![]() |
| Fotos: Divulgação |
Em uma região cada vez mais insegura, é difícil pensar que haja algum lugar com baixos índices de violência, mas, este lugar existe. A comunidade denominada de Vila do Pará, em Santa Cruz do Capibaribe já ultrapassa os 2.100 dias (6 anos) sem homicídios e os 800 dias (2 anos) sem ocorrências policiais.
A tranquilidade da vila é explicável de acordo com o líder comunitário Wilson Oliveira, segundo o radialista, a comunidade vem desenvolvendo já há algum tempo, uma cultura de paz que conta primordialmente com a colaboração dos moradores.
Um projeto denominado de ''Pará pela Paz'' auxilia os moradores em como proceder no cotidiano, onde ações em prol da segurança de toda comunidade também são desenvolvidas. Uma rádio ainda oferece suporte para o andamento do projeto em prol da paz, levando a para junto dos moradores em um debate amplo sobre segurança e hábitos de tolerância.
A Vila do Pará ainda conta com dez equipamentos de filmagens instalados em toda sua extensão. O circuito de monitoramento ajuda no patrulhamento urbano da vila, onde as filmagens registram 24 horas do dia a dia da localidade e são enviadas direto para uma central de apoio. Tido como um local extremamente tranquilo, a comunidade já foi alvo de várias reportagens feitas por emissoras de nível Nacional, ressaltando sempre a cultura de paz que deu certo.




Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.