Destaques 2º dia do Muticom abordou os desafios da evangelização no ambiente virtual

2º dia do Muticom abordou os desafios da evangelização no ambiente virtual


Jô Mazzarolo, Francisco José e Irmã Joana Puntel marcaram presença no evento.

Foto: Assessoria de Comunicação

O 7º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste II seguiu com uma vasta programação neste sábado (20). Agentes da Pastoral da Comunicação de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas estão em Caruaru até este domingo (21) para partilhar suas experiências e participar das formações com temáticas voltadas para a comunicação e a igreja.

Neste sábado, as atividades foram iniciadas às 7h30 com um momento de oração. Em seguida, a Irmã Joana Puntel (Paulina), abriu a manhã com a conferência “O Caminho da Igreja na Comunicação” onde iniciou sua explanação com o questionamento “O que significa evangelizar em um mundo marcado pelas mudanças tecnológicas?”, inquietando o público.

“A missão de evangelizar e anunciar a boa nova vem de como fazê-lo. É necessário caminhar na mudança cultural. Princípios não envelhecem, mas se revestem, se renovam as formas e as linguagens”, esclareceu Puntel.

Foto: Assessoria de Comunicação

O fotógrafo Drailton Gomes, da SacerdosPhoto, apresentou em seguida o case da sua empresa que capta registros de celebrações religiosas, com um olhar que vai além do momento a ser fotografado, trazendo para as fotos a riqueza sublime dos detalhes que marcam os ritos litúrgicos.

O evento contou com a presença de Jô Mazzarolo, diretora da TV Globo Nordeste, que ministrou a 2ª conferência “A mídia: rede de comunicação, comunhão e cooperação”. Jô explicou que o primeiro segredo da comunicação é ser simples, aí está um dos motivos do mundo está encantado com o Papa Francisco.

“Essa é a essência. Não é subestimar, é ser compreendido, e isso é ser para todos”, pontuou.

A programação da manhã foi finalizada pelo Pe. Maurício Cruz, com uma temática voltada para redes sociais.

“Pós-verdade, que é o que vivemos hoje, é o tempo da mentira. Apesar de querer se encher de verdade, vale tudo pela informação. O fake distorce o tempo e faz você acreditar numa temporalidade diferente do real. Ele distorce o lugar. Muda o sujeito e o conteúdo. É preciso ir na fonte para averiguar as notícias”.

Foto: Assessoria de Comunicação

À tarde foi a vez dos participantes explorarem atividades práticas nas oficinas disponibilizadas no Muticom. Para encerrar a programação formativa, o jornalista Francisco José explorou a temática Fake News e o jornalismo de paz, e trouxe relatos das suas experiências como repórter. 

Foto: Assessoria de Comunicação

Durante a noite, o forró e o cordel marcaram o momento cultural, oportunidade de descontrair, conversar e fazer novas amizades. O Muticom segue até às 12h deste domingo (21), na sede da Fafica – Facudade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, localizada na Avenida Cícero José Dutra, s/n, Petrópolis.

Bruno Muniz 21 out 2018 - 4:46m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)

Moda Center (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Sistemax (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
APAE (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Kits Elásticos (Grande)