Destaques Em Pernambuco, projeto de lei quer obrigar presos a pagarem despesas da tornozeleira eletrônica

Em Pernambuco, projeto de lei quer obrigar presos a pagarem despesas da tornozeleira eletrônica


Um projeto que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco quer obrigar presos do sistema prisional de Pernambuco que usam tornozeleira eletrônica a bancarem as despesas do equipamento durante o tempo de uso. 

O projeto de autoria do deputado Gustavo Gouveia (DEM) diz que caso o preso não possua condições financeiras para manter o equipamento deverá usar o dinheiro ganho no seu trabalho, enquanto preso, tomando base no artigo 29 da Lei Federal nº 7.210, de 11 de julho de 1984, que institui que o pagamento do trabalho prestado será para o ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com a manutenção do condenado. 

Os dois projetos semelhante só terão validade, caso aprovados, no âmbito de Pernambuco – Foto: Ilustração

O texto ainda afirma que caso o usuário da tornozeleira não pague, o valor deverá ser inscrito na Dívida Ativa do Estado de Pernambuco. E caso o preso não tenha a extrema condição de pagar, ficará suspensa a exigibilidade do débito, o qual somente poderá ser cobrado se, nos 5 anos após à inscrição em dívida ativa, deixar de existir a situação de hipossuficiência.

O autor da proposta justifica que é grave a situação do sistema prisional brasileiro. “A principal razão está na falta de recursos para mantê-lo. Se as despesas com a assistência material fossem suportadas pelo preso, sobrariam recursos que poderiam ser aplicados em saúde, educação, em infraestrutura e etc.”, diz Gustavo Golveia na justificativa.

Na assembleia também há outro projeto com conteúdo semelhante, de autoria do deputado Erick Lessa (PP). E segundo ele, o custo operacional  de cada tornozeleira para o Estado é de R$ 236,00 mensais.

Comissão que analisará a constitucionalidade do projeto – Foto: Divulgação/ALEPE

Para o debate dos dois projetos, a ALEPE promoverá na próxima segunda (11), uma audiência pública para ouvir a opinião de civis em relação aos projetos de ressarcimento. De acordo com o presidente da Comissão promotora da audiência, deputado Antônio Moraes (PP), a audiência sobre as tornozeleiras será promovida conjuntamente com as Comissões de Justiça (CCLJ) e de Cidadania. Os parlamentares deverão analisar a constitucionalidade e a conveniência dos projetos que começaram a ser debatidos na CCLJ.

Bruno Muniz 07 nov 2019 - 19:04m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Total (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)

Cabeça Gesso (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Auto Planos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Sistemax (Grande)
Moura & Lima (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Cetias (Grande)
Mateus Assistência (Grande)