Guarda Municipal de Caruaru expande serviços em prol da população

A Guarda Civil Municipal de Caruaru (GCMC) cada vez mais tem se consolidado como um instrumento de segurança e prestação de serviços públicos para população do município. Nos últimos dias, o órgão de segurança pública esteve expandindo as suas ações para uma maior abrangência frente aos acontecimentos distintos registrados na grande cidade.

Colaborando diretamente com o trabalho das policias Militar e Civil, a guarda caruaruense participou esta semana de diversas ações que mostram a desenvoltura de um setor outrora descriminado, mas que hoje compõe diretamente o quadro de combate à violência e outros problemas sociais.

Em entrevista ao blog, um dos agentes relatou que as ações são frutos de treinamentos ocorridos desde o ano passado.

Entrega de demandas
Fotos: Divulgação
Recentemente uma proposta de aumento nas horas extras e gratificações para a Guarda Municipal e Agentes de Trânsito foram encaminhadas para o setor de gestão responsável pelo departamento de segurança.

Na ocasião, a proposta se resume em 120h mensais de trabalho para os servidores, atualmente a categoria atua em 40h mensais, não atendendo assim a demanda requerida.

O Comandante da GCMC, Quintino, recebeu as demandas e se propôs a analisa-las.

Ações ostensivas na Feira da Sulanca 


Nos dias de feira, os servidores da guarda em questão também empenham-se em controlar o tráfego de veículos e viabilizar o percurso de pedestres em todos os pontos de saída do comercio popular, a ideia é tornar o fluxo cada vez mais rápido e seguro.

Semanalmente o município recebe uma grande quantidade de compradores que buscam pela popular Feira da Sulanca, fator que aumenta consideravelmente o número de visitantes na 'Capital da Forró'. Desta forma, ações voltadas para os períodos de maior movimentação do município necessitaram ser intensificadas.

Disponibilidade acessível


As pequenas ocorrências, porém que geram mobilização social, sempre estão sendo postas à responsabilidade da guarda caruaruense, neste cenário muitas vezes o efetivo precisa ser deslocado para cumprir papéis incomuns, porém que correspondem diretamente ao setor de segurança.

Casos como acidentes de trânsito são conduzidos diretamente para Central da GCMC, onde após isso uma equipe é encaminhada para fazer a segurança e manter a ordem, antes mesmo da chegada do policiamento padrão.

Acompanhamento de movimentos sociais


Para manter a ordem em encontros promovidos por entidades e associações do município, a exemplo das paradas obrigatórias, a Guarda Municipal realizou planejamentos estratégicos, podendo assim estar presente sem interferir no processo normal das reuniões.

Em uma ação mais recente, um grupo de gcm's esteve realizando o acompanhamento entorno da Feira de Artesanato, onde na situação reuniam-se alguns comerciantes para uma sessão de rotina.

Apoio a eventos religiosos


Por ocorrerem com grande frequência, os eventos religiosos também estão sendo priorizados no município de Caruaru. Em movimentações mais recentes, um grupo de agentes esteve realizando o acompanhamento de missas e cultos evangélicos que aconteceram em vias públicas locais.

Um dos objetivos principais, segundo informações, é manter seguro o público também após o encerramento destes eventos.

Desobstrução de via públicas


Nos finais de semana, momento em que são registrados um maior número de eventos populares nas ruas, a Guarda Civil Municipal está sendo direcionada para atender ocorrências e desobstruir vias públicas, tanto por festividades irregulares quanto por comerciantes ilegais.

Com estas ações o fluxo de veículo flui normalmente também em dias considerados mais amenos no trânsito da 'Capital do Agreste'.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem