Artigo: A importância dos 4 R’s da Sustentabilidade na Redução do Desperdício de Malha em Santa Cruz do Capibaribe - PE

José Austerliano Rodrigues.
Devido à crescente consciência sobre o impacto que temos no planeta, os stakeholders (partes interessadas, como fabricantes, governo, consumidores e mídia) estão cada vez mais bem informados sobre as possibilidades de contribuir positivamente para a sustentabilidade, afirma o Especialista Sênior em Sustentabilidade para Organizações de Diversos Setores, José Austerliano Rodrigues. 

Os 4 R’s são uma maneira simples de lembrar como podemos contribuir para a sustentabilidade. Eles nos conscientizam sobre o uso adequado dos materiais e o descarte responsável. 

Os 4 R’s são claros, fáceis de lembrar e aplicáveis. Eles nos ajudam a adotar pequenas mudanças que geram um impacto significativo na preservação do planeta. 

Os 4 R’s significam: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. 

O desperdício de malha em Santa Cruz do Capibaribe, é um desafio relevante para a sustentabilidade da indústria têxtil local. Sendo um dos principais polos de confecção do Brasil, a cidade gera grandes quantidades de resíduos têxteis, como sobras de tecidos e retalhos, que muitas vezes não são reaproveitados de forma eficiente. 

Segundo Austerliano, as soluções sustentáveis para o problema incluem a implementação do modelo de sustentabilidade de marketing, abordando as dimensões econômica, ambiental, social, cidadania ecológica e tecnologia da informação. Além disso, propõe-se o reaproveitamento na produção, a reciclagem têxtil, parcerias com cooperativas e a educação ambiental, bem como a conscientização de empresários e trabalhadores sobre a importância da sustentabilidade e do aproveitamento de materiais.

 

Santa Cruz do Capibaribe já possui algumas iniciativas sustentáveis, como fábricas que transformam resíduos têxteis em estopas e buchas de lavar, mas ainda há muito espaço para inovação e novos projetos sustentáveis. 

Estudos indicam que muitas micro e pequenas empresas de confecção em Santa Cruz do Capibaribe não adotam políticas ambientais adequadas para o gerenciamento de seus resíduos têxteis. Como resultado, grande parte desses resíduos é descartada de forma inadequada, contribuindo para problemas ambientais na região.  

Portanto, há uma oportunidade significativa para o desenvolvimento de iniciativas que promovam a reciclagem e reutilização desses materiais (os 4 R's da sustentabilidade), possivelmente por meio da criação de fábricas especializadas na produção de buchas e estopas a partir dos resíduos têxteis gerados na região. Além disso, o modelo de sustentabilidade de marketing, testado em grandes indústrias brasileiras, por Austerliano, pode ser uma abordagem eficaz.

José Austerliano Rodrigues é Administrador e Especialista Sênior em Sustentabilidade para Organizações de Diversos Setores, além de Docente em Empreendedorismo e Gestão de Sustentabilidade em Marketing. Possui Doutorado em Sustentabilidade de Marketing pela UFRJ.

E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br

Instagram: @joseausterliano.


Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem