Ao assumir a o cargo de Assessor na primeira secretaria da ALEPE, o ex-prefeito e ex-deputado, Toinho do Pará (PHS) tomou uma difícil, porém acertada decisão para a sua sobrevivência política e também para o sustento de sua família. Em meio a um momento difícil do grupo político do qual fazia parte, Toinho não via nenhuma perspectiva de sucesso, continuando no grupo de oposição. O grupo Taboquinha continua a cada dia mais dividido e que ficando no grupo, só restaria para o ex-prefeito recomeçar como candidato a vereador, e caso não obtivesse uma expressiva votação, seria o fim do político Toinho.
Toinho ao vencer Edson Vieira (PSDB) em 2008, assumiu uma verdadeira bomba das mãos de Zé Augusto Maia (PROS). E Por muita gente ter votado em Toinho por paixão política, mesmo sabendo que Edson Teria mais capacidade para governar. Então ele já assumiu com alta rejeição. Mas Toinho surpreendeu e fez um bom primeiro ano de mandato, sendo reconhecido como um dos melhores prefeitos na área da educação, passando a ser admirado por educadores até de oposição. Porém isso passou a causar uma grande ciumeira por parte do clã Maia e seus seguidores. Pois estamos carecas de saber que o projeto de Zé Maia era eleger alguém que não brigasse pela reeleição e assim ele voltar em 2012.
Toinho cometeu um grande erro. Não por não vontade própria, mas como devia a sua eleição a Zé, não tinha condições nem força no grupo para bater o pé e colocar pessoas de sua confiança em seu secretariado, permanecendo basicamente todos os seguidores de Zé. E como o projeto era fritar Toinho e por a culpa exclusivamente nele e não em quem o padrinho, Figueroa terminou seu mandato queimado ao ponto de nem ter condições de por seu nome como pré-candidato a reeleição. Certamente isso tudo deve ter deixado o ex-prefeito muito magoado, mas sem condições em de ir a publico reclamar.
Mas na vida e na política, nada como o tempo. Chegou à hora de Toinho dá o troco. O que mais nos revolta e ver essas pessoas que prejudicaram Figueroa, o criticando e o acusando de ter feito um mal governo para depois Edson ganhar a eleição. E falando que ele se vendeu por conta de um emprego. Será que não passa pela mente desse povo doente e cego politicamente que não pensam que Toinho tem uma família para sustentar.
Em um grupo totalmente perdido, dividido e que trabalhou contra a sua administração e um bom cargo que pode depois representar em sua volta a ALEPE, vocês que criticaram escolheriam qual?
O que não ficou claro ainda, pois devem está em processo de negociação. Como será a posição de Toinho do Pará com relação à eleição do ano que vem em Santa Cruz do Capibaribe? Pois com Figueroa trabalhando para o deputado Diogo Moraes (PSB), que é aliado do prefeito Edson Vieira. Será que em troca do apoio, Toinho terá que apoiar a reeleição de Edson ou o apoio será restrito a Diogo e sua eleição em 2018?
Por: Marciel Aquino
(Todas as opiniões expressas aqui são de total responsabilidade do colunista que a escreveu, desta forma, suas reflexões devem ser atribuídas ao mesmo).