Condenação contra Edson Vieira e críticas ao Plano de Enfrentamento à Insegurança pautaram a 3° Reunião Ordinária da Câmara de vereadores

Foto: Divulgação
Na tarde desta quinta-feira (16) a Câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe vivenciou a sua 3° reunião ordinária do primeiro período de 2017. Pautas como os resultados divulgados pelo Gabinete Integrado de Segurança com relação ao Plano de Combate a Insegurança lançado no mês de dezembro de 2016, e a condenação publicada no Diário Oficial do Estado onde a justiça determinou ia devolução de mais de R$ 245 mil aos cofres municipais foram destacados nas falas dos vereadores.

Os edis iniciaram a sessão com uma discussão relacionada ao pedido de férias enviado pelo prefeito do município, Edson Vieira (PSDB) que mandou ofício a câmara solicitando o prazo de 30 dias de licença do cargo para uma viagem internacional. Os 17 vereadores aprovaram a licença do prefeito e a oposição aproveitou para criticar a postura do gestor.
“Ele deve ir para Orlando mesmo, pois lá a segurança é melhor”, criticou o vereador oposicionista Ernesto Maia (PT).
Após a leitura dos ofícios encaminhados à Mesa Diretora, os parlamentares deram início aos seus discursos e seguiram até o término da sessão. Um dos projetos em que esteve na discussão também foi relacionado a um projeto em que prevê uma Reforma Administrativa do Executivo, onde consta a fixação de cargos e secretários do 1°e 2° escalão.

Joab do Oscarzão destaca visitas às escolas e critica o Governo Estadual
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Primeiro orador da tarde, o vereador Joab do Oscarzão (PSC) iniciou o seu discurso comentado sobre as visitas que fez a algumas escolas do município, e destacou principalmente a Escola Municipal do bairro Oscarzão. Em sua fala, o mesmo cita que acontecerá a implantação do Programa ‘Mais Educação’, e se mostrou preocupado com a estrutura que a escola está ofertando.
“Fiz uma visita na Escola do bairro do Oscarzão preocupado com a estrutura das escolas e com a educação de nossos jovens. Conversei com a diretora, que está fazendo um excelente trabalho, sobre a implantação do Programa Mais Educação, que prevê o estudo de forma integral, porém analisando a estrutura da Escola, podemos ver que a prefeitura municipal tem dado uma atenção a elas, mas fico preocupado com as escolas estaduais, porque mesmo sendo aliado ao Governo do Estado não podemos nos calar”, frisou.
Por fim o parlamentar comentou sobre o repasse da Escola Maria do Socorro para o município.
“O Governo do Estado está querendo se livrar da Escola (Maria do Socorro) e inclusive mudou até de nome, devemos buscar também formas de melhorar a condição dessas unidades de ensino”, finalizou.
Marlos Melo crítica ‘buraqueira’ nas ruas do município
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador de oposição Marlos Melo (PTN), pautou seu discurso na crítica a gestão municipal com relação a alta quantidade de buracos que estão sendo encontrados nas ruas do município. Para o vereador, deve-se haver alguma atitude não só da gestão, mas dos parlamentares, principalmente os que estão à frente da Comissão de Obras na qual Marlos Melo faz parte.
“Andamos pelas ruas dessa cidade e o que vimos é muito buraco. A cidade arrecada um valor de mais de 50 mil veículos de IPVA e o que vemos é uma piora cada vez mais nítida dos buracos. Eu como membro da Comissão de Obras, convoco os outros parlamentares a analisarmos algo que possa ser feito para melhorar essa situação”, pontuou.
Em suas falas o parlamentar citou que para chegar na Câmara de Vereadores, ele precisa passar por variados buracos e de tamanhos relativos.
“Para que eu possa chegar aqui na Câmara para cumprir minha função diária, é necessário passar por mais de 50 buracos, e isso está intransitável”, finalizou. 
Zé Minhoca cobra ações para o Ciretran e crítica Marlos da Cohab
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Zé Minhoca (PSDB) teceu seu discurso relacionado a quantidade de ruas que foram anunciadas pelo prefeito Edson Vieira para receberem asfalto, e condenou as falas do vereador Marlos Melo, que criticou a grande quantidade de buracos nas ruas da cidade.
“O seu grupo político passou 12 anos no poder e num calçaram sequer 20 ruas. A nossa Gestão já anunciou até o asfalto parta mais de 20 ruas nesta cidade, isso é uma demonstração de que vocês (Oposição) só querem o quanto pior melhor. O prefeito Edson disse aqui na abertura dos trabalhos sobre o asfalto, é que a oposição se faz de esquecida”, frisou.
Em outra parte de seu discurso, o presidente comentou sobre a visita que fez em Recife, com o intuito de cobrar melhorias para o Ciretran do município.
“Santa Cruz do Capibaribe está com um problema crônico na Ciretran, as pessoas que estão indo realizar a renovação de suas Carteiras Nacionais de Habilitação, enfrentam dificuldades relacionadas aos exames obrigatórios, por só terem vagas em outras cidades distantes daqui. O Governo de Pernambuco, ‘Paulo da Câmara vazia’, no qual votei nele, passarei a chamá-lo de ‘Paulo Câmara de ar furada’, e digo mais, só terá meu voto ano que vem se a água que tanto prometeram chegar em minha cidade”, encerrou.
Helinho Aragão Criticou a divulgação dos números relacionados ao Plano de Combate a Insegurança e defendeu Marlos da Cohab
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Sendo o 4° orador da tarde, o vereador oposicionista Helinho Aragão (PTB) criticou o evento que foi organizado para divulgar os números do Plano de Combate a Insegurança, realizado pela manhã da quinta-feira 916) na Prefeitura Municipal. Para o parlamentar, o que deveria ter sido levado ao conhecimento da população era sobre números que comprovassem a diminuição dos índices de crimes de roubo e homicídios.
“O vereador Zé Minhoca veio aqui querer defender a gestão e criticar Marlos por ter citado a grande quantidade de buracos no município. Vereador temos que reconhecer que realmente existem muitos buracos, e que diferentemente do que o senhor falou, a nossa gestão calçou mais do que as 20 ruas que você falou, somente Toinho do Pará, que hoje é seu aliado calçou mais de 40”, rebateu.
“Hoje tive a informação que o prefeito foi falar sobre os números do Programa de Combate a Insegurança, e queria que vocês vereadores de situação, pudessem mostrar a população o que de fato melhorou, porque o que apresentaram lá foi um gráfico com números de pessoas que foram abordadas em blitz.
Por fim o parlamentar lembro da cobrança que fez em seu requerimento com relação a Operação Carnaval.
“Cobrei, através de requerimento, uma atuação maior da Guarda Municipal para que haja uma fiscalização maior nas estradas que levam as pessoas até os retiros espirituais, pois sabemos que a cidade fica deserta e existem esses retiros onde os cristãos se reúnem para suas atividades religiosas”, finalizou.
Dr. Nanau crítica Carlinhos da Cohab e defende a Gestão Vieira
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador Dr. Nanau Marques iniciou o seu discurso criticando parte da oposição, direcionando as suas falas para Carlinhos da Cohab, Helinho Aragão e Marlos da Cohab.
“Primeiro gostaria de fazer uma ressalva e dizer a Marlos da Cohab que a reposição dos calçamentos já está sendo feitas no município. Agora quero me dirigir ao vereador Carlinhos da Cohab, que em seu programa semanal do rádio, disse que eu era um câncer da política, vereador você sabe a tristeza que essa palavra nos causa, eu e você perdemos a nossa mãe dessa triste doença, reflita parlamentar”, cutucou.
Por fim o parlamentar comentou sobre as ações do Plano de Enfrentamento à Insegurança, criticada pela oposição.
“A Guarda Civil Municipal tem demostrado um ótimo trabalho no combate ao crime, devemos ir a Recife para uma reunião com o Governo do Estado para que façamos parte dessa comitiva para pressionar visando a diminuição da criminalidade. O papel que compete ao município, Edson está fazendo, cabe agora as ações de Paulo Câmara”, finalizou.
Irmão Val destaca requerimento de sua autoria e emendas do deputado federal Pastor Eurico
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador de situação, Irmão Val (SD) elencou em seu discurso as emendas que foram encaminhadas ao município. Val citou a inclusão de R$ 250 mil destinado a asfalto através de emenda do deputado federal Pastor Eurico.
“A ida de nosso prefeito a Brasília, onde esteve no gabinete do deputado federal Pastor Eurico em busca da emenda de 250 mil reais para asfalto na nossa cidade, mostrando o compromisso do deputado para a melhoria de nossa mobilidade urbana”, relembrou.
O parlamentar ainda destacou defendeu um dos seus requerimentos em que solicita o fechamento diário da Avenida 29 de dezembro para a prática de esportes.
“Venho destacar nesta tarde, alguns requerimentos que colocamos em discussão, destaco o que solicitei a bancada para que pudéssemos votar sobre o fechamento da Avenida 29 de dezembro diariamente das 4h30 às 6h. fizemos um novo planejamento e será levado ao conhecimento de todos”, frisou.
Augusto Maia volta a criticar a perda de emendas parlamentares pela Prefeitura Municipal
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Desde que iniciou o seu mandato como vereador, Augusto Maia (PTN) tem batido com relação a perda de emendas parlamentares que eram destinadas ao município pelo meu pai, o ex-deputado federal José Augusto Maia.
“O prefeito tanto reclama da existência da crise econômica que afeta o município e relembro as perdas das emendas que eram enviadas pelo meu pai...Tudo era perdido por meros caprichos políticos e por não cumprir os prazos da entrega de alguns projetos a Caixa Econômica Federal. Perdemos esses recursos e estão sendo vistos que vários bairros foram prejudicados pela falta de atenção básica, e afirmo que estarei entrando com um requerimento onde solicito as informações sobre algumas emendas do deputado federal Ricardo Teobaldo (PTN) para saber o andamento delas”, pontuou.
Augusto Maia ainda comentou sobre as visitas em que esteve fazendo com os seus companheiros de bancada nas escolas municipais na manhã da quarta-feira (15).
“Estivemos verificando as escolas municipais, onde olhamos todos os serviços que são essenciais para o bom andamento das atividades, e até essa data tudo estava em ordem”, disse.
Klemerson Pipoca comemora inserção de Santa Cruz no Mapa do Turismo Brasileiro
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador Klemerson Pipoca (PSDB) comentou sobre a inclusão do nome de Santa Cruz do Capibaribe no Mapa do Turismo Brasileiro, confirmado na semana passada pela prefeitura. De acordo com Pipoca, a Serra do Pará e o doce de Poço Fundo terão destaques nessa ação.
“Na legislatura passada, apresentei requerimentos em que trabalharia para transformar a Serra do Pará como patrimônio, o doce de Poço Fundo também se encaixa nesse quesito. Nossa cidade só cresceu desta forma porque nosso povo é trabalhador. Irei cobrar ainda a divulgação em ampla expansão do Moda Center Santa Cruz e do Calçadão Miguel Arraes de Alencar. No ano passado nós passamos por uma grave crise e a Secretaria de Turismo do Estado disse que iriamos ter uma maior atenção nisso”, pontuou.
Por fim, Pipoca comentou sobre a chegada da água da Adutora do Pirangí e Adutora do Agreste, que irá beneficiar várias cidades.

Carlinhos da Cohab comenta multa de Edson Vieira e critica bancada de situação
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Com um dos discursos mais inflamados da sessão, o vereador Carlinhos da Cohab (PTB) trouxe em sua fala as críticas que o vereador Dr. Nanau realizou na tribuna, onde afirmou que ele só sabia ir ao Tribunal de Contas para ‘fofocar’.
“Dr. Nanau vem dizer na Tribuna que eu sou fofoqueiro e sou moleque, e pior é que sou vereador, parece que o Tribunal gosta de fofocar, porque tá aqui a decisão, publicada hoje pelo Diário Oficial, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe terá que devolver mais de 250 mil reais aos cofres públicos. Não torço para isso, mas imaginem só: é conta rejeitada, bens bloqueados, multas e só está faltando cadeia”, desabafou.
Em outra parte de seu discurso, o vereador se dirigiu a Jéssyca Cavalcanti no tocante a ter distribuído aos vereadores dados relativos ao Plano de Enfrentamento a Insegurança, divulgados pela Prefeitura Municipal.
“Eu iria trazer um discurso diferentes, mas infelizmente não é o que vemos, é a divulgação de quantas pessoas foram abordadas, agora eu pergunto, cadê os números de quantas pessoas foram assaltadas, quantas tiveram a sua casa invadida, quantos homicídios foram registrados, e a conclusão que chego é que a gestão só divulga aquilo que lhe convém, tentando passar para a população que aqui está tudo bem”, elencou.
No fim de sua fala, o parlamentar voltou-se a Dr. Nanau e elencou fatos de sua história.
“A única história que você tem aqui é a do candidato sem orelha, e que você alugou o hospital mais caro da história dessa cidade, onde o próprio prefeito disse que você falsificou documentos até do casamento para alugar o hospital, e olhe que ele é seu aliado”, finalizou.
Ronaldo Pacas rebate Carlinhos da Cohab e cita obras da Gestão Vieira
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador Ronaldo Pacas (PR) entrou em defesa dos seus aliados, Toinho do Pará (PSB) e Dr. Nanau (PSDB), que receberam críticas de Marlos da Cohab e de Carlinhos.
“Me solidarizo com os vereadores Dr. Nanau e Toinho do Pará, que quando prefeito foi vaiado no bairro da Cohab pelo seu próprio grupo político. Nessa nossa gestão tivemos mais de 200 ruas calçadas e a oposição vem criticar buracos? Augusto Maia fala aqui das emendas de Zé Augusto, quero dizer vereador que vocês deveriam correr atrás de Ricardo Teobaldo (PTN) para que ele possa alocar essas emendas, garanto que o prefeito não irá se furtar de recebe-las”, pontuou.
Por fim o vereador Ronaldo ainda destacou algumas ações da Gestão Municipal.
“A oposição pede para mostrarmos alguma obra da Gestão, será que diante de tantas ações eles ainda não perceberam o trabalho. Uma gestão que começa para mais quatro anos e quero ver os vereadores de oposição defender os projetos que beneficiam a população, quero ver se vão fazer isso. Já sobre as ruas esburacadas, me digam um governo que não teve esse problema, a cidade cresce constantemente”, defendeu o vereador.
Capilé critica a falta de medicamentos no PSF da Palestina
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Participando de mais uma sessão, o vereador Capilé (PTN) trouxe em seu discurso uma possível denúncia de falta de medicamentos no Posto de Saúde Familiar do bairro da Palestina, e critica o atendimento dado por uma servidora no PSF do bairro Dona Lica.
“Um simples captopril, dipirona e nada disso tem, tive acesso a farmácia e todos os remédios básico estavam em falta, tendo em vista que estamos na metade do mês. Faço o apelo para que a prefeitura coloque a disposição da população esses medicamentos. Outro fato é que a dentista do bairro não tem uma simples anestesia para extrair dentes.
Já quando estive visitando o PSF do Dona Lica, a servidora identificada por Maryanne me tratou mal quando falei ser um vereador.
“A senhora Maryanne que é servidora do posto de saúde do bairro Dona lica, quando eu me identifiquei como vereador, a mesma me tratou mal e fico pensando, como vereador ela me tratou de tal maneira, imagina o cidadão”, frisou.
Jéssyca Cavalcanti fala dos números do Plano de Enfrentamento a Insegurança e ‘bate’ em Socorro Maia
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Líder do Governo na Câmara de Vereadores, a vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) iniciou o seu discurso recitando uma frase do escrito Paulo Freire e destinou as suas críticas a ex-secretária de Educação, Socorro Maia.
“Com essa frase de Paulo Freire, parabenizo aos quase 10 mil alunos que retornaram as salas de aula, e hoje, os alunos dessa cidade vivem uma nova era onde no 1° dia de aula já tem merenda. Tenho certeza que essa Casa não foi procurada por professores pedindo a intervenção de alguns vereadores quanto a sua localização. Porque a perseguição era grande quando a ex-secretária de Educação Socorro Maia estava à frente da pasta”, cutucou.
Jéssyca Cavalcanti relembrou que esteve visitando alunos da Faculdade Aberta, e voltou a bater pesado em Socorro Maia no tocante aos equipamentos de louças que foram destinados ao município pelo MEC.
“A ex-secretária de Educação mandou os equipamentos para o CESAC, se beneficiando dos aparelhos e eliminando qualquer concorrência, já que apenas ela oferecia os cursos a distância”, elencou.
Junior Gomes critica Augusto Maia sobre as emendas do ex-deputado Zé Augusto e parabeniza Diogo Moraes
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador Junior Gomes (PSB) iniciou o seu discurso criticando as falas do vereador oposicionista Augusto Maia (PTN), que citou as emendas de seu pai, o ex-deputado federal José Augusto Maia, frisando também que o ex-prefeito estava com um mandato de prisão em aberto e que iria ser preso em breve.
“Essa semana estávamos em uma reunião extraordinária, onde aprovamos o requerimento que pede a construção do Novo Terminal Rodoviário do município. Na ocasião da aprovação, fizemos questão de lembrar que o ex-deputados federal José Augusto Maia vendeu as ilusões dizendo nas rádios que iria trazer um Rodoshop e um viaduto... Nenhum dos dois vieram e ainda há quem culpe o prefeito”, elencou.
“O ex-deputado Zé Augusto não teve a capacidade de trazer uma passagem molhada para a cidade, seu pai não tem prestígio em Brasília, e a população sabe as mentiras que seu pai falou. Aí vem Carlinhos da Cohab e fala em cadeia, olhando para Augusto Maia, só digo uma coisa...Quem vai ser preso é Zé Augusto que já está até com o mandato de prisão”, relembrou.
O vereador ainda citou a manchete divulgada pelos principais jornais do estado em que trazem como informação, os testes da Adutora do Pirangí que foram iniciados pela Compesa na semana passada.
“Todos sabem da disposição e presteza do deputado Diogo Moraes nessa atuação, é motivo de alegria sermos desse grupo que tanto trabalha por Santa Cruz do Capibaribe, onde vamos amenizar o sofrimento pelo abastecimento ode água no município”, finalizou.
Toinho do Pará comenta asfaltamento da Maestro Alexandre e inclusão de Santa Cruz do Capibaribe no Mapa do Turismo Brasileiro
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador Toinho do Pará (PSB) iniciou o seu discurso onde comentou sobre os seus mandatos de deputado estadual por dois mandatos em Pernambuco e seu mandato de prefeito em 2008.
“Dei a minha contribuição foi dada não só a cidade, mas também ao estado de Pernambuco e quero anunciar aos vereadores de oposição que teremos o afastamento da Avenida Maestro Alexandre, onde a prefeitura já está trabalhando nos reparos e logo em breve terá a ‘tinta preta’, afirmou.
O vereador ainda comentou sobre o encontro que haverá na próxima semana com o secretário Sebastião Oliveira, e convidou a oposição para cobrar melhorias das estradas vicinais e da BR-104.
“Teremos uma reunião com o secretário Sebastião Oliveira, nossa cidade entrou no rol do Turismo Brasileiro e devemos aproveitar essa oportunidade. Convido a bancada de oposição para irmos lá cobrar a duplicação da BR-104 de Toritama a Santa Cruz do Capibaribe, para dizermos o quanto isso é importante para a nossa economia. Nessa mesma situação vamos cobrar as melhorias das estradas vicinais dos Distritos”, elencou.
Naílson Ramos cobra implantação do ‘Cidade Lazer II’ na Avenida Padre Zuzinha
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador de situação Naílson Ramos cobrou, a gestão municipal, a implantação do projeto Cidade Lazer II na Avenida Padre Zuzinha, alegando que a via tem condições de receber a implantação desse projeto.
“A avenida Padre Zuzinha é arborizada, tem ruas largas e um bom percurso, que caberia tranquilamente a implantação do Cidade Lazer II, possibilitando mais uma área de lazer no município”, citou.
Naílson Ramos ainda destacou que a Prefeitura Municipal, através da Casa da Juventude possibilitou a criação de uma Oficina de Fotografia.

Ernesto Maia sinaliza nova denúncia e volta a tocar no caso KMC Locadora
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
O vereador de oposição, Ernesto Maia (PT) trouxe em seu novo discurso a possibilidade de uma nova denúncia que deverá comprometer mais ainda a Gestão Edson Vieira. Na visão do parlamentar, as novas denúncias devem ser destinadas a pasta da Saúde.
“O prefeito grita em todos os locais que gasta 30% dos recursos na saúde, até gasta, mas iremos revelar em breve quando a maneira de que são gastos esses recursos”, anunciou o parlamentar.
Ainda em sua fala, o vereador Ernesto citou uma matéria veiculada pelo Blog do Bruno Muniz onde trazia a informação de que o Tribunal de Contas do Estado havia publicado a condenação em que cobra a devolução de R$ 250 mil, além de multas.
“Depois que a vereadora Jéssyca Cavalcanti afirmou que confiava 100% no prefeito, ele vem tendo azar e hoje mais uma vez o prefeito é notícia ruim, onde terá que devolver mais de 245 mil reais, isso fora o bloqueio de bens, e multas no valor de 7.400,00 (Sete mil e quatrocentos reais)”, pontuou.
Deomedes Brito critica a falta de transporte escolar para alunos do bairro Malhada do Meio e Santo Agostinho
Foto: Eliton Araújo (Agreg Imagem)
Em seu principal discurso, o vereador oposicionista Deomedes Brito (PT) criticou a falta de transporte escolar para os alunos do bairro Malhada do Meio e Santo Agostinho. De acordo com o vereador, o município está sendo o responsável por promover o serviço e que não teria dado uma explicação ao caso.
“Os estudantes do Santo Agostinho e do Oscarzão estão indo para as escolas a pé, quando vamos atrás das respostas dizem que é culpa do estado, mas nosso compromisso é com Santa Cruz do Capibaribe, afinal é aqui quem moramos. Quando chega a eleição, os candidatos vão em busca de votos nas casas desse município”, citou.
O parlamentar ainda destacou a questão do asfalto que liga Santa Cruz do Capibaribe e a Barra de São Miguel-PB, e a falta de remédios nos postos de saúde familiar, além de pedir um maior esforço para a segurança durante o carnaval.


Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem