Artigo: A Necessidade de Incentivo às Políticas Públicas para o Turismo Rural Sustentável em Santa Cruz do Capibaribe – PE


Para José Austerliano Rodrigues, filho de Santa Cruz do Capibaribe, que está testando um Modelo de Sustentabilidade de Marketing, composto pelas dimensões econômica, ambiental, social, cidadania ecológica e tecnologia da informação, em empresas brasileiras e órgãos públicos como parte de sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, as políticas públicas para o turismo rural sustentável são ações, diretrizes e programas desenvolvidos pelos governos (municipal, estadual ou federal) com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais de forma a respeitar e preservar o meio ambiente, fomentar o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas. 

O turismo rural oferece às comunidades rurais uma oportunidade de crescimento, além de maneiras de aprimorar ou agregar valor à natureza local, às atrações culturais e às atividades, promovendo a produção de alimentos locais e o lazer em paisagens intocadas. Além disso, gera oportunidades de renda e emprego para as áreas rurais, desempenha um papel significativo na revitalização de recursos naturais e culturais e é essencial para a economia das regiões rurais de Santa Cruz do Capibaribe. 

O Cruzeiro da Palestina é um dos atrativos turísticos e religiosos da zona rural de Santa Cruz do Capibaribe. A Serra do Pará, por sua vez, é um dos principais pontos turísticos naturais do município, conhecida por suas formações rochosas e trilhas. Além disso, localidades como Manhosa e Serra da Onça também podem estar associadas ao turismo rural sustentável da região.

Desta maneira, O turismo rural sustentável é definido como atividades que contribuem para o desenvolvimento econômico e social positivo das áreas rurais, sem prejudicar os ambientes social e natural. 

A gestão do turismo rural e dos destinos rurais é uma questão que exige incentivos da prefeitura de Santa Cruz e o envolvimento do setor de turismo rural e das associações turísticas locais. O mais importante é que esses atores compreendam a importância das práticas sustentáveis e seus benefícios, além da aceitação delas pela comunidade. Além disso, o modelo de sustentabilidade de marketing — com suas dimensões econômica, ambiental, social, cidadania ecológica e tecnologia da informação — pode contribuir para a melhoria dos padrões de vida, equilibrando a proteção ambiental, a promoção de benefícios econômicos, a justiça social e a preservação da integridade cultural (Figura 1).

Figura 1: As cinco dimensões da Sustentabilidade de Marketing

Fonte: Adaptado de Lim, 2015.

José Austerliano Rodrigues é Administrador e Especialista Sênior em Sustentabilidade para Organizações de Diversos Setores, além de Docente em Empreendedorismo e Gestão de Sustentabilidade em Marketing. Possui Doutorado em Sustentabilidade de Marketing pela UFRJ.

E-mail: austerlianorodrigues@bol.com.br

Instagram: @joseausterliano.


Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem