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Nutrição e Saúde Integral: Troca de alimentos que fazem a diferença — Por Helder Viegas


O ano para muitos inicia após o feriadão do carnaval, e aí que vários reiniciam sua luta contra a balança, correndo atrás do prejuízo. Temos demonstrado através de nossos artigos, que não é difícil entrar numa verdadeira Reeducação Alimentar. Comendo com sabor e prazer, e sabendo o caminho dos alimentos mais funcionais e nutritivos, substituindo por os mais calóricos e vazios nutricionalmente. 

Vamos elencar abaixo cinco trocas importantes que servem como orientações de alimentos mais saudáveis e menos calóricos, para você que deseja Emagrecer e também mudar para uma alimentação rotineira mais saudável. Obviamente, que toda mudança deve ser gradual, para não gerar desistência rápida, e acompanhada por um bom profissional.

Vamos lá:

TROQUE:

1 - O leite integral (ou de gado) por leite desnatado, além de menos calorias e principalmente teor de gorduras presentes é uma boa fonte de proteínas e carboidratos de qualidade.

Sendo indicado não só para Emagrecimento, mas para vários pacientes com patologias cardíacas, diabéticos, pessoas com Dislipidemias (Colesterol e triglicerídeos elevados);


TROQUE
2 – Batata inglesa POR Batata-doce, que é a parente doce da batata tendo menor índice glicêmico, isso quer dizer que esse carboidrato é processado mais lentamente pelo organismo e não induz picos nos níveis de açúcar ou na liberação de insulina;

TROQUE

3 - Cereal de flocos de milho açucarado (os famosos “sucrilhos das diversas marcas” que as criança gostam) POR Aveia, que alem de menos calorias, é repleta de carboidratos de liberação lenta (que mantêm seus níveis de energia por mais tempo) atuando no fornecimento de energia (disposição) por mais tempo, por exemplo, fazendo o contrário dos cereais matinais tradicionais, mais calóricos e cheios de açúcar.

TROQUE

4 - Pão tradiconal POR raízes e tubérculos (inhame, cará, macaxeira em quantidades calculadas também), pois como já se sabe o pão é um vilão calórico para quem consome demasiadamente, o que ocorre muito em várias pessoas, que não se contentam com 01 unidade por dia;

TROQUE

– Refrescos e sucos industriais (caixinha) açucarados “de fruta” POR sucos DA FRUTA. Algumas bebidas ditas “sucos”, como os refrescos, chegam a ter apenas 5% de fruta na fórmula, além do que possuem corantes, outros produtos químicos e muito açúcar!!!

São simples exemplos de boas trocas que vão fazendo a diferença. Sempre frisamos a importância de sabermos o que comemos e de aprendermos a Ler os rótulos dos produtos, para optar sempre por os melhores e mais naturais. Seguem abaixo mais trocas, postadas em nosso instagram oficial (@nutricionistahelderviegas), postadas outrora pela equipe do Ministério da Saúde. E próximo artigo vem mais Saúde e Nutrição!


Nutricionista Helder Viegas
CRN6 10289 - Especialista em Nutrição Clínica
Especialista em Fitoterapia e Suplementação Esportiva
Atende na Clínica Sant’Anna (3731-4267)
Instagram: @nutricionistahelderviegas


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