Tons da Terra: Meu Nordeste na Moda
"Orgulho de ser NORDESTINO" deve ser algo carregado em nosso peito todos os dias, seja aqui ou em qualquer outro lugar nunca se envergonhe da sua terra, nem de suas raízes.
Esses dias buscando inspiração para a coleção do ateliê Casa da Moda, que estou abrindo com minha irmã e minha mãe, percebo o quanto somos ricos em oportunidades para empreendermos aqui em nossa região. Desde criança mantive sempre um contato direto com os recursos que nos levam a trabalhar nessa área do vestuário. Lembro da minha infância, quando minha mãe, hoje modelista, costurava e ao seu lado eu, numa mesinha desenhando roupinhas que via na revista, para recortar e depois brincar. Minha irmã caçula também aprendeu o mesmo ofício dessa brincadeira e formou-se em design de moda.
Temos todo esse potencial muitas vezes ao nosso redor: com familiares, vizinhos, colegas de trabalho, estamos cercados de grandes profissionais de moda. É preciso saber reconhecer, valorizar e aproveitar as grandes oportunidades que possuímos aqui em nossa própria terra.
Acabou-se essa imagem de um NORDESTINO sofrido, com um saco nas costas, fugindo da fome e da seca, indo para o Sudeste em busca de uma vida melhor... O nosso povo é rico em cultura, criatividade e principalmente força de vontade para vencer! Chega de olhar outras regiões com inveja, copiando seus produtos ou esperando que elas ditem o que devemos produzir.
O nosso Nordeste está "na moda" e é um grande referencial para inspiração de muitas coleções de estilistas brasileiros e do mundo inteiro. Não devemos nada pra ninguém em nenhum aspecto cultural: na música, cantores e compositores do calibre de ALceu Valença, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Chico Scince, dentre outros, na literatura de Manuel bandeira, João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos e Ariano Suassuna dentre tantos, orgulha - nos com suas personalidades interpretadas em canções e impressas nas páginas dos romances, crônicas e poemas. As danças e ritmos populares, comidas típicas e o artesanato também são exemplos de patrimônios culturais.
Na área de moda destaque para alguns nomes pernambucanos como os estilistas: Eduardo Ferreira, Walério Araújo, Melk Zda e Gustavo Silvestre. Os baianos: Glória Coelho, Márcia Ganen e Marcelo Ferraz; O cearense Weider Silveiro; Os quais desfilam (ou desfilaram) em semanas de moda como o SPFW, Casa de Criadores e Fashion Rio. Com a realização da principal semana de moda da região: a Dragão Fashion Brasil (DFB), em Fortaleza (CE), a qual direciona e objetiva seus pontos para a potencialização dos criadores regionais.
Podemos assim assistir a evolução e a maneira diversificada de se criar moda com formas criativas e autênticas de criadores que sabem como traduzir traços culturais de suas terras e povos nos processos criativos de moda, tornando - a única (por não ter medo de assumir traços e identidades), mas também global e acessível (tanto no sentido estético como de mercado por produzir moda com o DNA do nosso país que adquire êxito também no mercado externo).
Em um mundo cada vez mais globalizado, as grandes marcas que se destacam e sobrevivem a qualquer crise, são aquelas que possuem uma identidade visual. É preciso atentar para isso, procurando ajuda de profissionais capacitados na área de criação de moda, consultoria e desenvolvimento de perfil de marca. Copiar produtos e imagens da internet é um "erro grave" a curto e a longo prazo, pois você sempre estará um passo atrás no mercado. Afinal a cópia nunca será original, nem tampouco criativa...
As pessoas estão à procura do novo, do diferenciado, do exclusivo, do único. Imagine se todas as capitais brasileiras possuíssem a mesma arquitetura, que graça teria viajar de uma parte para outra do país e encontrar o mesmo cenário? O cliente consumidor ou atacadista, que sai da sua cidade para comprar em polos comerciais como os que temos em nossa região, quer ver o diferencial de produtos e não réplicas.
Vejamos uma nota abaixo fonte retirada da revista IARA - Revista de Moda Cultura e Arte - SENAC- SP:
Diante da emergência de novos produtos e novas demandas de um mercado cada vez mais exigente, destaca-se a busca pela nossa identidade e nossas tradições culturais. Estabelece-se um paradoxo em nossas formas de produção na busca pelo novo, porém com identidade e com heranças culturais. Em meio a esse debate, retoma-se a figura do artesão, antes esquecido por conta do modo de produção vigente. É na vida desses personagens e no artesanato, produto carregado de referências identitárias, que se buscam inspirações para suprir essa demanda da sociedade pós-moderna.
Regiões, tais como o norte e o nordeste do Brasil, que estavam à margem da produção retomam seu lugar como polos de difusão e criação, servindo como guias para a definição de tendências. Na moda, volta-se a produzir roupas com referências à cultura e ao artesanato brasileiro. Os grandes birôs de estilo, difusores de novas tendências e de comportamento, apropriam-se desse contexto e massificam a ideia de uma moda com olhares para o regional, para a identidade brasileira. A região nordestina torna-se alvo de produtores, consumidores e caçadores de tendências. Seu artesanato, carregado de informações e heranças culturais.
Diante dos fatos, podemos dizer que estamos no lugar certo, na hora certa e no tempo certo para produzirmos um produto com referências de moda e que também expresse a valorização e exclusividade da nossa cultura regional.
Abaixo algumas imagens de desfiles do SPFW nas quais a cultura nordestina serviu de inspiração para estes criadores:
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| Helo Rocha - Inspiração Cangaço Nordestino - Fotos: Divulgação |
Nesta temporada do Alto Verão 2017, os bordados, rendas e telas, aplicações, materiais rústicos que lembrem o artesanato estão em alta.
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| Lilly Sarti - Xilogravuras da obra de Gilvan Samico - Fotos: Divulgação |
Os tons terrosos (caramelo, marrom, telha, bege, nude, off white e também o verde oliva) que se misturam criando bloco de cores, ou aparecem sozinhos em um visual monocromático;
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
| Foto: Bruno Muniz |
Produção de Mídia: Agreg Comunicação
Produção de Moda e Criação: Ionara Harajuku
Fotos: Bruno Muniz
Assistência de Imagem: Letícia Aquino
Looks: Casa da Moda Ateliê - Verão 2017 - Coleção Tons da Terra
Acessórios: Madah Bijú
Make e Hair: Emerson Paixão




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