Resumo do Legislativo Santa-cruzense

Dívida do Santa Cruz PREV volta a prenominar discursos de parlamentares

Na tarde da última terça-feira (19), mais uma sessão plenária foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

Na ocasião, os parlamentares debateram projetos e emendas e fizeram o tradicional uso da tribuna. Como principal pauta, o Santa Cruz PREV voltou a predominar os discursos em uma tarde de reunião com clima mais tenso do que as demais.

O dito projeto que sugere o parcelamento de mais de R$ 1,7 milhão na Previdência Própria do município subiu ao plenário e dividiu opiniões. Confira os principais trechos dos discursos dos parlamentares:

Fernando Aragão crítica desenrolar de dívida na previdência municipal
Fernando Aragão (PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Fernando Aragão dedicou o seu discurso para falar sobre a previdência municipal.
''Quando ouve a votação para criação da Previdência, eu votei a favor, votei. Eu acreditei que quando o prefeito precisava do dinheiro ele estava pagando pouco mais de, mas ao passar do tempo vemos que o negócio está desmantelado.

Como é que a previdência pública não informou ao Banco do Brasil que estava em atraso, não foi feito isso porque ela é aliada dele. Qual a lei que esse homem manda, e ainda tem a ousadia de querer dividir em 12 meses. Quem quer fazer o correto não precisa de lei não, basta fazer.

Qual é a lei que é cumprida nesse município, não adianta falar em lei. Lei é para quem tem boas intenções. Nós estamos numa situação difícil, e mais difícil ainda vão ficar os servidores se não forem tomadas as devidas providências'', disse Fernando.
''Vocês vão ter que pagar pela forma como estão destruindo Santa Cruz do Capibaribe'', dispara Carlinhos da Cohab 
Carlos da Silva (Carlinhos da Cohab - PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
''Acabaram com o aterro sanitário. Vocês vão ter que pagar pela forma como estão destruindo Santa Cruz do Capibaribe. Agora querem acabar com a aposentadoria do povo, agora o negócio empenou mesmo. Para onde foi o dinheiro do povo, foi gasto com que obras aqui?

Se tem um governo que gosta de pintar meio fio para aparecer, é esse governo que daqui a poucos dias vai pedir uma chance de novo. Quero ver o que vai dizer o professor Afrânio, pois ele dizia: 'Carlinhos a previdência é bom! Já está sendo instaladas as câmeras de monitoramento que é uma solicitação minha junto com o ex-deputado José Augusto Maia'. A única lei que eles cumprem é para cassar Carlinhos da Cohab, mas a voz do povo não vai ser calada aqui na Câmara'', concluiu o vereador.
Deomedes crítica atual situação do Santa Cruz PREV
Deomedes Alves Brito (PT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
''Eu falei no dia da votação que os vereadores estavam assinando um papel em branco e que no futuro iam receber. A previdência é como a construção de um prédio, se não fizer um alicerce bom, mas tarde o prédio cai.

Os funcionários não merecem isso, porque prejudica todo mundo, não é só Taboquinha não, é boca-preta, é branco, é preto, é todo mundo. A bandidagem está mandando em Santa Cruz do Capibaribe, isso não pode continuar, quem tem que mandar em Santa Cruz são os homens e mulheres de bem.

Os vereadores que tem força com o prefeito não podem deixar que essa situação continue, tem que resolver. Eu não quero que essa cidade que eu amo dê errado não'', rebateu Deomedes.
Ernesto aborda débito do Santa Cruz PREV
Ernesto Lázaro Maia (PT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
''Na verdade nós conhecemos o prefeito Edson Vieira, quando o vereador Vânio Vieira divulgou aquela gravação. A Prefeitura que esta com um débito de 1.755.000,00 segundo a presidente da Santa Cruz Prev.

O Prefeito não quer pensar no futuro do servidor, o que ele quer é conseguir o certificado de regularidade. Eu vou atrás da bancada para votar contra. Os representantes de sindicatos se mostraram totalmente contra essa lei numa reunião que aconteceu hoje aqui nessa casa.

Eu quero ver qual vai ser a posição do presidente dessa casa. Senhor presidente, o Prefeito não vai fazer e o senhor vai votar do jeito que ele quer, pois é somente isso o que o senhor tem feito desde que assumiu a vereança no governo Edson Vieira. Edson Vieira pode bater no peito e dizer; Sou o pior prefeito da história de Santa Cruz do Capibaribe'', finalizou.
Galego de Mourinha também pauta discurso no Santa Cruz PREV e sua dívida milionária
José Moura Filho (Galego de Mourinha - PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Inicialmente o vereador Galego de Mourinha falou sobre o Projeto de Lei enviado pelo prefeito à Câmara de Vereadores, que trata do parcelamento do débito da Previdência Própria.
“Em menos de um ano, o prefeito já deixou de repassar mais de 1 milhão de reais. E isso, a gente ver o que vem sendo repassado para a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e aí, a prefeitura não repassou e, eu me lembro que sempre discutíamos que se pegasse um prefeito desorganizado ele não faria os repasses e acha de ser o mesmo prefeito que criou que não repassou”, criticou Galego.
O vereador deu vários apartes aos vereadores de sua bancada, onde na oportunidade, Ernesto e Carlinhos fizeram duras críticas ao prefeito Edson Vieira. Galego seguiu com seu discurso relatando que em seu entendimento, para ser aprovado o Projeto do parcelamento, deverá ser com dois terços.
“O prefeito quer parcelar em 60 meses, mas Edson Vieira precisa entender que ele está querendo parcelar e deixar para o próximo prefeito a dívida. Ele sabe tanto que não vai ser reeleito que tenta deixar para o próximo prefeito, que com certeza será Fernando Aragão”, encerrou o discurso.
Narah Leandro destaca ações da gestão municipal em parceria com o governo estadual
Narah Leandro (PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
A vereadora Narah Leandro fez um discurso com base a apresentar o trabalho do seu grupo político.
“Eu tenho a grata satisfação de fazer parte de um grupo que tem o prefeito Edson Vieira e o nosso deputado Diogo Moraes que trouxe o voo do Cabo Verde estamos alinhando o diálogo com a presidência do Porto de Suape que lançou recentemente um Projeto com foco nos pequenos produtores Essa articulação visa incrementar massivamente o potencial de exportador, do estado de Pernambuco apoiando pequenos produtores a entrarem no mercado internacional. Com este foco, hoje eu estive tímida com o secretário Bruno Bezerra buscando a Consolidação de Cargas para Exportação (PCCE), com o objetivo de reduzir os custos logísticos e viabilizar novos mercados para os exportadores, a fim de garantir regularidade nas saídas de contêineres e estimular potenciais exportadores da região, priorizando as movimentações através do porto. Em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (AD Diper) esse é um diálogo antigo e baseado em estudos que mostram senhor presidente que a cada dia tem se estendido o período de baixa das feiras e diminuído os períodos de alta, ou seja período de boas feira onde o pai e a mãe de família podem com tranquilidade pagar as suas despesas e adquirir bens! Percebemos um lamento significativo das vendas no varejo e a diminuição das grandes compras em Atacado. Diante desse quadro senhor presidente temos a missão de buscar novos mercados para o nosso polo, ampliando as possibilidades e garantindo o crescimento da nossa terra”.
Vereador situacionista comenta desfecho da Política Nacional e crítica petistas
José Bezerra da Cosa (Zé Minhoca - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Zé Minhoca discursou se referindo ao último domingo, onde foi votado na Câmara Federal o prosseguimento do impeachment da Presidente Dilma Rousselff.
“A presidente faliu a Petrobrás, quebrou a economia, o que danado falta mais ela fazer com o nosso país. A desgraçada mentiu descaradamente na cara da gente. Não quero dizer que amanhã o Brasil estará as mil maravilhas, mas pelo menos a esperança voltou ao povo. Com fé é Deus o PT nunca mais voltará ao poder, foi sepultado”, afirmou.
Zé Minhoca falou ainda sobre a questão da economia e acusou o PT de ter roubado muito o País e indagou: “Essa gente deveria ter sido presa a muito tempo e a república de Curitiba, onde está toda a cabeça pensante da corrupção e é pra lá que vai também o chefe da quadrilha, o pixuleco”, ironizou.
Helinho fala sobre Santa Cruz PREV e isenta grupo oposicionista
Hélio Lima Aragão (Helinho Aragão - PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Helinho Aragão fez um discurso voltando a discussão da sua bancada, onde a mesma falou sobre a questão dos projetos que têm sido apresentado na Câmara de Vereadores e relatou ainda o Projeto de Lei que trata do parcelamento da dívida com a previdência, relativo aos repasses por parte da prefeitura para o Santa Cruz Prev.

Em seguida, o vereador petebista falou sobre o legado que o seu grupo tem deixado para a Capital das Confecções.
“Todos sabem do nosso trabalho. Ao longo do tempo em que esteve no poder, esse grupo desenvolveu um trabalho relevante para o desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe”, disse Helinho.
Pipoca entra em defesa da gestão Vieira
Klemerson Ferreira (Pipoca - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Com seu discurso emblemático, o vereador Pipoca levou à Tribuna as críticas para o grupo de oposição e relatou que o mesmo só tem tido tempo para criticar e não trazer propostas para uma discussão em prol de resolver os problemas que surgem na cidade. Pipoca enfatizou as críticas ao vereador Fernando Aragão.
“Porque o vereador Fernando saiu da comissão? Dê explicação ao povo, porque o vereador saiu por medo de votar nas contas de Zé Augusto. Eu acho que o vereador Fernando Aragão deve sair de Santa Cruz do Capibaribe, porque se ele deixar de frequentar as obras feitas pelo prefeito, ele tem que sair daqui da cidade”, disse Klemerson.
Em seguida, o vereador Pipoca apresentou uma série de obras que o prefeito Edson Vieira fez pela cidade.
“Eu quero aproveitar para convidar o vereador Fernando para ir ver a inauguração dos calçamentos que foram feitos no Bairro Dona Lica, porque o que nós temos é trabalho para mostrar ao povo de Santa Cruz do Capibaribe”, pontuou.
Zé Elias foca discurso em eventos e necessidades do município 
José Elias Filho (Zé) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
“O que eu vejo é que nessa Casa os discursos estão piorando, porque os discursos estão cada vez piores. Um defende, outro critica e Santa Cruz do Capibaribe não quer mais isso, o povo quer é trabalho. Então, é bom rezar uma missa aqui nessa Casa para ver se mudam os discursos”, ressaltou.
Com esse discurso o vereador Zé Elias fez um discurso tentando apaziguar os ânimos dos vereadores e relatou sobre as inúmeras obras que precisam ser feitas pelo município.

Zé Elias voltou a cobrar ações da Secretaria de Serviços Públicos, que tem como secretário o senhor Fábio Aragão e falou que tem cobrado com veemência melhorias em vários setores da cidade.
“Eu tenho visto que lá em Poço Fundo tem uma pequena reforma para se fazer e já solicitei ao subprefeito de lá. Fiz também requerimentos para que a prefeitura compasse um ônibus para transportar os pacientes daqui até o Recife”, explicou.
O vereador finalizou seu discurso informando que amanhã inicia o período de vacinação e pediu que todos fossem se vacinar.

Dida de Nan centra discurso em ações de seu governo
José Raimundo Ramos (Dida de Nan - PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Com seu discurso voltado a responder as críticas dos vereadores da oposição, o vereador Dida de Nan comparou o mandato do prefeito Edson Vieira.
“Se formos comparar, a gente observa que o prefeito Edson tem feito um trabalho magnífico. Observem que as barracas no meio da rua, o prefeito fez uma Praça de Alimentação. Se formos para o trânsito, vemos o reordenamento feito pela atual gestão. Se vamos ao Calçadão, vocês jogaram os feirantes na lama. Edson foi lá e fez uma obra que dignifica o trabalho dos confeccionistas. E vocês? Nada. Não fizeram nada”, criticou.
Dida relatou que Edson Vieira é o melhor prefeito de Santa Cruz até hoje, porque segundo Dida, só em pavimentação, Edson irá calçar mais de 200 ruas.
“Esse povo quer voltar ao poder sem ter feito nada. Em Poço Fundo eles em 16 anos, só fizeram uma rua, nós já fizemos 4 em 3 anos e vamos fazer mais. Meus amigos, vocês não vão voltar ao poder só por criticar. Vamos trabalhar”.
Júnior Gomes comenta Santa Cruz PREV e rebate discurso de pré-candidato a prefeito
Júnior Gomes (PSB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Junior Gomes fez um discurso esclarecedor e levou à Tribuna vários esclarecimentos acerca da atuação do vereador Fernando Aragão, onde segundo o mesmo, Fernando votou a favor do Santa Cruz Prev e depois veio relatar que não se sabe se a presidente do órgão é concursada ou não.

Para tanto, o vereador Junior Gomes leu o artigo da Lei que autoriza cargos comissionados. Em seguida, Junior fez uma reflexão sobre a atuação do vereador Fernando Aragão.
“O vereador Fernando Aragão diz que não quer participar da Comissão por não ter tempo, no entanto, eu tenho observado que em momentos que estamos reunidos na Comissão, Fernando Aragão está na Casa”, disse o situacionista.
Junior Gomes relatou que hoje pela manhã, o Vereador Fernando Aragão participou da reunião e, segundo Junior, Fernando só veio atrapalhar, sendo necessário que Junior solicitasse silêncio por parte de Fernando para que os trabalhos fossem concluídos.
“O vice-prefeito esteve também pela manhã e até tentou me repreender para defender o vereador Fernando Aragão, eu pedi que ele se acalmasse e ele disse que eu era a vergonha dessa Casa, mas vamos em frente”.
“Aqui são feitos discursos para desviar o foco do Santa Cruz Prev'', diz Vânio
Ligivânio Vieira (Vânio - PTB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Vânio Vieira fez um discurso voltado a criticar os discursos dos vereadores aqui nessa Casa e destacou a forma como os discursos feitos.

“Aqui são feitos discursos para desviar o foco do Santa Cruz Prev. Essa história de pegar um débito em 4 meses e parcelar em 60 meses, ele que parcele isso para quando passar a eleição ele ficar com o dinheiro de vocês. Querem fazer esse parcelamento para dar um drible no Ministério Público”.

Ronaldo Pacas alfineta Vânio por relação com Eduardo da Fonte
Ronaldo Pacas (PR) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Ronaldo Pacas iniciou seu discurso relatando sobre o seu trabalho enquanto parlamentar e enalteceu o trabalho do seu grupo, que atualmente está gerindo a cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Ronaldo discursou sobre o respeito que todos devem ter pelos servidores públicos municipais e falou ainda sobre seus requerimentos que têm sido atendidos pelo governo municipal.
“Problemas a gente tem, agora ficar criticando e não buscar melhorias isso não é ser coerente. Porque o vice-prefeito fica dizendo que os calçamentos são obras de Eduardo da Fonte. Eu lamento muito essa história de Vânio Vieira, que brigou com quem brigou e mesmo depois de mudar de partido foi escanteado pelo seu deputado Eduardo da Fonte”, disse Pacas.
Ronaldo finalizou seu discurso dizendo que quinta-feira a cidade estará em festa para inauguração de várias ruas na cidade de Santa Cruz do Capibaribe serão entregues à população.

''A gente ver o vereador Ernesto Maia vir aqui falar de respeito aos servidores, será que a gente não lembra da prática de Ernesto'', dispara presidente.
Afrânio Marques (Professor Afrânio - PDT) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador professor Afrânio iniciou seu discurso falando que os discursos dos vereadores da oposição é apenas um discurso eleitoreiro.
“A gente ver o vereador Ernesto Maia vir aqui falar de respeito aos servidores, será que a gente não lembra da prática de Ernesto, mas ele deve ter aprendido com a mãe dele que sempre destratou os professores, mandava sair atrás deles filmando, enfim. Agora querer vir aqui com discurso apaixonado querer dar um de bonzinho, isso não pode”, criticou.
Afrânio enfatizou também os avanços da gestão municipal e relatou que o mal maior feito ao povo de Santa Cruz do Capibaribe foi quando 'se meteu a mão' na merenda dos alunos.

Zezin faz abordagem sobre o Santa Cruz PREV
José Manoel de Lima (Zezin Buxin - PSDB) - Foto: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
O vereador Zezin Buxin tratou em seu discurso sobre a previdência própria e fez uma reflexão sobre o discurso dos vereadores da oposição.
“Eu analisei que os vereadores da oposição quiseram dar a entender que o prefeito meteu a mão no dinheiro dos funcionários e isso não aconteceu. O que aconteceu foi a falta de repasse da parte patronal. Tem justificativas, convincentes ou não, mas tem. Por exemplo, tem crise, tem falta de repasse do dinheiro público por parte do governo federal. Infelizmente, o que estão querendo dizer é que o prefeito pegou o dinheiro e repito, o que faltou foi o repasse da parte patronal”.
Em seguida, o vereador Zezin Buxin explicou sobre os trâmites do Projeto de Lei que trata da previdência municipal e relatou que “determinados discursos demonstram que não é fazer justiça, mas apenas desconstruir o que está sendo construído”.

Com informações da Câmara Municipal

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem