Especialista dá dicas de como se proteger e até mesmo evitar assaltos


Com retorno das aulas, o aumento no fluxo de pessoas que precisam sair durante a noite aumenta, com isso aumentam também os crimes praticados contra este público. Desde sempre estamos cientes dos riscos por trás de se manterem hábitos noturnos, já que é este o período escolhido como preferencial para assaltantes.

Vendo por essa vertente o Blog Santa-cruzense foi em busca de informações que pudessem auxiliar os nossos leitores sobre quais posições tomar mediante a esta onda de crimes que instalou-se em Santa Cruz do Capibaribe bem como em outros municípios vizinhos.

Reconhecemos que não existem regras para esta modalidade de comportamento, já que o grande o culpado de tudo é o criminoso e não a vítima mas, adotar medidas simples podem te livrar muitas vezes se ser um alvo fácil de um marginal.

O especialista em segurança pública Samuel Washigton é também gerente do Grupo GR, empresa do setor de segurança que atua em mais de 16 estados brasileiros. Nas informações que você verá à seguir o mesmo irá te mostrar mudanças de hábitos simples que não farão grandes interferências em seu cotidiano habitual mas, poderão te livrar de diversos tipos de crimes.

Vamos às dicas:

– A primeira dica de todas é universal, jamais reaja à um assalto, seja ele feito com arma de fogo, arma branca ou até mesmo se o criminoso estiver desarmado.

– Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos. 

 A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.
 Antes de sair de casa
 - Principalmente no caso dos pais que levam as crianças ao colégio no período da manhã, observar se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos.

– Evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades da escola, pois os assaltantes estão sempre esperando uma oportunidade. Opte por entregar o dinheiro para a criança antes de sair de casa.

– Oriente seus filhos a utilizarem com discrição os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos (MP3, MP4, câmeras digitais, etc.), pois as crianças são vítimas potenciais dos bandidos, principalmente por não oferecerem maior resistência.

– Ensine a criança para que ela aprenda o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada.

– A criança também deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas, aceitar caronas, pois podem ser sequestradas.

– Caso a criança vá sozinha a pé para a escola, deve optar por andar em grupo no trajeto das escolas ou em longas caminhadas. Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe que façam o mesmo caminho para irem e voltarem juntos da escola.

– A criança precisa também ser orientada para se afastar de situações perigosas, tais como: acidentes, aglomerações e discussões.

– Os adultos também devem orientar seus filhos a não comentarem com outras pessoas sobre suas vidas, bens que possuem, horários, profissão dos pais, etc. Quando utilizar ônibus ou transporte escolar.

– Cuidado com bolsas ou mochilas transparentes, pois o marginal vai perceber que você leva documentos, dinheiro, aparelho celular, etc. E dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.

– Procure não dormir durante o percurso, pois os meliantes aproveitam-se deste momento para realizar o furto.

– Dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.

– Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista ou cobrador.

– Ande sempre com o dinheiro da passagem contado ou dê preferência ao vale transporte.

– Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados.

– O transporte escolar é um item de grande relevância e merece toda a atenção dos pais, que além de exigir a apresentação do alvará de circulação, devem avaliar as condições de conservação e segurança do veículo, pedir referências e orientar as crianças para prestarem atenção à conduta do motorista no trânsito. Além disso, é imprescindível ler com cuidado cada item do contrato e das condições de pagamento.

Ao dirigir com as crianças no carro

– Durante o trajeto para a escola, o pai ou a mãe deve estar atendo aos arredores, pois os criminosos se aproveitam da algazarra das crianças para furtar bolsas, celulares, relógios e outros pertences do motorista.

– As crianças, de acordo com a idade, devem andar no banco traseiro, nos assentos apropriados e indicados pela legislação em vigor. A criança deve ter alguns cuidados básicos ao atravessar as ruas – Não atravessar por trás de árvores, carros, ônibus e bancas de jornais, pois pode não ser vista por um carro que está em alta velocidade.

– Procurar ser visto ao atravessar as ruas e utilizar sempre a faixa de pedestres. 

Nas ruas

– Nunca demonstre que está procurando um endereço. Bandidos se aproveitam de quem está perdido ou desatento.

– Não use bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro.

– Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras, celulares, tablets, colares, etc.

– Evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas.

– Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

– Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.

– Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.

– Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.

– Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa ou local de trabalho.

– Ao retornar para sua residência e notar algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia.

Para os pais

– No carro, evite adesivos, placas ou crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma frequentar.

– Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência.

– Evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao seu redor quando estiver parado (ex.: maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc.).

– Se for fumante, não fume parado no trânsito e muito menos com a janela aberta, pois essa conduta facilita a ação de criminosos.

– Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas.

– Evite ostentar o uso de joias, celulares, câmeras digitais, notebooks ou tablets.

– Atentar, ao chegar ou sair de casa, para a presença de estranhos nas imediações.

– Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado.

– Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado(a).

– Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.

– Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada.

– Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos.

– Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite.

– Evite namorar dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos.

– Não pare para discutir “fechadas” ou “batidinhas”. É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem