Seu Zé Elias (PTB), ou Zé da fuba como é conhecido, podemos dizer que já entrou para a história política de Santa Cruz do Capibaribe. Pelo que temos conhecimento, foi a pessoa que mais ficou no cargo de vice-prefeito em nosso município.
Vamos relembrar. Zé Elias foi o vice de Ernando Silvestre, de 1997 a 2000, quando fazia parte do grupo boca preta. Depois que o grupo boca preta deixou o poder, Zé Elias ficou sem cargo político e não achou espaço no grupo boca preta, para sair candidato a prefeito ou a vice. Em 2001 Zé Augusto assume primeiro mandato com Toinho do Pará como vice. Em 2006 Toinho se elege deputado estadual e deixa a vaga de vice vaga. Então Zé conseguiu atrair Zé Elias e formou a dupla vitoriosa “ZÉ e ZÉ”, que governaram de 2005 a 2008.
Com o fim do segundo mandato de Zé, Toinho é o candidato Taboquinha e vence Edson Vieira em 2008. E quem é seu vice? Novamente Seu Zé Elias, que exerce seu terceiro mandato de 2009 a 2012. Como Toinho não teve o direito de disputar a reeleição, Zé Elias perde a vaga de vice para o outro boca preta que pulou, Dr. Nanau. Em compensação os taboquinhas elegeram Zé Elias para vereador.
Mas como Zé Elias não se identificou com o legislativo, sua vocação é ser vice. Pensando nisso, logo que Edson Vieira venceu a eleição, Seu Zé se aproximou do seu antigo grupo, causando revolta na ala taboquinha. E com o rompimento de Dimas Dantas (PP), Zé Elias talvez sonhe com a possibilidade de mudar de lado, para ser novamente vice, dessa vez de Edson Vieira. E essa aproximação do petebista com o grupo de situação, vem deixando a oposição irada, ao ponto de trazer a público em um programa de rádio.
E certamente ao se aproximar o prazo final para a mudança de partido, a ala taboquinha irá pressionar seu Zé para ele se decidir. Mas como em política ou é aliado ou adversário, não se aceita ninguém em cima do muro, se ele decidir por ficar no atual grupo, seus seguidores farão de tudo para não o reeleger, sob o risco de perder uma vaga na Câmara. Pois se ele não sair antes da eleição, a tendência será sair depois. Neste sentido, seria melhor para seu Zé Elias assumir de vez o apoio a Edson, e mesmo que não seja o vice, o grupo o reelegerá vereador, para pagar o passe por ter mudado de lado.
Lembrando que os que pretendem mudar de partido só têm até final desse mês. Essas duas últimas semanas de setembro serão de grandes emoções, quem muda ou quem permanece onde está. Alguns vereadores e pretendentes já trocaram de sigla, mas ate fim do mês tudo pode acontecer.
Edson Vieira deverá continuar no PSDB, já Fernando Aragão será que irá disputar pelo PT, mesmo com o risco da sigla afundar junto com o governo Dilma? Vamos esperar para ver!
| Marciel Aquino |

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.