Título: Por que eu decidi viver?
Autor: Frederico Sawabini
Editora: Ideeditora
Edição: 2018
Gênero: ficção
"Sejamos pétalas, pois já espinhos demais,Sejamos calmaria, pois há tempestades demais,Sejamos amor, pois o amor, o verdadeiro amor, nunca é demais."
Quando a dor atravessa o caminho sufocando a vontade de viver. Nesta história de sentimentos e conflitos, o autor nos aproxima do personagem principal através dos muitos desafios e acontecimentos inesperados que marcam sua visão.
Por que eu decidi viver? Aborda a importância de se pedir ajuda no instante de desespero, no momento em que não se raciocina e que falar e ser ouvido podem mudar toda a trajetória e o sentido de uma vida.
Por que eu decidi viver? Aborda vários acontecimentos, dentre eles o suicídio. O personagem compartilha com o leitor o seu sofrimento e de toda a sua família depois da partida inesperada de sua irmã Débora, que tomou uma dose cavalar de medicamentos com o intuito de ter uma overdose, e foi justamente o que lhe ocorreu. Diante da partida precoce de Débora temos acesso a reação e situação psicológica da família por meio dos relatos de seu irmão mais novo, ou seja, além de ter sido trabalhado a situação da Débora e o que à levou ao suicídio, temos uma visão abrangente da família diante de tal acontecimento.
A obra é clara e direta, além de apresentar as circunstâncias a qual levaram a protagonista ao suicídio, também é trabalhada toda a questão de sofrimento e desgaste psicológico da família e amigos, temos toda a situação sendo narrada pelo irmão caçula, este que não tem o nome revelado no início nem desenrolar da historia, mas será que no final temos a sua revelação? Deixo essa dúvida pairando no ar! Além de narrar o suicídio da irmã e o sofrimento da família, ele traz trechos de incentivo à vida de outras obras que abordam a mesma temática, pontuando o valor a vida.
A obra possui folhas amareladas, com bons escapamentos e margens.
Por Bruna Marques