Imagem meramente ilustrativa |
No primeiro mês do ano choveu pouco em Santa Cruz do Capibaribe, porém, foi o suficiente para provocar o surgimento de mais escorpiões. Lacrau ou alacrau, como também pode ser reconhecido em algumas regiões do Brasil, é um animal invertebrado artrópode que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos. Venenosos, os bichos podem ser um problema para os seres humanos, podendo inclusive provocar a morte de uma pessoa já em fase adulta.
Nos último dia 29, uma criança morreu no Interior de São Paulo após ser picada por uma escorpião. A menina identificada como Sofia tinha 4 anos e foi picada no polegar direito. Por isso, todo cuidado com os escorpiões é necessário e algumas medidas simples e urgentes devem ser tomadas em casos de ataques.
Essa semana, o blog recebeu o contato de uma residente do bairro Nova Santa Cruz, em Santa Cruz, cujo a filha, de 16 anos, também foi picada por um escorpião. Edileuza Soares afirmou ao blog que não conseguiu capcuturar o animal por meno, mas que registrou o momento do ataque quando a filha lavava louças. O escorpião em questão teria saído de um orifício presente debaixo da pia e desferiu o veneno na vítima.
"Minha filha sentiu uma pontada no pé, e gritou. Quando fui lá não vimos nada. Porém em fração de segundos o pé dela começou a inchar e logo constatamos que ela havia sido picada por algum inseto. Retiramos umas coisas que estavam debaixo da pia e encontramos o escorpião, porém antes mesmo que a gente matasse ele, ele entrou dentro de um buraco e fugiu", contou.
Mariana (16) foi medicada e passa bem, mas ainda assim sofreu com forte febre por duas noites seguidas em virtude do ataque.
Saiba como proceder em caso de picada de escorpião:
Em caso de picada de escorpião amarelo, vermelho, marrom, preto ou de qualquer outra espécie, lave o local com água e sabão e procure atendimento médico imediatamente. Procure manter a calma e movimentar-se o mínimo possível. Se puder, capture o animal e leve-o ao serviço de saúde para facilitar a identificação do escorpião.
O que não fazer após uma picada de escorpião:
⇒ Não amarrar ou fazer torniquete na região afetada;
⇒ Não colocar nenhuma substância no local da picada nem fazer curativos para não aumentar o risco de infecções;
⇒ Não queimar, cortar ou perfurar o local;
⇒ Não ingerir bebidas alcoólicas, gasolina, álcool, querosene ou qualquer outro líquido com o intuito de cortar o efeito do veneno. Além de não produzirem nenhum efeito, podem causar intoxicações e piorar o quadro.
O tratamento da picada de escorpião geralmente é feito com medicamentos anestésicos e analgésicos. O tempo de duração é de cerca de 6 horas. Nos casos mais delicados, a vítima recebe soro antiescorpiônico e antiaracnídico, e fica em observação durante pelo menos 12 horas.
Normalmente a picada de escorpião provoca dor moderada ou intensa ou formigamento no local. Nos casos mais graves, pode haver náuseas, vômitos, transpiração intensa, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, agitação, salivação e tremores.
Os escorpiões são animais carnívoros de hábito noturno. Durante o dia, podem permanecer escondidos em lugares escuros, como armários, calçados, gavetas e toalhas.
Para evitar picadas de escorpiões e outros animais peçonhentos, é importante ter alguns cuidados, como:
⇒ Manter o jardim e o quintal limpos, evitando o acúmulo de folhas secas e outros entulhos;
⇒ Não secar roupas no chão, em cercas ou em muros;
⇒ Manter a grama bem aparada;
⇒ Limpar regularmente as áreas de terrenos baldios que ficam próximas às casas;
⇒ Sacudir os calçados e as roupas antes de usá-los;
⇒ Verificar os lençóis das camas antes de se deitar;
⇒ Deixar camas e berços afastados pelo menos 10 cm das paredes e não deixá-los em contato com as cortinas;
⇒ Colocar telas nos ralos e rodos nas portas, fechar frestas e buracos em paredes, vedar os vãos entre a parede e o forro para impedir a entrada de escorpiões na residência.