Na ciência da Nutrição existem hoje alguns parâmetros, índices e referências para avaliação do estado nutricional de um indivíduo. O mais famoso e utilizado é o Índice de Massa Corpórea (IMC), que é um dos indicadores usados pelos Nutricionistas e médicos para juntamente com avaliação completa e outras variáveis, diagnosticarem o estado nutricional e a faixa de peso que o paciente encontra-se. Usar uma fórmula para calcular a obesidade não é um conceito novo. Já no século XIX, um estatístico belga chamado Adolphe Quetelet criou o Índice de Quetelet, que media a obesidade ao dividir o peso da pessoa (em quilogramas) pelo quadrado de sua altura (em polegadas). O IMC se tornou um padrão internacional para medição da obesidade na década de 80 e o público aprendeu sobre ele no final da década de 90, quando o governo lançou iniciativas para encorajar alimentação saudável e prática de exercícios. Importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza esse índice como indicador do nível de obesidade nos diferentes países.
É fácil e você vai calcular agora em sua casa:
1º Passo - Anote seu peso e sua altura atual;
2º Passo - Divida o seu peso (em Kg) pela Altura (em metros) e anote o resultado;
3º Passo - Pegue este resultado e divida novamente por sua Altura (em metros) e anote o resultado final;
4º Passo - Finalmente verifique este resultado na tabela abaixo, sabendo que estes valores referem-se para Pessoas de ambos os sexos, de 19 a 59 anos apenas (outras faixas de idade seguem outras referências de avaliação do IMC, como crianças e idosos, além de pessoas em condições especiais e portadores de algumas patologias):
CLASSIFICAÇÃO FINAL - VALOR DO IMC CALCULADO
Para exemplificar, suponhamos que você esteja na faixa de 19 a 59 anos, e pesa atualmente 79Kg, com altura de 1,60m, não possuindo nenhuma deficiência física ou estando em outras condições patológicas. Logo o cálculo do seu IMC = 79 :1,60 = 49,4, após dividindo este resultado novamente pela altura, 49,4 :1,60 = 30,8, portanto seu IMC = 30,8 Kg/m2 . Colocando na tabela acima, verifica-se que você estaria na classificação de Obesidade Grau I, devendo urgentemente procurar um profissional Nutricionista, além de iniciar sob orientação, atividades físicas.
Espero que tenha ficado esclarecido este cálculo simples, e que sirva de alerta para manutenção de seu peso ideal e busca pela vida saudável. Lembrando que este é um dos índices que usamos em nosso consultório, porém é a soma de um conjunto de indicadores, avaliações físicas, de gordura estimada e entrevista completa presencial é que definirão o diagnóstico final do estado nutricional e parâmetro para terapia nutricional e plano alimentar correto e de sucesso.
Próxima semana mais novidades, relacionados a obesidade e magreza, não percam!
Helder Viegas – CRN 10289/P
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Ambulatorial
Atende na Clínica Sant’Anna, em Sta Cruz do Capibaribe (3731-4267).


Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.