Evento reuniu empresários e governo do Estado para divulgação de serviço que disponibiliza informações estratégicas para o Polo de Confecções
Foi muito prestigiado o lançamento da plataforma SIM, em Toritama na última quarta-feira (6), serviço que fornece informações diferenciadas em apoio ao desenvolvimento dos mercados têxtil, de confecção e de design. Capitaneado pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), o lançamento atraiu empresários e representantes do governo do Estado.
O evento contou com representantes da Secretaria Estadual da Microempresa, da Prefeitura de Toritama, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), além de muitos empresários do Polo de Confecções.
“Nosso papel aqui é ofertar serviços que melhore a competitividade das empresas da região, em especial as pequenas”, declarou Edilson Tavares, presidente do NTCPE. “A ação é importante por ser uma forma de estimular a competitividade do Polo de Confecções, que é um importante gerador de emprego, renda e desenvolvimento para Pernambuco”, complementou Felipe Chaves, , Secretário Executivo de Políticas de Desenvolvimento da SDEC.
A plataforma SIM é uma ferramenta inédita que fornece acesso a seis importantes bancos de dados da área de moda: IEMI, WGSN, Deninhead, Stylesight, Mintel Oxygen e Mintel Inspire. Por meio deles, o usuário acompanha informações estratégicas sobre tendências, consumo e comportamento do mercado, além de novidades, eventos e pesquisas da área a nível regional, nacional e internacional.
Segundo a professora e doutora em design de moda Maria Alice Rocha, muitas das informações disponibilizadas pela plataforma SIM são usadas por grandes empresas, o que mostra a aplicabilidade dos dados fornecidos. “Um exemplo bom é o uso que elas fazem destas informações na área de design de produtos. É de grande eficácia”, diz.
• Conheça mais sobre os bancos de dados que formam o SIM:
WGSN: Abastece o mercado da moda e design com inteligência necessária para clientes que seguem apostando em produtos de sucesso comercial;
Stylesight: Traz valor tanto para designers à procura de mais tempo para ser criativos quanto para gestores que buscam redução de custos e retorno em investimentos;
Deninhead: Serviço especializado de tendências sobre jeanswear, casualwear e sportswear com uma vasta biblioteca de imagens e arquivos sobre detalhes, estilos e tendências.
Mintel Oxygen: Oferece relatórios de pesquisa de mercado e de consumidor; , com especial destaque aos conteúdos relacionados com estilo de vida e hábitos de consumo.
Mintel Inspire: Análises de tendências por indústria, área demográfica e grupos temáticos para a geração de ideias originais com base em pesquisas sólidas para planejar o amanhã.
IEMI: empresa especializada em inteligência de mercado, proporciona o acesso às tendências de consumo segmentadas e sua aplicação a negócios.
Sobre o NTCPE – O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções é uma organização social (O.S.) criada em agosto de 2012 para ser a executora de diversas ações para esta cadeia em Pernambuco, que atualmente gera mais de 150 mil postos de trabalho e é a segunda mais expressiva do Brasil. Possui um Conselho de Administração composto por 13 instituições públicas e privadas, entre elas: Banco do Nordeste e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sdec) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
As ações do Núcleo vão fomentar ações de incentivo a novos negócios, exploração de novos mercados e elaboração de estudos e pesquisas sobre a cadeia. Atualmente, dois projetos estão em foco: o Marco Pernambucano da Moda e o Programa de Inteligência Mercadológica. Todas as ações são desenvolvidas nas cidades do Polo de Confecções do Agreste (Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe) e no Recife, no Marco Pernambucano da Moda – espaço que funciona desde março de 2014, a partir de uma ação integrada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e é gerido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.