Previdência Própria Municipal e embates entre alas marcam tarde de reunião na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe
Na tarde desta quinta-feira (05), os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe se reuniram para mais uma sessão plenária, onde na ocasião debateram projetos e emendas e fizeram o tradicional uso da tribuna. Assim como ocorreu nas semanas anteriores, os debates foram marcados por momentos de acusações e replicas, um clima que já tem sido característico de um ano eleitoral.
O Santa Cruz PREV novamente foi uma das pautas mais abordadas entre os parlamentares da oposição, cenário que repete o que havia sido visto nas duas semanas anteriores. Do lado situacionista, os vereadores se empenharam em defender o governo, ressaltando ações e rebatendo investidas da bancada opositora.
A reunião também foi marcada pela declaração de apoio do vereador José Elias Filho em favor de José Raimundo Ramos (Dida de Nan - PSB), para vice na chapa majoritária. Confira os principais trechos dos discursos:
José Elias surpreende e declara apoio ao vereador Dida de Nan
| José Elias Filho - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Zé Elias iniciou seu discurso agradecendo a Secretaria de Serviços Públicos pelo atendimento de seus requerimentos quanto a questão da pintura das Faixas de Pedestres em toda cidade.
Em seguida o vereador fez mais cobranças e relatou que não esquece dos pedidos que a população lhe faz quanto aos serviços públicos. Posteriormente, Zé Elias aproveitou o uso da Tribuna e falou sobre seu apoio ao vice da chapa de Edson Vieira.
“Eu faço parte do partido e quero dizer que está se aproximando o dia da escolha do vice para disputar as eleições deste ano. Como estou no partido, irei apoiar o escolhido, mas a minha opção é por Dida de Nan”.
Pré-candidato a prefeito fala sobre Santa Cruz PREV
| Fernando Aragão (PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Fernando Aragão iniciou seu discurso falando sobre a questão do vazio da Câmara de Vereadores, onde, segundo ele, várias pessoas contratadas da prefeitura vieram na semana passada para a Câmara, a fim de ver a questão da votação do Projeto que trata do parcelamento da dívida da previdência municipal.
“Hoje nós vemos essa Casa tranquila, sem aquelas pessoas contratadas. Não sei se as pessoas não gostaram ou se foi apenas para aquela ocasião. No entanto, quando a nossa bancada pediu para que o Projeto fosse retirado da pauta, apenas para que fosse discutido um pouco mais, mas não fomos atendidos e preferimos sair da reunião”, disse Fernando.
O projeto foi votado e com base no regimento, Fernando criticou.
''Peço encarecidamente que o senhor presidente nos encaminhe a Ata da reunião passada, porque já que não pudemos discutir aqui, nós vamos tentar reverter isso na justiça, se perder, paciência. Mas, eu peço que vossa excelência me encaminhe a ata da reunião, porque isso é o mínimo que lhe resta, senhor presidente, como é que se aprova o parcelamento de uma dívida, quando nem se sabe ao certo o que está devendo? Mas, em Santa Cruz do Capibaribe, essas coisas acontecem'', ironizou.
Galego de Mourinha se esquiva de falar sobre desistência e foca em Previdência Própria
| José Moura Filho (Galego de Mourinha - PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Galego de Mourinha em seu discurso falou sobre a questão da Previdência Própria, "O presidente esqueceu que fazemos parte da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, houve abuso de poder do presidente dessa casa, prejudicando a bancada de oposição.
O prefeito está deixando um débito para o próximo governo, a Câmara esta dando margem para o prefeito fazer esse tipo de coisa. Agora imagine se o próximo prefeito não tiver condições de pagar, ou não pagar o débito do prefeito anterior, como é que fica a vida do servidor?
A previdência foi criado pelo rual prefeito e vejam como ele mesmo está deixando", criticou Galego.
Finalizando, o vereador deixou uma mensagem para as mães.
Dida de Nan rebate discursos da oposição e diz que grupo 'quebrou a prefeitura'
| José Raimundo Ramos (Dida de Nan - PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Dida de Nan deu início ao seu discurso falando sobre a inauguração de oito ruas do bairro Dona Lica II.
"Ernando subiu ao nosso palanque porque está vendo o trabalho que está sendo feito." Sobre a previdência.
O vereador disse: “O comentário é que a Gente foi contra o servidor público, vivemos em uma cidade com uma oposição que quer passar para a população coisas que não são verdades.
A oposição mandou entregar panfletos em semáforos para dar entender que quem estava entregando eram os servidores públicos, mas não era.
Vocês deixaram a Prefeitura no Cauc, vocês quebraram a Prefeitura, chegar aqui, falar e esquecer o passado é fácil, mas vocês pararam a Prefeitura”, pontuou.
''Esse candidato é muito ruim e continua sendo ruim'', dispara Ronaldo contra Fernando Aragão
| José Ronaldo Pacas (PR) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O discurso do vereador Ronaldo Pacas foi pautado pela crítica aos vereadores da Bancada de Oposição, que ao invés de ficarem na reunião da semana passada, preferiram sair e não discutir o projeto enviado pelo executivo municipal que trata do parcelamento da dívida da previdência social. O vereador teceu críticas contundentes e direcionou a maioria delas ao oposicionista, Ernesto Maia.
“Eu lamento muito da postura do vereador Ernesto Maia, quando ele desconfiou do sorteio, quando pegamos a bola e Ernesto não aceitou por ser o primeiro, ele não aceitou e jogou a bola dentro”, disse Ronaldo.
Posteriormente Ronaldo relatou sobre seu voto favorável ao projeto e destacou que acompanhou sua bancada e que não se medo de discutir o projeto.
“Eu votei a favor do projeto e não tenho medo de dizer, pois é uma realidade e temos que enfrentar. Não tenho porque fugir de nada e vou a qualquer discussão sobre o assunto”, explicou.
Ronaldo finalizou seu discurso dirigindo mais críticas a Ernesto e relembrando sobre a última eleição disputada pelo vereador.
“Um candidato que disputa uma eleição e com apoio de sete vereadores da bancada e tem pouco mais de 3 mil votos, esse candidato é muito ruim e continua sendo ruim”, encerrou.
Afrânio Marques lamenta crise hídrica
| Afrânio Marques (Professor Afrânio - PDT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Inicialmente, o vereador Afrânio Marques, se solidarizou aos familiares e amigos da professora Evani Patriota.
Em seguida, Afrânio destacou as inúmeras reuniões que vem tendo com várias entidades representativas e Poder Público Municipal, onde se colocou a disposição em apoio às entidades de classe ao buscar soluções para o abastecimento de água por parte da Compesa.
“Não é possível que uma cidade feito a nossa, que trabalha, tem um povo empreendedor, busca a solução com a Compesa e não se faz nada, não se busca solucionar o problema e isso a gente não aceita. Não aceitamos que a Compesa cobre por um serviço que não está prestando. Todos lembram daquela audiência, onde a Compesa fez um monte de promessas e até agora nada. Mas, nós vamos nos posicionar e não iremos aceitar que a Compesa nos trate dessa forma, só falar em nossa cidade quando vamos lá”, concluiu.
Zezin Buxin também citou falta d'água no Agreste
| José Manoel de Lima (Zezin Buxin - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Como sempre, um discurso reflexivo e contundente no sentido de fazer a população pensar acerca do assunto é que o vereador Zezin Buxin usou a tribuna e inicialmente tratou da questão do abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe.
“Tudo é reunião e reunião é diálogo. Tivemos várias reuniões, audiências e nós temos buscado discutir sobre esse assunto, mas é preciso nos posicionarmos de forma mais contundente para resolver esse problema, porque até parece que esse povo da Compesa não sabe da gravidade que é para Santa Cruz do Capibaribe ficar sem água”, disse Zezin.
O vereador finalizou seu discurso fazendo uma declaração de amor para todas as mães em forma de poesia.
“Mãe é sensibilidade, mãe é pura paciência. Só mãe tem capacidade de gerar nossa existência. Mãe é felicidade, cuida com eficiência. Quando se vai é saudade e como dói sua ausência. Mãe, maior autoridade pra se chamar de excelência”.
“Nós nos retiramos porque não concordamos com a forma como foi feita a votação'', diz petista
| Deomedes Brito (PT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Deomedes Brito iniciou seu discurso rebatendo críticas de vereadores da situação, a respeito de Luciano Bezerra e Ronaldo Pacas.
“Eu acho engraçado o vereador Luciano vir falar em separar o joio do trigo, usar de mensagem bíblica para se defender, mas o que está se falando aqui é o futuro do funcionário público. Porque hoje estão defendendo o prefeito Edson, mas todos sabemos que essa gestão vai passar”, disse Deomedes.
Deomedes falou sobre a questão da retirada dos vereadores da oposição.
“Nós nos retiramos porque não concordamos com a forma como foi feita a votação e todos vocês sabem que isso é regimental, por isso saímos”, criticou o vereador.
Para finalizar seu discurso, Deomedes falou também sobre a falta de água em Santa Cruz do Capibaribe.
“A Compesa pegou o dinheiro do povo de Santa Cruz e agora não faz nada para atender a população. Nós sabemos que temos a transposição do Rio São Francisco e que está sendo desprezada. Outra coisa, o açude da manhosa tem água, mas não fizeram nada e está abandonada lá. Eu quero dizer ao povo de Santa Cruz do Capibaribe que nós temos que nos unir e discutir dois assuntos que mais nos afligem. A falta de água e a violência, porque quem tem que mandar em nossa casa somos nós, não é bandido não”, disse o vereador.
Vânio Vieira critica situacionistas e diz que houve 'manobra' em votação de emenda
| Ligivânio Vieira (Vânio - PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O discurso do vereador Vânio Vieira também criticou a forma como foi votado e aprovado o Projeto de Lei que parcela a dívida da previdência pública.
“Eu não quero aqui dizer que esses vereadores da situação não sabiam o que estavam fazendo, porque sabiam sim. Ver Zezin Buxin dizer que essa manobra foi estratégia, sinceramente. Ver a vereadora Narah ir para as redes sociais dizer que foi bom para os servidores. Agora, o professor Afrânio, ele que é concursado como professor, faz parte da categoria e fazer o que fez, isso é triste, porque essa categoria coloca um representante deles aqui dentro e na hora H não representa ninguém. O vereador Dida, que também votou pelo parcelamento, eu não consigo entender”, ressaltou Vânio.
O vereador finalizou seu discurso dizendo que o que deveria ser respeitado é o direito do povo.
Pipoca ressalta ações de seu mandato
| Klemerson Ferreira (Pipoca - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
Em seu discurso, o vereador Pipoca voltou a destacar o atendimento de um dos seus requerimentos, o que trata da implantação de bicicletários (estacionamento de bicicletas), além de requerimentos que o vereador pediu para o reordenamento do trânsito com a instalação de semáforos e faixas de pedestres.
“Desde que nós entramos aqui na Casa, a gente vem trabalhando, buscando fazer um trabalho que beneficie ao povo. Quando pedimos a implantação da Comissão da Convivência com a Seca, o fizemos para cobrarmos soluções sobre o tema da seca que assola a nossa cidade e região”, explicou Pipoca.
Em seguida, o vereador falou sobre suas ações enquanto parlamentar e disse que está preocupado em fomentar um trabalho que melhore a vida das pessoas.
Ernesto crítica postura de presidente: Eu estou totalmente insatisfeito e envergonhado
| Ernesto Maia (PT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Ernesto Maia iniciou seu discurso falando sobre o seu sentimento de vergonha pelo andamento da reunião da semana passada.
“Eu estou totalmente insatisfeito e envergonhado pela forma que vossa excelência, vereador Afrânio presidiu a reunião. Todos sabem que na semana passada eu pedi vistas do projeto e o senhor, atropelando o regimento e o negou, quando posteriormente aprovou pedido de vistas dos vereadores Luciano Bezerra e Pipoca, por saberem que eles devolveriam o projeto logo. Todo mundo sabe que o vereador Afrânio, ele mesmo foi quem organizou a questão da audiência com os servidores públicos municipais e depois fazer isso com os servidores”, criticou.
Em seguida, o vereador Ernesto continuou seu discurso fazendo muitas críticas a forma como a reunião da aprovação do projeto que divide o débito da previdência municipal.
“Eu tive acesso a documentos e de janeiro para cá, a dívida só tem aumentado, mas é isso o que a população tem visto acontecer, porque essa bancada de situação só faz o que o prefeito quer e também do presidente dessa Casa, que colocou o projeto para ser votado duas vezes e, mesmo com pedido de vistas da oposição, que foram negados, o projeto foi aprovado”, finalizou.
Zé Minhoca comenta Política Nacional
| José Bezerra da Costa (Zé Minhoca - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Zé Minhoca iniciou seu discurso parabenizando a todos os funcionários do Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe, pelo excelente trabalho quanto ao recadastramento biométrico na cidade.
“A gente pede que todo que façam uso do seu poder que é o voto, porque é através do voto que se elimina maus políticos da política”, comentou.
Em seguida, o vereador mais uma vez voltou a fazer críticas a gestão da presidente Dilma e enalteceu o Supremo Tribunal Federal – STF, por ter afastado o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha.
“Graças a Deus, esse povo começou a cair e tenho fé que essa justiça chegue ao Senado Federal. É aquele velho ditado, você pode enganar por muito tempo o povo, mas não pode enganar o tempo todo. Temos fé e esperança que o Brasil vai superar esse momento difícil”, disse Minhoca.
Júnior Gomes ressalta ações do governo e rebate falas de oposicionistas
| Júnior Gomes (PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog) |
O vereador Junior Gomes iniciou seu discurso se mostrando feliz em ver o prédio do SENAI em Santa Cruz do Capibaribe, pois foi ainda em sua gestão como presidente da Câmara de Vereadores, que colocou o projeto em pauta e o mesmo foi aprovado.
“Fico feliz porque o SENAI tem feito um excelente trabalho e ver o descerramento da placa de inauguração na tarde de ontem, para mim foi de suma importância, pois o SENAI tem feito um ótimo trabalho”, comemorou.
Em seguida, o vereador Junior fez sérias críticas voltadas ao vereador Fernando Aragão e relembrou da reeleição para presidente da Câmara de Vereadores, quando o mesmo tentou se reeleger. Junior Gomes leu parte da sentença do Juiz Dr. Tito Lívio, que o tirou da presidência.
“Quando vejo o vereador Fernando querer falar sobre cumprir o regimento e fazer isso quando foi presidente, não dá para entender”, ironizou.
Junior Gomes finalizou seu discurso falando sobre a votação das contas relativas ao ano de 2008.
“Eu quero ver a valentia dessa bancada de oposição em votar a favor do Tribunal de Contas do Estado. E já tenho informações que o ex-prefeito Zé Augusto ordenou que toda bancada vote contra o Tribunal de Contas”, finalizou.
Com informações da Câmara Municipal

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.