.

Secretaria de Saúde prepara ações em alusão ao Novembro Azul

Foto: Divulgação
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), mais de 60.000 casos de câncer de próstata são descobertos a cada ano. A prevenção e o cuidado precoce são imprescindíveis para evitar o agravamento da doença, levando em conta que 90% dos casos podem ser solucionados se forem previamente descobertos.

A doença é tema de campanhas e ações durante o mês de novembro. Com isso, a Secretaria de saúde Santa Cruz do Capibaribe preparou uma série de ações educativas em busca de conscientizar os homens e quebrar o preconceito que eles possuem em relação à prevenção e aos exames necessários.

A iniciativa começará nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, entre os dias 12 e 14 de novembro, onde enfermeiros e agentes de saúde realizarão palestras, triagem e encaminhamento para realização de teste rápido antígeno prostático específico - PSA e ultrassonografia de próstata.
Foto: Assessoria
Já no dia 22 de novembro, a ação será realizada durante a manhã, na Avenida 29 de Dezembro, onde as equipes do NASF (Núcleos Ampliado de Saúde da Família), CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e do Laboratório Municipal realizarão testes e exames, como glicemia, HIV, hepatite, sífilis e ultrassonografia, além de tratamentos odontológicos e vacinas. Esse dia não será restrito aos homens, as mulheres poderão participar.

Vale destacar que “o novembro azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata, no entanto esse é apenas um período simbólico e não significa que o homem só irá ter acesso aos serviços de prevenção somente neste período, pois durante o ano inteiro ofertamos orientações e cuidados”, comenta Claudia Freitas, diretora de Atenção Especializada.

As Unidades Básicas de Saúde são o primeiro passo para auxiliar a população a ter acesso a essas informações e serviços e, quando necessário, fazer o encaminhamento para outras unidades e especialistas. 

Conteúdo de Assessoria



Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso