Prefeitura Municipal lança projeto para resgate da cultura do doce caseiro, em Poço Fundo

Logomarca oficial do evento - Foto: Divulgação
A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lançou, na última terça-feira (15), o projeto 'Poço Fundo - Doce Caseiro'. A iniciativa gastronômica visa incentivar a cultura de produção e comercialização das várias opções de doce caseiro que são produzidas em Poço Fundo, distrito do município.

No ato do lançamento do projeto foi idealizado um site (www.docepocofundo.com.br) que exibe os produtos e também os produtores cadastrados. Na definição o órgão gestor explica os objetivos do projeto:
O PROJETO

A expressão "produto de terroir" [lê-se terroar] é usada para designar um produto próprio de uma área limitada, levando em consideração fatores como clima, temperatura, vegetação, cultura etc. Uma estratégia muito utilizada na Europa [especialmente com vinhos e queijos] para criar e entregar valor agregado a produtos de microrregiões do interior, sobretudo através de pequenos produtores. Criar valor é criar importância; é com base neste conceito que desenvolvemos este projeto.

Preservar a cultura de um lugar não é apenas resgatar o passado. É preciso compreender as diferenças e os limites de cada período. É essencial avivar valores e fortalecer os vínculos das pessoas com o lugar. O projeto de resgate da história e incentivo aos produtores de doce caseiro de Poço Fundo é um trabalho estratégico da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe-PE, desenvolvido na gestão do prefeito Edson Vieira através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.

A produção de doce caseiro, no distrito de Poço Fundo, remete à década de 1930. É uma das atividades produtivas mais antigas de Santa Cruz do Capibaribe, mais antiga que a própria atividade confeccionista, referência histórica do município. O doce caseiro de Poço Fundo é mais um capítulo da rica história da capacidade criativa e empreendedora de nossa gente. O projeto de resgate da história e incentivo aos produtores de doce caseiro de Poço Fundo estrutura seus objetivos em quatro pilares fundamentais, são eles:

- Valorização e preservação da cultura do doce em Poço Fundo 

- Preservação e valorização da própria história das pessoas e do lugar

- Valorização do produto e do produtor no mercado

- Promoção da cultura empreendedora e criação de oportunidades e possibilidades de negócios

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem