.

Prefeitura realiza entrega de cisternas na Zona Rural de Gravatá

Foto: Divulgação
Hoje estiver na redação da Globo em Caruaru onde tb e estudio da Radio CBN , falando sobre o projeto de lei que obriga , hospital , clínicas , laboratórios particulares  que tem convênio com SUS expor em local visível ao público lista  com informações sobre as respectivas especialidades e serviços coberto gratuitamente pelo SUS projeto esse foi destaque

Os moradores da zona rural comemoram uma grande vitória. Para amenizar o problema de abastecimento de água nas regiões mais secas do município, estão sendo construídas 400 cisternas para atender essas comunidades.

No Distrito de Avencas, as cisternas já estão sendo entregues. Rosilene Bezerra mora há 23 anos na comunidade e conta sobre as melhorias que as cisternas estão proporcionando para a comunidade.
“Era meio difícil água, mas, graças a Deus, agora está maravilhoso. A pouca água que tem aqui é salobra e não dava para consumir de jeito nenhum. Mas agora tudo está melhor. Tenho uma cisterna na minha casa só para uso da minha família”, disse.
Adriana Barbosa conta que moram 8 pessoas em sua casa e que era muito difícil o abastecimento da água.
“A gente tinha que carregar baldes. A quantidade era bem limitada e, para quem tem crianças, isso é bem difícil. Estou feliz demais com a construção dessa cisterna. As coisas estão melhorando bastante para nós”, contou.
Com um sorriso no rosto, Lúcia Maria do Prado agradece pelo serviço recebido.
“Para beber e cozinhar, a gente tinha que comprar muita água mineral e isso pesa no bolso, porque o dinheiro já é pouco. Eu só acreditei mesmo quando vi o reservatório construído. A alegria é grande. Só tenho mesmo que agradecer ao Prefeito Joaquim Neto por trazer essa benção para nós”, falou.
O Administrador Distrital, Moabes Pereira, tem acompanhado de perto as construções, entregas e abastecimento dos reservatórios. Ele pontua a luta incessante da gestão em conseguir o investimento.
“Só quem vive e convive com a falta d’água sabe como é difícil lidar com a situação. É recompensador ver meus vizinhos felizes por esta conquista que o Prefeito Joaquim Neto e o Deputado Federal Bruno Araújo trouxeram para nós. Muita gente vai ter a vida melhorada a partir de agora”, pontuou.
As cisternas são de alvenaria e possuem capacidade de 16 mil litros. Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo em que a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas. A água é armazenada em um reservatório capaz de garantir uma quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas das famílias. A Prefeitura também garantirá o abastecimento através de carros-pipa.

A ação faz parte do programa do Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura de Gravatá, ASSOCENE, órgão que gere o programa e ACANOR, empresa responsável pela construção.

Até o momento já foram entregues cerca de 70 cisternas em Avencas de Cima, Avencas de Baixo, Sítio Zezinho, Logradouro e Tarrafas. As construções continuam e irão beneficiar famílias de vários sítios, como Contunguba, Maria Isabel, Lagoa Queimada, Várzea Grande, Telha Grande.


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso