Foto: Júnior Porciúncula |
Em meados de junho se iniciou em Santa Cruz do Capibaribe uma onda de tempo mais frio que duraria até o início de setembro. Hoje, a cidade enfrenta novamente uma intensa onda de calor com temperaturas que atingem até os 35º, tempo seco e baixa umidade do ar. O calor em excesso provoca uma série de reações no corpo humano e o Blog do Bruno Muniz apresenta alguns cuidados que devem ser tomados para evitar problemas que vão além do mal-estar.
Pele, olhos, nariz e gargantas secas, cabelos “indisciplinados”, indisposição, incêndios: algumas manifestações típicas de baixos índices referentes à umidade relativa do ar são notadas com facilidade. Geralmente provocados por massas de ar quentes e secas, tal situação pode causar, além dos desconfortos citados, danos à saúde.
Confira alguns cuidados básicos relacionados ao consumo de água:
– É importante lembrar-se de beber água. Muitas pessoas esquecem e acabam passando vários períodos sem tomar um gole d’água. É importante tomar um copo d’água a cada hora.
– Se for praticar atividade física, a necessidade de tomar água aumenta ainda mais.
– Nos dias mais quentes a perca de água é maior. Por isso é importante redobrar os cuidados para não desidratar
– Observe a cor da urina. Se estiver escura é porque o corpo está precisando de mais água.
– Coma alimentos ricos em água, como frutas e verduras. Algumas são muito ricas em água, como rabanete, tomate, melancia, morango, banana e clara de ovo.
– Se sentir sede, beba água. A sede é um importante sinal de que o corpo já está precisando de água.
Assim como os alimentos, outras bebidas podem ajudar na hidratação. A água de coco e sucos naturais são ótimas indicações. Já alimentos de difícil digestão devem ser evitados, como carne de porco e embutidos como: salsicha, presunto, mortadela, bacon, etc.
Com as crianças os cuidados em dias quentes devem ser maiores. Elas nem sempre conseguem expressar que estão com sede. Assim deve-se oferecer água à criança durante todo o dia, com intervalos regulares.