.

Pesquisa do Ipespe em parceria com Folha de Pernambuco gera polêmica por soma de 101%

Levantamento foi feito por telefone; Posições de Danielle e Lóssio foram alteradas após divulgação de jornal.
Imagem publicada inicialmente pela Folha de Pernambuco – Foto: Folha de Pernambuco/Fonte: Ipespe
Na última terça-feira (14), a Folha de Pernambuco divulgou, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), a primeira pesquisa de intenção de votos realizada pelo órgão visando as eleições estaduais de Pernambuco. Nos números apresentados, o governador Paulo Câmara (PSB) lidera a corrida com 30% das intenções de voto, segundo o levantamento.

O Ipespe apontou que ouviu 800 pessoas por telefone e que a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Um dos pontos que não passou despecebido pelos internautas foi a soma de 101% no total, já que Paulo Câmara aparece com 30%, Armando Monteiro (PTB) soma 24%, Maurício Rands 4%, Júlio Lóssio 3%, Danielle Portela 3% e Simone Fontana 2%. Brancos ou nulos somam 27% e não sabem ou não opinaram, 8%¨.

Uma alteração de arte também feita no site Folha de Pernambuco está intrigando os eleitores. No primeiro cenário divulgado, um banner mostrando Lóssio em quarto lugar havia sido divulgado. Posteriormente, uma alteração foi feita e o candidato da Rede foi para quinto, enquanto Daniele Portela que estava em quinto, subiu para quarta posição.
Após alteração, Danielle Portela e Lóssio inverteram as posições – Foto: Folha de Pernambuco/Fonte: Ipespe
Apesar da alteração, os 101% foram mantidos e nem o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) nem a Folha de Pernambuco se pronunciaram sobre a pontuação.


Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso