![]() |
| Foto: Divulgação/Redes Sociais |
Um adolescente de 13 anos morreu na tarde desta quinta-feira (29) após ser atacado por um tubarão na Praia Del Chifre, em Olinda. O jovem foi identificado como Deivson Rocha Dantas e chegou a ser levado ao Hospital do Tricentenário, no bairro de Bairro Novo, mas já deu entrada na unidade sem sinais vitais.
De acordo com o médico Levy Dalton, clínico geral que atendeu a ocorrência, a vítima apresentava uma lesão extensa na coxa direita, atingindo uma região com grandes artérias. “Ele tinha uma lesão bastante extensa, num local de artérias no membro inferior, e como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu bastante sangue. E isso foi o quadro que fez o levar a um quadro de óbito. Ele já chegou aqui na unidade sem vida”, declarou.
Informações da Secretaria Estadual de Saúde indicam que o adolescente estava brincando no mar com amigos no momento do incidente. Após o ataque, um homem que estava no local realizou o resgate e tentou reanimar o jovem ainda na praia. Em seguida, moradores o conduziram em um carro particular até o hospital, já em parada cardiorrespiratória.
Segundo o médico, a equipe da unidade estava mobilizada para o atendimento. “Toda a equipe estava posta quando ele chegou aqui. Fizemos todas as medidas possíveis de acordo com o suporte avançado de vida. Mas, infelizmente, a gente não conseguiu reanimá-lo”, afirmou, acrescentando condolências à família e aos amigos da vítima.
Imagens registradas por moradores mostram a movimentação na praia logo após o incidente, incluindo o momento em que o adolescente é retirado do local. Próximo à área do ataque, há placas que alertam para o risco de incidentes com tubarões.
A Praia Del Chifre está localizada próxima ao limite entre os municípios de Olinda e Recife e já havia registrado um ataque em 2023, quando um surfista foi ferido. Com este caso, sobe para 82 o número de incidentes envolvendo tubarões registrados no litoral de Pernambuco nos últimos 34 anos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foi acionado às 14h21 para uma ocorrência classificada como “incidente envolvendo animal marinho”, mas, ao chegar ao local, constatou que a vítima já havia sido socorrida por terceiros.
Em nota, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) confirmou o caso e destacou que, somente em Olinda, existem 13 placas de sinalização indicando áreas sujeitas a incidentes, sendo quatro delas instaladas na Praia Del Chifre. O órgão ressaltou ainda que a região é monitorada desde a década de 1990 e integra o Decreto Estadual nº 21.402/99, que estabelece restrições a atividades náuticas devido ao alto risco.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.