Laboratório para Vereador


Observando o perfil de alguns candidatos ao Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, nos confundimos com a eleição para vereador em nossa cidade. Boa parte dos pretendentes não sabe qual a verdadeira função do conselheiro. Alguns já exerceram mandatos de vereador, no caso, Tody e Ivanilson. Outros que usaram o conselho tutelar como trampolim para chegar ao legislativo ou em outro cargo na administração municipal. Até o momento podemos dizer que Narah Leandro é um grande exemplo. Narah que é filha de Joselma Bezerra, figura que desenvolve um trabalho social digno de elogios em nosso município. Joselma ocupou o cargo de Secretária de Ação Social, nos governos de José Augusto Maia e Toinho do Pará, a mesma ainda tentou uma vaga na câmara municipal, mas não conseguiu se eleger.

Narah Leandro começou logo cedo acompanhando os passos da mãe. Além de ajudar no trabalho social, desempenhou também um trabalho de liderança no meio evangélico. E como mãe e filha eram ligadas politicamente a família Moraes, quando o deputado Diogo Moraes (PSB) rompeu com o grupo taboquinha, ambas o acompanharam rumo ao grupo boca preta. Ai começava uma nova estratégia. Narah com o apoio de  Diogo e de Edson Vieira (PSDB), é eleita conselheira tutelar e logo após já começaria a trabalhar sua campanha para vereadora, na eleição seguinte (2012) se candidata a vereadora e consegue se eleger com uma boa votação.

Outro que encontrou no conselho tutelar a porta para ingressar na política partidária foi o atual Secretário de Serviços Públicos, Gilson Julião. Gilson começou a traçar sua carreira política no movimento estudantil, onde militou na UESCC e depois na juventude petista. Com o apoio da ala boca preta, Gilson se elege conselheiro tutelar. Chegou a ensaiar sua candidatura a vereador em 2012, mas a pedido de Edson Vieira, teve que adiar seus planos em favor da eleição majoritária. Por se mostrar fiel ao prefeito, Gilson vem se tornando um verdadeiro curinga na administração, aonde já vai, se não perdi a conta, ocupando a quarta secretaria. Com toda essa bagagem, Gilson Julião, se não for mais uma vez convocado para coordenar a campanha de reeleição de Vieira, poderá ser o próximo ex-conselheiro tutelar a entrar para Câmara Municipal.

Entre os atuais conselheiros ainda tem dois que fizeram o processo inverso. Depois que ocuparam mandatos de vereador e não conseguiram se eleger, viram no conselho tutelar uma opção para continuarem vivos na política. No caso, Tody e Ivanilson.

Já entre os demais candidatos, a grande maioria demonstram desejos e pretensões em chegar a casa José Vieira de Araújo. Muitos tem ligações diretas com as duas alas políticas da cidade. Dos que já ocupam o cargo, alem de Tody e Ivanison, que possivelmente devem sair candidato a vereador, Eliel tem política nas veias e é ligado a família Maia. Kleiton Ferreira que é irmão do vereador Pipoca também sonha em chegar até a Câmara. Segundo informações de bastidores, ele seria o candidato da família para vereador em 2012, mas que Edson teria optado por Pipoca. Então escapou apenas José Alves e Laércio que ainda não teriam demonstrado interesse em disputar eleição para vereador.

Dentre os novatos, observamos que temos nomes ligados tanto a ala Taboquinha como a ala Boca Preta e que alguns nomes já atuam diretamente ou indiretamente na política santa-cruzense. Olhando os números dos candidatos podemos notar claramente o apelo político e consequentemente a separação entre candidatos do prefeito e candidatos da oposição. Muitos usam números dos maiores partidos políticos do país. Vejamos: Alcione 25 (DEM), Alencar 13 (PT), Ari 15 (PMDB), Eliel 22 (PP), Fábio 14 (PTB), Fernando 12 (PDT), Maciel 40 (PSB) e Zeneilton 45 (PSDB). 

| Marciel Aquino |

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem