Destaques “Ele(a) não presta, não te ama” — Por Lucas Andrade

“Ele(a) não presta, não te ama” — Por Lucas Andrade


Alienação parental, talvez você nunca ouviu falar sobre essas palavras ou até tenha ouvido mas não dado tanta importância. Casais separados, um deles (geralmente o que está com a guarda do menor) começa a manipular os filhos para que esse se afastem, o que interfere diretamente na formação psicológica da criança ou adolescente os induzindo a repudiar um dos genitores causando prejuízo aos vínculos afetivos com este.

Em outras palavras, quando você diz a seu filho “seu pai ou mãe não presta”, “seu pai ou mãe não gosta de você”, ou até mesmo proíbe o contato direito ou indireto, seja por telefone ou pessoal, falando mau do outro, etc, você inconscientemente ou não, acaba interferindo no desenvolvimento afetivo do menor com seu genitor(a), o que é considerado a prática de Alienação Parental.

Algumas vezes tenho recebido em dias de atendimento, algumas pessoas que levam situação parecidas e até consideravelmente de fato uma prática de Alienação Parental, me preocupa o grande número de ocorrências com essa característica, já que uma criança ou adolescente que sofre esse tipo de mau, sofre muito e vou lhe dizer porquê. 

Um dos problemas é a falta de desenvolvimento saudável da criança, problemas psicológicos o que acaba interferindo em sua conduta na sala de aula, na sociedade, na família, atingindo seu emocional, angustiando o menor que sofre com essa prática.  

Genitores separados dever ter muita maturidade para lidar com a situação, e não pressionar o filho para que este venha a amar ou odiar mais um do que o outro, a criança nada tem haver com o insucesso do relacionamento dos genitores, e devia está resguardada e protegida por estes e não recebendo por transferência a mágoa ou ressentimento que existe em uma das partes para seu filho, além disso tal prática fere o direito fundamental da criança e adolescente, uma vez que a lei garanta a convivência familiar saudável. Art 3, Lei 12.318. 

Vale lembrar que essa prática é considerada crime e que tanto os pais quanto os avós maternos ou paternos também cometem o mesmo crime. 

Ao identificar uma criança que sofra deste mau, acione imediatamente o Conselho Tutelar ou disque 100, sua contribuição é muito importante! 

Lei 12.318 de 26 de agosto de 2010, sobre a Alienação Parental. 

Forte abraço e até a próxima!

Por Lucas Andrade

Conselheiro Tutelar

Bruno Muniz 15 mar 2019 - 19:14m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)

Auto Planos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Cetias (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
APAE (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Mateus Assistência (Grande)