Resumo do Legislativo Santa-cruzense

Na tarde desta quinta-feira (03), mais uma sessão plenária aconteceu na Câmara Municipal de santa Cruz do Capibaribe. Entre debates e discussões sobre projetos da Casa de Leis, os vereadores fizeram uso da tribuna com os seus respectivos discursos. Confira alguns trechos dos principais discursos da tarde.

Fotos: Bruno Muniz/Arquivo
O vereador Pipoca, mesmo sendo um jovem parlamentar tem tido posturas de quem já tem experiência. Na reunião ordinária dessa quinta-feira (3), ele iniciou seu discurso falando da força política de Santa Cruz do Capibaribe.
"As pessoas falam que Caruaru tem político forte, mas Santa Cruz também tem políticos fortes, e a água da barragem do Prata que viria apenas para Caruaru, virá também para Santa Cruz do Capibaribe, através de uma reversão que a gente solicitou. Isso é muito importante para que nossa cidade não entre em colapso, o Moda Center continue funcionando".
Em seu discurso, Pipoca deu um aparte ao vereador Junior Gomes, que elogiou o trabalho do vereador Pipoca frente a Comissão de Convivência com a Seca, criada pelo professor Afrânio e presidida pelo vereador Pipoca.

Pipoca ainda parabenizou a coordenadoria da Juventude pela Conferência Municipal da Juventude. No final do discurso ele falou sobre a audiência pública sobre o voto biométrico realizada na Câmara pelo Juiz Eleitoral Dr. Tito.



O vereador Dida de Nan fez um discurso com foco em suas ações e destacou o seu trabalho na Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe.
"A estrada que liga poço fundo a vila do parar estava em péssimas condições, mas já conseguimos levar os equipamentos pra lá e se Deus quiser vamos fazer um bom trabalho”.
O vereador falou ainda sobre a audiência pública sobre a crise hídrica, que aconteceu na sexta-feira passada.
"Eu achei importante a presença do senador Humberto Costa, e eu gostaria de agradecer e parabenizar o prefeito Edson Vieira e o deputado Diogo Moraes, porque imaginei que políticos de Caruaru ia entrar pelo meio para atrapalhar, pois não é fácil trazer essa água do Prata para Santa Cruz." No final o vereador Dida de Nan falou sobre a crise política que o país atravessa. 
"nós estamos vivendo um momento muito difícil, se liga o rádio é gente criticando, se liga a televisão e gente descendo a madeira nos políticos, mas não é assim não, os políticos também funcionam, não vamos podemos generalizar. Tenho minha consciência tranquila, não me envolvo em coisa suja, faço minha parte para ver as coisas acontecerem aqui em Santa Cruz. Do jeito que a gente erra, a gente também acerta”.

O presidente destacou a Audiência Pública sobre a Crise Hídrica. 
"Em minha vida pública nunca vi uma audiência pública com tantas pessoas. E quem saiu ganhando foi todos nós, quem ganhou foi Santa Cruz do Capibaribe. Na audiência, o diretor da Compesa, Leonardo Selva falou que a Compesa irá manter a mesma quantidade de água que vem para Santa Cruz. Também quero comunicar aqui, que já está chegando na barragem de Tabocas a água que vem da Barragem do Prata. É muito importante entender isso, nós vamos sempre ter soluções que dependem de algum período de tempo, como é o caso da transposição do São Francisco que é uma coisa de 30 anos. Solução com a de Serro Azul, como a do Rio São Francisco vão melhorar muito a questão da água para Santa Cruz do Capibaribe e essas são questões futuras que nós precisamos aqui, enquanto representantes eleitos pelo povo, fiscalizar e acompanhar essas ações.''
Afrânio ainda lamentou a saída de Fernando e Humberto durante a audiência.


O vereador petista, Deomedes Brito, em seu discurso aproveitou para fazer uma análise do seu mandato, onde relatou suas ações para a população.
"Tenho requerimentos aqui nessa casa, com pedidos de que poderiam utilizar esses ônibus amarelos que a presidenta Dilma mandou para viagens dos universitários."
O vereador Deomedes falou sobre atraso nos pagamentos dos Universitários e disse: "Quero dizer que os estudantes se unam e contem com o vereador Deomedes que eu vou com vocês. Deomedes falou ainda com relação a fala do vereador Afrânio sobre a saída de Humberto Costa da audiência.''
"O único da esfera federal que veio a Santa Cruz foi Humberto e você não gostou? Porque não trouxeram pessoas de vocês da esfera federa’?, questionou. Ao término, o vereador Deomedes se dirigiu a Fernando Aragão. Eu gostaria de dizer; Se prepare Fernando que nós vamos bater de casa em casa, de porta em porta".
O parlamentar falou ainda sobre as questões da Segurança no município.
"Não podemos deixar o mal comandar o bem, Santa Cruz é lugar de gente boa, eu tenho pedido vamos criar uma comissão de segurança, pois temos visto uma administração que pouco faz e todos nós sabemos que na época de José Augusto Maia a Segurança era melhor”.

Em tom de cobrança, o vereador Fernando Aragão falou sobre a Audiência Pública.
“Eu quero lamentar aqui a ausência de Bruno Araújo, de Ricardo Teobaldo, de Eduardo da Fonte na Audiência Pública. O vereador Quando termina de falar pra que a gente tentasse marcar o mais rápido possível a ida ao ministro da integração. É preciso dizer ao povo de Santa Cruz, e quando eu disse na Audiência que a Compesa não tinha projeto, e quando o diretor da Compesa foi falar tentou me rebaixar, mas falou e não mostrou os projetos. Então, não vamos aqui querer jogar a culpa em Governo Federal quando a responsabilidade total é da Compesa, que durante esse período todo não se preparou para isso, não fez projetos. E também não adianta querer jogar a responsabilidade pra cima de mim e do Senador Humberto Costa que estávamos conversando durante a audiência, onde eu fazia cobrança de benefícios para Santa Cruz. Mas é interessante saber, cadê o presidente da Compesa para se responsabilizar? Cadê o Roberto Tavares que não veio participar dessa audiência para se responsabilizar".

O vereador falou sobre o ofício que enviou ao presidente da casa sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Polo de Confecções do Agreste Setentrional.

No ofício, o vereador solicita ao presidente Afrânio que entre em contato com as demais câmaras, através de ofício a ser encaminhado aos respectivos presidentes, com o objetivo de realizar uma reunião para que tomem conhecimento da proposição apresentada.
“Encaminhei esse ofício sobre a criação da frente parlamentar para que a gente possa em conjunto, fazer reivindicações com relação a questão da segurança pública que afeta toda uma região.''
"Nesse mesmo ofício agente solicita que a sede da Frente Parlamentar seja em Santa Cruz do Capibaribe, justamente por Santa Cruz do Capibaribe ter o batalhão da Polícia Militar, a Compesa, o Moda Center e até por a gente ser a cidade, dentre essas da região, a ter o maior número de habitantes.”
Após a fala de Júnior Gomes, o professor Afrânio falou e se prontificou a visitar os presidentes das cidades citadas no oficio do vereador. Afrânio parabenizou os vereadores Junior Gomes e o vereador Gilson Carlos da cidade de Taquaritinga do Norte pela iniciativa.



O vereador Ronaldo Pacas destacou a visita dos alunos da Escola Luiz Alves da Silva a Câmara de vereadores na tarde de hoje (03).
"Há pouco dias atrás se falava de bloqueio, que tá tudo bloqueado, mas hoje não se ouve falar mais nada, porque julgam sem que tenha uma decisão correta da coisa. Por isso quero dizer aqui, que eu votei e hoje continuo acreditar naquele que votei".
"A biometria é muito importante, participamos de uma audiência aqui nessa casa, onde foi destacada a importância de que as pessoas façam o recadastramento para exercer sua cidadania, apesar da classe política está muito desacreditada. É necessário que as pessoas se mobilizem, que busquem levar seus vizinhos e que nós vereadores também nos irmanamos. É um dever de todos, até pela importância do título eleitoral hoje para diversas atividades. Para finalizar, espero que o sentimento do patriotismo esteja presentes nas comemorações cívicas do 7 de setembro que acontecerão nesse final de semana".
"Estivemos na audiência pública da semana passada, e foi muito importante e eu queria parabenizar o pastor Bruno que se pronunciou lá. E quero dizer que essa falta de água ocorreu pela falta de planejamento dos governantes, se ficar só nessa de ficar falando de governos passados não vai resolver nada. Sem dúvida alguma, eu não acredito que a gente não encontre uma área em Santa Cruz do Capibaribe ou próximo ao município, onde se faça uma barragem para se resolver de umas vez por todas esse problema da água. Eu ouvi lá o que foi falado com relação aos bairros que tem dificuldade de chegar água, como o Bairro Santo Agostinho e o Bairro da Palestina que há muito tempo sofrem com a falta de água, mas acho que tem possibilidade de passar um pouco de água para a Palestina e o Santo Agostinho, é essa a luta que temos que enfrentar, temos que nos unir e lutar, temos que ir na Compesa para ver isso”.
"Hoje o governador Paulo Câmara esteve em Caruaru para fazer uma avaliação do Pacto Pela Vida e eu gostaria de lamentar aqui que nenhum representante dessa casa esteve presente para representar e levar os problemas de Santa Cruz neste evento, pelo menos o presidente da casa deveria ter ido. Quando Santa Cruz do Capibaribe vai parar nas manchetes com relação a Segurança Pública nós só vemos índices alarmistas. Uma emenda de 1 milhão do ex-deputado José Augusto Maia foi liberada pelo Governo do Estado para ser investida na Segurança da região, como por exemplo o Sistema de Monitoramento que já existia aqui quando José Augusto Maia era prefeito. Hoje não tem sequer uma câmera para comprovar se o fato aconteceu ou não. A situação da segurança é seria, nós temos que conseguir realizar uma audiência pública aqui, como a que eu realizei tempos atrás e que deu frutos naquela ocasião. Nós precisamos nos mobilizar para resolver esse problema. Parabéns José Augusto Maia por ter conseguido essa verba de 1 milhão de reais para fazer com o que o monitoramento volte para nossa região."

O vereador Zé Minhoca fez um discurso voltado para análise da Audiência Pública, onde o mesmo enfatizou a questão da saída do Senador Humberto Costa da Audiência.
“No mínimo, o Senador Humberto Costa foi deselegante ao sair da Audiência, ele saiu porque sabia que ia ser cobrado pelo desmantelo que o PT instaurou no país da gente. É uma pena Ernesto Maia ter se ausentado nesse momento, porque ele veio aqui e disse que os políticos daqui estão se omitido de fazer alguma coisa. Pode estar se omitindo o grupo dele, nós estamos trabalhando, agora se os senhores não trabalham é problema dos senhores. Eu fui a Brasília e visitei todos os parlamentares que tiveram votos aqui, visitei gabinete a gabinete para cobrar. A internet está sendo implantada, aí. nós estamos fazendo o que a cidade precisa e que o povo espera, trabalhando".

A vereadora Narah iniciou seu discurso com ênfase na questão do incentivo ao esporte, onde deu votos de aplauso à professora Jucineide e para os alunos da escola de Referencia, alunos de Santa Cruz que irão representar o estado de Pernambuco nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, de astronomia e Astronáutica.
“Lamento como socialista que sou defensora dos direitos sociais, o estado não bancar a viagem de vocês, quero que saibam que são orgulho da nossa cidade e tenho certeza que a Câmara de Vereadores irá contribuir com vocês”.
Outro voto de aplausos também aos alunos de Santa Cruz que receberão o Prêmio Naíde Teodósio uma premiação do estado de Pernambuco através da secretaria da Mulher, ESSES ALUNOS apresentarão redações sobre a questão de gênero e das 4 vagas 3 foram de Santa Cruz. Parabéns a Clarisse que também será premiada pelo artigo cientifico apresentado. e a coordenadoria da mulher estará realizando aqui na casa dia 9 uma cerimonia homenageando estes alunos.

Em seguida a vereadora relatou a importância da eleição do Conselho Tutelar.
“Falo com propriedade sobre este conselho porque tive o prazer de ser CONSELHEIRA TUTELAR, DURANTE 2 MANDATOS, é um trabalho árduo e extremamente necessário para a sociedade. Muitos não veem o trabalho silencioso do conselho, que muitas vezes trabalha na madrugada, o único conselho que atua 24 horas por dia em caso de ocorrência o colegiado do conselho tem que está aposto em defesa da vida. Se nas ruas de nossa cidade não temos crianças nos semáforos pedindo esmolas é preciso reconhecer que isso é resultado da trajetória do Conselho tutelar, atuante desde a sua fundação, DEFENDEMOS QUE criança não quer esmola criança quer futuro e por isso o nosso conselho atua diariamente nas ruas, nas repartições publica, buscando articular os poderes, garantir direitos como creche, escola, e oportunidades de se desenvolver em segurança e de forma integral”.

O vereador Zé Elias solicitou voto de pesar à família Félix, pelo falecimento do senhor Jordão Félix. Em seguida o vereador falou sobre a Audiência Pública sobre a crise hídrica.
"Quero parabenizar toda a sociedade em geral pela participação na audiência sobre a água, que aconteceu sexta-feira passada".
O vereador ainda cobrou providências da Secretaria de Saúde no combate as muriçocas e pediu mais fiscalização com relação a água que está sendo vendida no município. Zé Elias destacou a importância dos eleitores fazerem o seu cadastramento biométrico para poder votar na próxima eleição e evitarem o cancelamento do Título de Eleitor. O vereador também cobrou mais segurança, pedindo reforço no policiamento da cidade.


Inicialmente o Vereador Luciano Bezerra corrigiu o Vereador Fernando Aragão, disse o Vereador: “O Prefeito não assinou o contrato com Celpe porque ela não cumpriu o seu papel de entregar toda a rede elétrica concertada e sem falhas, é preciso ficar do lado do povo e não da Celpe".
Depois destacou que a gestão atual faz política com “P” maiúsculo e desenvolve suas ações independentes de ala e cor partidária.
“As ações desenvolvidas pela atual gestão é voltada para todos, sem olhar cor ou ala partidária”.
Na parte principal do seu discurso, o Vereador alertou a população para o aumento de casos de HIV em Santa Cruz, segundo o parlamentar, em 2009, dos 2773 testes realizados, 10 foram confirmados. Já em 2014, foram realizados 5141 testes, e 36 casos confirmados.

O Parlamentar ainda destacou o aumento de outras DST como a sífilis, e destacou o bom trabalho realizado pelo SAE | CTA coordenado pela Dra. Vanderlândia, além de cobrar dos poderes públicos campanha de conscientização acerca do tema das Doenças Sexualmente Transmissíveis.



O vereador Galego de Mourinha falou sobre o trabalho que o ex-deputado Zé Augusto fez enquanto esteve em Brasília exercendo seu mandato.
“O José Augusto Maia colocou uma emenda e vai sair vereador Júnior Gomes, mas só vai sair por conta de José Augusto Maia não é por conta do prefeito não, se fosse por conta dele não saia nada. Lembrem-se de José Augusto ao invés de ficarem aqui brincando com essas ironias, como se estivesse concordando com a irresponsabilidade do prefeito. Imaginem senhores, essa tragédia que aconteceu essa semana em Taquaritinga, se tivesse colocado o Sistema de Monitoramento na região já teria ajudado a Polícia a descobrir quem fez esse roubo a agência do Banco do Brasil de lá. E isso eles queiram ou não, foi José Augusto Maia que conseguiu, e essa mesma obrigação o prefeito não está tendo”.

O vereador Zezin Buxin, como sempre fez um discurso reflexivo e na reunião desta quinta-feira (3), a coisa não foi diferente. O parlamentar fez a população refletir sobre a questão da educação no trânsito.
“Quando municipalizou o dinheiro da saúde, já criou-se barreiras e a coisa fica muito difícil. Santa Cruz e uma cidade regional e vem muita gente de fora pra o município, a demanda é muito grande por isso a fila cresce na Secretaria de Saúde também. Por direito, se o prefeito Edson Vieira quisesse proibir o atendimento a pessoas de fora ele poderia, mas ele me disse que não vai fazer isso. Quando a cidade se torna referência a demanda cresce demais e a situação se complica. Eu também quero chamar atenção aqui, eu acho interessante que quando algum vereador usa a tribuna e diz que não quer que se fale de passado, mas não tem como não falar, pois o que a gente sofre hoje com relação aos pontos negativos é consequência do passado”.
| Informações da Assessoria |

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem