Nutrição e Saúde Integral: Por Helder Viegas - ''O que doença celíaca?''


Semana retrasada  abordamos o poder dos cereais, em mais um de nossos artigos, incluindo cereais que contém o famoso Glutén. Hoje trataremos um pouco sobre uma doença que tem afetado muitas crianças e ainda jovens e adultos (ambos os sexos), pouco falada nas mídias: a Doença Celíaca. Mas o que esta tem a ver com o Glutén?

A doença celíaca é uma doença autoimune, em que as nossas próprias células de defesa imunológica agridem as outras células de nosso organismo, causando um processo inflamatório, no nosso intestino delgado, podendo levar a uma atrofia das microvilosidades do intestino e consequente diminuição da absorção de diversos nutrientes. E esta inflamação é provocada pelo Glúten. E o que é o Glutén?
O Glúten é uma proteína presente no trigo, cevada e centeio e consequentemente nas preparações e alimentos derivados (sendo a fração tóxica do Glúten, chamada de Gliadina). Importante salientar que não há cura para a doença celíaca. Mas o melhor tratamento e terapia é a retirada da dieta diária dos alimentos que contenham o glúten, onde o indivíduo afetado vive normalmente. Segundo artigo publicado no site do Dr Drauzio Varela, o médico Orlando Ambrogini (Coord. do Ambulatório de Doenças Intestinais da disciplina de gastroenterologia clínica, da Unifesp), a doença celíaca é uma doença de origem genética. “Há um componente genético bem definido, por isso ela pode acometer várias pessoas da mesma família. Se fizermos o diagnóstico em uma pessoa, todos os parentes de primeiro grau devem ser investigados, pois podem apresentar a doença mesmo sem apresentarem os sintomas”. 

Além de diarreia constante, o artigo supracitado ainda cita outros sintomas da Doença Celíaca como: à má absorção de nutrientes, cansaço, falta de ar, lesões na pele, queda de cabelo, dificuldade de crescimento em crianças, osteoporose e carência de algumas vitaminas, salientando que que algumas pessoas podem ter poucos ou nenhum sintoma. A doença deve ser acompanhada por médico Gastroenterologista que diagnosticará a doença por exames como biópsiaintestinal, além de que quando diagnosticada é necessário também acompanhamento Nutricional, pois a devida falta de acompanhamento pode acarretar agravamento do quadro clínico. Abaixo segue uma tabela dos alimentos permitidos e proibidos, publicada pela Associação de Celíacos do Brasil. 
                              TABELA DE ALIMENTOS PERMITIDOS E PROIBIDOS
GRUPOS
PERMITIDOS
PROIBIDOS
Farinhas e Féculas Cereais, Tubérculos e seus sub-produtos, que encontramos em forma de pó.Os mais indicadas: Arroz, Batata, Milho e Mandioca.
Arroz = farinha de arroz, creme de arroz, arrozina, arroz integral em pó e seus derivados.
O creme de arroz não é um creme ou pasta, e sim um pó.
Milho = fubá, farinha, amido de milho ( maisena ), flocos, canjica e pipoca. 
Batata = fécula ou farinha. 
Mandioca ou Aipim = fécula ou farinha, como a tapioca, polvilho doce ou azedo. 
Macarrão de cereais = arroz, milho e mandioca.Cará, Inhame, Araruta, Sagú, Trigo sarraceno.
TRIGO = farinha, semolina, germe e farelo. 
AVEIA = flocos e farinha. 
CENTEIOCEVADA = farinha.
MALTETodos os produtos elaborados com os cereais citados acima
BebidasSucos de frutas e vegetais naturais, refrigerantes e chás. Vinhos, champagnes, aguardentes e saquê. Cafés com selo ABIC.Cerveja, whisky, vodka, gin, e ginger-ale. Ovomaltine, bebidas contendo malte, cafés misturados com cevada. Outras bebidas cuja composição não esteja clara no rótulo
Leites e derivadosLeite em pó, esterilizados
(caixas tetra pack), leites integrais, desnatados e semi desnatados. Leite condensado, cremes de leite, Yacult. Queijos frescos, tipo minas, ricota, parmesão. Pães de queijo. Para iogurte e requeijão, verifique observações nas embalagens.
Leites achocolatados que contenham malte ou extrato de malte, queijos fundidos, queijos preparados com cereais proibidos. Na dúvida ou ausência das informações corretas nas embalagens, não adquira o produto
Açúcares
Doces
Achocolatados
Açúcar de cana, mel, melado, rapadura, glucose de milho, malto-dextrina, dextrose, glicose. Geléias de fruta e de mocotó, doces e sorvetes caseiros preparados com alimentos permitidos. Achocolatados de cacau, balas e caramelos.Para todos os casos, verifique as embalagens.
Carnes (boi, aves, porco, cabrito, rãs, etc), peixes e produtos do mar, ovos e Vísceras (fígado, coraçãoTodas, incluindo presunto e lingüiça caseiraPatês enlatados, embutidos ( salame, salaminho e algumas salsichas ) Carnes à milanesa
Gorduras e óleosManteiga, margarina, banha de porco, gordura vegetal hidrogenada, óleos vegetais, azeiteNão há restrições
GrãosFeijão, broto de feijão, ervilha seca, lentilha, amendoim, grão de bico, soja ( extrato protéico de soja, extrato hidrossolúvel de soja )Extrato protéico vegetal,Proteína vegetal hidrolizada
HortaliçasLegumes e verduras: TodasNão há restrições
CondimentosSal, pimenta, cheiro-verde, erva, temperos caseiros, maionese caseira, vinagre fermentado de vinhos tinto e de arroz, glutamato monossódico (Ajinomoto)Mainoese, catchup, mostarda e temperos industrializados podem conter o glúten. Leia com muita atenção o rótulo.
FRUTASTodasNão há restrições
QUAISQUER ALIMENTOSLeia atentamente os rótulosOs proibidos devem ter a expressão CONTÉM GLÚTEN nos rótulos
         Fonte: Associação dos Celíacos do Brasil * 1994 - 2004 * Todos os direitos reservados
Ressalto portanto que todos sintomas e sinais parecidos exposto neste artigo nem sempre podem disgnosticar a doença, só com avaliação e exames médicos é feito o devido diagnóstico. Semana que vem mais novidades para sua informação e saúde.


Helder Viegas 
Nutricionista CRN6 10289
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Ambulatorial
Atende na Clínica Sant’Anna, em Sta Cruz do Capibaribe (3731-4267)
Contato e dúvidas: helderviegas1@hotmail.com

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem