Marina X Aécio.





Hoje, faltando três dias para a eleição, acho que a grande emoção nesta reta final será quem irá para o segundo turno com a presidenta Dilma. A candidata do PT a reeleição se recuperou nas ultimas duas semanas e novamente é a favorita a comandar a Brasil por mais quatro anos. 

Dilma cresceu em todos os cenários, ao mesmo tempo em que Marina caiu. Alguns dos votos de Marina, foram para Dilma e a grande maioria para Aécio. Então de acordo com as últimas pesquisas, já não é certa a presença de Marina no segundo turno, pois com 25% X 20%, já está dentro da margem de erro e conseqüentemente empatados tecnicamente.

Vejam mais um dado interessante: pesquisa realizada pelo IBOPE e divulgada pelo G1, foi perguntado ao eleitor se era uma decisão definitiva, que não mudaria seu voto. Dilma aparece com 73%, Aécio com 66% e Marina 64%. Ainda de Acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada hoje pelo Jornal Folha de São Paulo, a candidata Marina Silva (PSB) está em processo de declínio no Brasil inteiro. Segundo o jornal, a queda foi mais acelerada entre os eleitores mais ricos, mais escolarizados e do Sul do país. No final de agosto, diz o jornal, Marina tinha 42% entre os eleitores de nível superior. Caiu 10 pontos e agora tem 32%.

Entre os eleitores com ensino fundamental, caiu seis pontos percentuais. Já na classe média alta, com renda de cinco a 10 salários mínimos, Marina caiu 12 pontos em 30 dias: de 42% para 30%. No Sul, Marina perdeu metade dos seus eleitores. Tinha 30% dos votos da região, em agosto, e hoje tem apenas 16%. Já Dilma e Aécio cresceram oito pontos cada, na região. No Nordeste, a queda foi de nove pontos em 30 dias e, no Sudeste, de oito. Já entre os católicos, Marina tinha 31% no início de setembro e hoje tem apenas 20%.
  


Ainda tem outra hipótese, sendo que mesmo remota. Com Dilma na casa dos 40% e a soma de Marina e Aécio 45%, se Dilma subir mais alguns pontos e Marina cair, a eleição poderia ser definida no primeiro turno. Então vamos aguardar fortes emoções nesta reta final.



Marciel Aquino 
(Política).

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem