer a sua biometria.
“Só através do voto é que podemos modificar a realidade do nosso país”.

O vereador Junior Gomes fez uso da Tribuna e inicialmente parabenizou a todos os professores da cidade e da região. O mesmo enfatizou a questão de ser filho de professores e destacou a importância desses profissionais para todos nós.
Em seguida, o parlamentar discursou sobre a questão da violência.
“A gente precisa cada vez mais fazer com que essa violência diminua. Estive visitando algumas cidades aqui da região e vemos que a violência não é só uma questão de Santa Cruz, mas de vários municípios aqui da região e do Brasil”.
O vereador finalizou seu discurso destacando um requerimento seu, feito no dia 21 de setembro de 2015.
"Neste meu requerimento eu solicito a construção de um Parque Florestal no Bairro Santa Filomena, na mesma área da Praça do CEU, onde existe um grande espaço, podendo ser um complemento dessa praça e mais uma área de lazer para as pessoas daquela comunidade. Mas que não fique apenas nesse requerimento, e que, se possível, ir até Brasília com o Projeto e apresentá-lo ao Deputado Bruno Araújo, solicitando uma emenda voltada para essa construção".

O vereador discursou acerca da questão da problemática da saúde, onde o mesmo enfatizou que a população tem passado até 15 horas em uma fila para poder marcar uma consulta.
“A gente sabe que a secretária de articulação política, Jéssyca Cavalcante implantou uma ouvidoria na prefeitura, mas a gente não ver nenhuma melhoria a partir desse serviço. Estou entrando hoje com um projeto para buscar implantar um serviço de reclamação para que a população possa buscar soluções para seus problemas, no que diz respeito a prestação dos serviços públicos”.
Ernesto finalizou seu discurso falando sobre seus projetos de lei, de sua autoria, projetos que, quando postos em prática, trarão benefícios para a população de Santa Cruz do Capibaribe.


Com seu discurso sempre eloquente, o vereador Pipoca trouxe a tona mais uma vez a questão do trabalho da Comissão de Convivência com a Seca, a qual ele preside.
“Nós estamos trabalhando e queremos reforçar o pedido para que possamos ter mais água aqui para Santa Cruz do Capibaribe, pois sabemos que na cidade de Monteiro, na Paraíba, já está chegando água da transposição, e vamos lutar para que possamos ser beneficiados pela transposição do Rio São Francisco”.
Pipoca continuou seu discurso falando sobre a questão das melhorias na educação de Santa Cruz do Capibaribe, na atual gestão. O vereador destacou algumas ações que beneficiaram a toda população da cidade.
Para finalizar, o vereador Pipoca falou sobre a questão da segurança. “Em 2013, eu fiz um requerimento solicitando para que fosse implantado um Comitê de Segurança Pública em nossa cidade e hoje eu vejo o vereador Junior Gomes solicitando que seja criado um Conselho de Paz. Então a gente ver que nós temos um trabalho alinhado, que as ideias do nosso grupo batem e estamos cientes que é preciso melhorar cada vez mais a segurança para a nossa cidade”.

O vereador iniciou o seu discurso parabenizando a vereadora Narah Leandro e felicitando os moradores que realizaram a Festa de Nossa Senhora Aparecida, os professores pela data de hoje e o vereador Helinho Aragão pelo seu aniversário.
Zé Elias fez cobranças ao secretário de defesa social Fábio Aragão, sobre a implantação de mais quebra-mola e faixas de pedestres na cidades. E em seguida falou sobre a insegurança em Santa Cruz do Capibaribe.
"Aqui se fala muito de segurança, que é o principal problema nessa cidade, foi muito importante a passeata pela paz. E hoje estão as mesmas associações estão fazendo um abaixo assinado para colher assinaturas, então eu peço ao povo que quem puder assinar, assine, para que esse abaixo-assinado seja entregue ao Governo de Pernambuco".
O parlamentar ainda sugeriu que a farmácia do Lafepe ofereça mais variedade de medicamentes para que a população tenha acesso. O vereador encerrou pedindo ao povo que compareça para realizar recadastramento biométrico no Cartório Eleitoral.


O vereador Helinho Aragão iniciou seu discurso agradecendo pelo carinho que tem recebido, em decorrência do seu aniversário no dia de hoje. Helinho foi mais um vereador que homenageou a todos os professores.
“Senhor presidente, eu não poderia deixar de parabenizar a todos esses profissionais, que são os professores, pois são eles que fazem parte da vida de todos os outros profissionais, então eu não poderia deixar de enaltecer a importância dos professores”.
Helinho Aragão falou também da violência que tem assolado a cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
“Nós estamos enfrentando uma onda de violência em nossa cidade, lojas sendo arrombadas, farmácias e, nós, enquanto classe política, temos que fazer algo. Nós temos representatividade em todas as esferas do poder e precisamos fazer algo”.
Helinho relatou o caso de uma jovem que foi assaltada recentemente nas imediações da Câmara de Vereadores, onde em menos de 10 minutos, uma jovem foi abordada duas vezes por assaltantes.


O vereador Zé Minhoca iniciou seu discurso chamando atenção para a questão da educação no Brasil, onde o mesmo fez uma crítica acerca dos investimentos na área, que de acordo com ele, “no Brasil é preferível se investir em estádios da copa”.

Zé Minhoca chamou atenção também para a questão do abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe, onde o mesmo falou sobre uma audiência que aconteceu na Câmara de Vereadores de Caruaru.
“Essa audiência nos preocupa, porque eles estão lutando por água para a cidade, mas parece que esquecem que a água é um bem precioso da humanidade. Nós já sabíamos que os vereadores de Caruaru iriam se mobilizar, mas eles esquecem que fomos nós os pioneiros na luta pela obra do rio Pirangi”.
O vereador destacou ainda a questão da segurança, onde explicou que a Ciosac não acabou, apenas foi reordenada.
”Com esse reordenamento, novos policiais serão formados, novos profissionais serão colocados nas ruas”.

Inicialmente o Vereador Luciano Bezerra (PR) parabenizou todos os professores, na pessoa do Professor Romenick Stiffen pela passagem do dia do professor.
Em seguida, o Vereador tratou na tribuna de um tema ligado a economia. 

Segundo o Vereador, o Projeto de Súmula Vinculante 69 discutido no STF é no sentido de considerar inconstitucional todos os benefícios fiscais que foram concedidos sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, e nesse contexto se enquadra os benefícios fiscais que as indústrias de confecções e o comércio atacadista de tecidos e artigos de armarinho de região recebem.

Para o Vereador Luciano Bezerra (PR), é preciso que a classe política local cobre dos Deputados Estaduais, bem como dos Deputados Federais e Senadores, principalmente aqueles votados na região, para que agilizem um Projeto de Lei existente no Senado para tentar amenizar os impactos dessa decisão do STF.

Luciano Bezerra também chamou a atenção das entidades locais para debaterem esse assunto, pois, hà 12 anos a região usufrui desses benefícios e a retirada deles poderão trazer impactos negativos na economia local.

Por fim, o Vereador Luciano Bezerra (PR) solicitou que cópia escrita do seu discurso fosse enviada aos gabinetes dos Deputados Diogo Moraes, para os Deputados Federal Bruno Araújo, Mendonça Filho, Eduardo da Fonte e Ricardo Teolbado, além dos Senadores Humberto Costa, Fernando Bezerra e Douglas Cintra.


“Sem o professor, ninguém é ninguém”. Foi com essa frase que o vereador Galego de Mourinha iniciou o seu discurso felicitando a todos os professores, pelo seu dia. O parlamentar parabenizou também o seu colega de bancada, Helinho Aragão, pelo seu aniversário, e continuou o seu discurso falando sobre a questão da segurança pública em Santa Cruz do Capibaribe.
“Eu sempre ouço as pessoas da nossa cidade ligar para rádios perguntando cadê os políticos de Santa Cruz do Capibaribe. E quando a população cobra dessa forma, envolve a todos nós vereadores. Nós temos força, somos 17 vereadores e quando chegarmos em Recife, e não ter sequer um local para nos acomodar, eles vão ver que a nossa classe política está preocupada e cobrando por melhorias para nossa cidade. É verdade que a violência está assolando todo Brasil, mas nós temos que resolver o problema de Santa Cruz do Capibaribe”.
Galego de Mourinha voltou a cobrar da presidência da Câmara de Vereadores, que seja marcada uma Audiência com o Secretário de Segurança Pública.
“Quero que seja marcada esta reunião, para que ele nos receba e que possamos mostrar a nossa preocupação e cobrar uma solução”.

Deomedes Brito, falou sobre a transposição, e destacou a ideia do ex-deputado José Augusto Maia que sugeriu a criação de uma Zona Franca...
O vereador falou também sobre segurança: "Santa Cruz é lugar de gente de bem, uma cidade que acolhe diversas pessoas que vieram de várias regiões, e precisamos nos unir, se acaso o Governo do Estado e a prefeitura não fazer sua parte, temos que ir a rua cobrar. Só a mudança da delegacia é muito pouco".
O vereador Deomedes finalizou seu discurso falando sobre a questão da importância da água em Santa Cruz do Capibaribe, cobrando da Comissão de Convivência com a Seca, para que seja feito um trabalho de cobrança para que seja trazido a água da transposição para a cidade.


Como sempre, o vereador Carlinhos da Cohab trouxe a Tribuna na reunião desta quinta-feira (15), críticas para os vereadores da Bancada de Situação, relatando que a população tem sofrido muito com esta forma que a administração municipal.
“Eu acho até engraçado os discursos desses vereadores em estar defendendo essa administração que tem deixado as pessoas da nossa cidade a míngua. Como o caso dessa senhora que veio a esta Casa de Lei hoje e está tendo dificuldade para marcar uma consulta. Aí vem o vereador Pipoca dizer que sente-se envergonhado com o meu discurso, mas o povo é quem está sofrendo com tantos assaltos que vem ocorrendo em nossa cidade”.
O vereador finalizou seu discurso enaltecendo as críticas a administração municipal, relatando que em Poço Fundo, por exemplo, as motos que a guarda municipal usa falta combustível.
“Vocês estão com a caneta na mão, vão trabalhar para melhorar a vida das pessoas de Santa Cruz do Capibaribe. É como o vereador Luciano Bezerra diz, que Santa Cruz é um gigante de uma perna só, mas como é que esse gigante vai para frente tendo que pular por causa dos buracos”.

A vereadora Narah Leandro iniciou seu discurso parabenizando o vereador Helinho pelo seu aniversário e continuou os parabéns para a equipe do Hospital Materno Infantil, que em parceria com a Secretaria de Saúde e os alunos de enfermagem do CESAC, promoveram um dia de alegria para os pacientes.

Narah parabenizou ainda os professores, onde a mesma reconhece a importância do sindicato nas conquistas da classe.
“De fato muito se fala em valorizar o professor e fazer mais pela educação. Repito aqui lembrando o que sonhava Eduardo Campos. Quem dera que nesse país, filhos de ricos e pobres pudessem estudar na mesma escola. Se investíssemos mais na educação com certeza falaríamos menos em insegurança”.
A vereadora falou ainda sobre o Outubro Rosa. “Apresentamos no ano de 2013 o projeto de lei aprovado aqui por unanimidade e instituído pelo prefeito Edson Vieira o programa Outubro rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades divulgando a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero bem como ofertando esse serviço às mulheres de nosso município”.
Narah explicou que através desse projeto garantir o serviço de atenção às mulheres através da secretaria de saúde do nosso município garantindo o diagnóstico precoce e fomento das ações voltadas à prevenção do Câncer.


Sempre com um discurso sensato, o vereador Zezin Buxin fez uso da tribuna e relatou a questão da marginalidade, onde de acordo com ele, todo mundo culpa uma determinada gestão, mas que a população tem sua parcela de culpa.
“Eu vi ainda a pouco no whatsapp, que um cidadão estava batendo em crianças em uma sala de aula. É a maldade do cara, a mesma forma é o bandido que escolheu ser bandido e não me venha dizer que o cara foi ser bandido porque não tem área de lazer”. Para finalizar o vereador parabenizou a todos os professores.
''Eu costumo dizer que a profissão de professor é tão dignificada que até para ser professor, o professor precisa de um professor”.
Zezin aproveitou o uso da Tribuna para recitar um verso para os professores. “A escola é o propulsor, onde o saber se estende, nos leva a ter mais valor quando a aprendizagem rende, do mais simples ao doutor precisa do professor, sem ele ninguém aprende, muito ou pouco o que se aprende, tem que dar muito valor. Quem estuda é quem defende um futuro promissor. Pois, assim a gente entende, toda profissão depende da escola e do professor”.

O vereador Dida de Nan fez um discurso enfatizando os avanços que Santa Cruz do Capibaribe tem tido ao longo da gestão Vieira.
“Para o vereador Fernando que é pré-candidato e diz que a cidade não mudou, o senhor sabe que mudou. Na frente da sua loja, por exemplo, aquela praça bonita, que antes era abandonada, é obra do nosso grupo. Os asfaltos na avenida da sua loja, é obra nossa. As barracas que foram tiradas das calçadas e a praça de alimentação, tudo isso é avanço. O reordenamento do trânsito, é obra nossa. O calçadão, é um avanço. Ora, todos vocês sabem dos avanços que a nossa cidade teve, mas vocês insistem em querer passar para a população que o nosso grupo não trabalha, mas vocês têm consciência disso. Deus me livre que vocês assumam novamente a gestão em Santa Cruz do Capibaribe, porque se voltarem, nossa cidade terá um grande retrocesso”.
Dida finalizou seu discurso lendo uma citação de Alexsandra Zulpo, em críticas ao vereador Carlinhos da Cohab.
“Discutir com ignorante é mesma coisa que jogar xadrez com uma pomba, ela derruba todas as peças caga no tabuleiro e ainda acha que ganhou”.

O vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso dando os parabéns ao vereador Helinho Aragão e se solidarizando com a família do Dr. Roberon Inácio, pela perca do seu sobrinho, em decorrência da violência.
Ronaldo deu continuidade ao seu discurso relatando o avanço que a gestão municipal tenta no quesito segurança. “Nós sabemos que o prefeito Edson e sua equipe tem atendido vários requerimentos desta Casa, no tocante a segurança pública e algumas mudanças a gente já começa observar, embora saibamos que as coisas não mudam de uma hora para outra”.
Ronaldo voltou seu discurso para a questão da valorização dos professores e os parabenizou pelo seu dia, aproveitando, inclusive para relatar os avanços na educação municipal.
“Nós sabemos também que a educação é essencial para a diminuição da violência, a educação e isso tem sido enfatizado nesta gestão”.

O vereador Vânio Vieira, em mais uma vez sendo crítico ao prefeito, teceu um discurso com base em denúncias que tem recebido.
“Eu quero dizer que tenho recebido várias denúncias de coisas que vem acontecendo dentro da prefeitura, em algumas práticas que o prefeito vem fazendo. Eu tive informações de que o prefeito está oferecendo emprego, já preparando o terreno para as próximas eleições. Eu quero dizer ao vereador Fernando, que é pré-candidato, que o jogo é sujo Fernando”.
Vânio finalizou seu discurso fazendo insinuações de que o prefeito tem usado o poder para se favorecer politicamente, contratando pessoas que futuramente agirão como cabos eleitorais.
“É muito injusto da parte do prefeito para se beneficiar na próxima eleição, e quem vai pagar o salário é a população que não tem nada a ver com isso, ele fez uma redução de salário e pouco depois começa contratando quem ele quer para se favorecer na próxima eleição, que economia é essa? Dê um basta a tudo isso, temos que acabar com essa história do povo pagar pela corrupção. A gente ver que a folha de pagamento, sempre extrapola o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, justamente por isso e quem paga tudo isso é a população que não tem nada a ver com isso. Enquanto não acabar com essa prática, vai faltar dinheiro para a saúde, para a educação, enfim, para todas as áreas”.
| Informações da Assessoria |

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem