.

Após racha com Diogo Moraes, Edson Vieira atua para reforçar sua base na câmara — Por Marciel Aquino

Foto: Bruno Muniz (Agreg Imagem)
O que já era esperado, de fato se confirmou: Os aliados de Diogo Moraes (PSB) e o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), estarão em palanques opostos nas eleições de 2018. Já era sabido que o grupo 'Boca Preta' seria pequeno para o deputado e o prefeito. O rompimento começou a ser desenhado nas eleições municipais de 2016, quando Diogo conseguiu trazer para o grupo do prefeito o ex-prefeito Toinho do Pará e a filiação de vários políticos do grupo de situação para o PSB. Entre eles o vereador Junior Gomes, o vice prefeito Dida de Nan e o secretário de Educação, Joselito Pedro.

Famílias tradicionais da 'Terra das Confecções', Moraes e Vieira sempre lutaram para comandar a prefeitura de Santa Cruz. Oseas Morais, pai de Diogo, concorreu com Zinha Vieira, pai de Edson como vice, mas não conseguiu vencer. Já Diogo parece seguir à risca os passos de Edson. Vereador, deputado estadual e a prefeitura. Seguindo essa ordem, Diogo pretende disputar a prefeitura em 2020.

Agora, Diogo que tem boa relação com o governador Paulo Câmara (PSB), se descola do prefeito, para assim, tentar sua reeleição sem contar com a ajuda de Edson e se firmar como terceira força política de Santa Cruz. Edson por sua vez, não parece querer facilitar a vida do deputado e deverá lançar sua esposa para deputada. E com as duas candidaturas, as bases dos dois líderes se dividem, dificultando o segundo mandato de Vieira.

Com a divisão, alguns vereadores declararam seguir Diogo, outros continuam com Edson e há ainda outros que não se decidiram. Então para tentar amenizar o estrago, o prefeito tratou de acomodar Dr. Nanau (PSDB) na Secretaria de Saúde e ao mesmo tempo contemplou o suplente Zezin Buxin (PSDB), que retornar à câmara onde estava há 3 mandatos.

E ainda neste tabuleiro, onde está em jogo a disputa pelo poder em uma das principais cidades do interior do estado, Edson poderá ainda deslocar mais um vereador para alguma secretaria. Com isso, poderá retornar a casa José Vieira de Araújo, mais um ex-vereador que não conseguiu renovar seu mandato, reforçando o time de vereadores aliados do prefeito.

Por Marciel Aquino

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso