Fechamento de CPIs, insegurança e Política Nacional predominam discursos de parlamentares
Na tarde da última quinta-feira (17), mais uma sessão plenária foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, sendo esta a 06ª do ano.
Na ocasião, debates acirrados tomaram conta do plenário, vereadores de ambas as bancadas por diversos momentos fizeram pronunciamentos alterados, assim como vem ocorrendo ao longo das últimas semanas.
Na oportunidade, projetos importantes que desceram do Executivo também foram votados, como por exemplo o PL que reajusta o pisto salarial dos professores da rede municipal. Apesar da votação do projeto, e aprovado, poucos professores estiveram presentes.
As ausências de Narah Leandro (PSB), Helinho Aragão (PTB) e Vânio Vieira foram justificadas.
Confira os principais trechos dos discursos por ordem de sorteio:
Galego de Mourinha volta a criticar gestão municipal
| José Moura Filho (Galego de Mourinha - PTB) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Galego de Mourinha fez um discurso voltado à análise da gestão municipal, falou sobre a Secretaria de Serviços Públicos, onde relatou que a prefeitura tem demorado muito a tapar os buracos.
“Tantas coisas para fazer, um tapa buraco é tão simples, mas toda vez que se quer fazer tem que se humilhar a deputado, governador ou a prefeito, enfim. Eu já disse nessa Tribuna, que os políticos dessa cidade têm que ter pulso, bater na mesa e exigir as obras boas para Santa Cruz do Capibaribe”, disse o vereador oposicionista.
Galego finalizou seu discurso convidando a todos para o ato de filiação do pré-candidato a prefeito, Fernando Aragão, ao PTB, no próximo sábado (19), na Câmara de Vereadores.
''Em breve, o prefeito que já é bloqueado, vai se tornar um prefeito ficha suja'', dispara Carlinhos da Cohab
| Carlos da Silva (Carlinhos da Cohab - PSL) - Foto: Bruno Muniz |
Com seu discurso voltado ao caso da KMC, o vereador Carlinhos da Cohab iniciou falando que esteve no Recife, para uma visita a Procuradoria do Estado e segundo ele, uma das procuradoras lhe solicitou nova documentação para representar na justiça contra a gestão municipal o caso da KMC.
“Quando fomos a Recife, a procuradora nos relatou que nem precisava mais, porque já havia feito a representação. Em breve, o prefeito que já é bloqueado, vai se tornar um prefeito ficha suja. As contas do prefeito sequer vêm para cá, já sobe direto para o Tribunal de Contas”, anunciou.
Em seguida o vereador relatou que a casa de apoio que a prefeitura disponibiliza para as pessoas em Recife.
“Hoje pela manhã foi de chuva em Recife e era melhor está no meio da rua do que dentro da casa, de tanta goteira”, criticou.
Carlinhos finalizou seu discurso fazendo um apelo ao vereador Fernando Aragão, pedindo-lhes que quando o mesmo se tornar prefeito, que analise o que está de errado nessas gestões, a fim de que o mesmo não cometa erros.
Zé Minhoca faz análise da política nacional e volta a criticar o PT
| José Bezerra da Costa (Zé Minhoca - PSDB) - Foto: Bruno Muniz |
Zé Minhoca foi mais um dos parlamentares a analisar os rumos que a política nacional tem tomado nas últimas horas e criticou de forma ferrenha a forma como o PT tem administrado o País.
“A maioria da população brasileira que é alienada, o PT covardemente, estuprou a minha geração. Mas, graças a Deus, vocês estão cientes do que está acontecendo. Roubaram tanto o país, que um grupo de jovens comprometidos com a recuperação da república que decidiu dar um basta nisso. O PT teve o descalabro e 'sem-vergonhice' de quando chegar ao poder, fizeram o que estão fazendo. Todos nós fomos enganados. Quando um bandido daquele vem dizer que vai devolver 5 milhões, é porque ele roubou 20. Peço aos jovens que não percam a esperança”, disse o situacionista.
Para finalizar, Zé Minhoca pediu aos presentes que tirem os seus títulos, para que evitemos que maus políticos venham para cá enganar os pais de vocês.
Ronaldo Pacas também ressalta detalhes no cenário político nacional
| José Ronaldo Pacas (PSDC) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Ronaldo Pacas inicialmente falou sobre a política nacional, onde fez uma análise dos rumos que a política está tomando.
“Lamentavelmente não sabemos onde isso vai chegar. Não se sabe se essa foi a melhor decisão para o nosso país, mas acho que a tendência é melhorar, porque o primeiro passo já foi dado”, ressaltou.
Ronaldo falou ainda sobre a questão da segurança de Santa Cruz do Capibaribe.
“Eu sou daqueles que acreditam que a segurança vai melhorar, pois sou da política do quanto melhor, melhor, não sou como outros que torcem para dar errado. Sabemos que a segurança compete ao Estado, mas a prefeitura está fazendo a sua parte, solicitando ações da Secretaria de Segurança Pública do Estado”, concluiu.
O vereador finalizou seu discurso falando sobre a retomada da PE-160, relatando que na BR-104, dentro do Estado da Paraíba funciona e em Pernambuco, não tem sido dada a devida importância, segundo o parlamentar, que concluiu enaltecendo a construção da Central das Feiras, que melhorou a vida dos feirantes.
Ernesto Maia critica fechamento de CPIs
| Ernesto Maia (PSL) - Foto: Bruno Muniz |
Ernesto Maia iniciou seu discurso relatando sobre o desenvolvimento do trabalho das CPIs na Câmara e demonstrou insatisfação quanto ao trabalho.
“Hoje o vereador Zé Minhoca nos informou que está encerrando a CPI do Calçadão. Está encerrando a CPI mesmo sem ter vindo nenhum documento da prefeitura. Está encerrando a CPI sem sequer ter analisado a quantidade de pessoas que têm boxes no Calçadão e que estão colocando a venda. A CPI foi constituída por meio de denúncias tanto no sentido de pessoas que ganharam boxes, duplicidade de pontos e falta de bancos para vários comerciantes”, reclamou.
Em aparte cedido ao vereador Zé Minhoca, o vereador esclareceu a Ernesto Maia, que o mesmo está jogando para a plateia, pois segundo ele não tem mais o que fazer na CPI, pois tudo já foi esclarecido e o senhor mesmo não quis solicitar a documentação dentro do prazo.
Ernesto rebateu a resposta de Zé Minhoca e falou que “não foi mandado para a CPI o cadastro de quem está na atualidade, mas mesmo assim, a CPI vai ser encerrada e eu aconselho o vereador Zé Minhoca a prorrogar essa CPI, pois como o senhor mesmo diz, o povo está de olho”, disse Ernesto.
Ernesto finalizou seu discurso relatando o caso da KMC e falou que o mesmo já está no Tribunal de Contas, na mesa da Conselheira Teresa Duere.
Fernando Aragão cobra questões relacionadas a iluminação pública
| Fernando Aragão (PTB) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Fernando Aragão iniciou seu discurso fazendo um requerimento verbal, onde o mesmo solicita que seja feita uma audiência pública para ver a questão da iluminação pública.
“Não é mais possível que quando se busca uma solução sobre a falta de iluminação nas ruas, postes apagados e não se tem respostas. Quando se liga para a prefeitura e a mesma empurra para a Celpe. Quando se vai para a Celpe, a mesma diz que é responsabilidade é da prefeitura. É preciso que a população se sinta contemplada, pois ela paga. Eu peço da presidência dessa Casa que se faça essa audiência pública, para que se resolva essa questão da iluminação pública na cidade”, cobrou Fernando.
Em seguida, Fernando analisou a política nacional e relatou que esse jogo político está indo longe demais e mais uma vez quem sofre é o povo.
“O país está parado. Ainda bem que estamos em um país democrático e é através do voto e da esperança que se pode mudar. Diferentemente de tantos outros países que estão em guerra civil, matando tanta gente”, relembrou.
Fernando voltou seu discurso para os jovens e pediu-lhes que participem mais da nossa política, mas uma participação sem paixões exacerbadas.
“O que importa é que vocês jovens tenham consciência de tudo o que acontece na política. Não é porque se indica um, que você passe a ter obrigação de votar, é preciso analisar as situações sem essa paixão”, pontuou.
Klemerson volta a defender ações do Governo Municipal
| Klemerson Ferreira (Pipoca) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Pipoca iniciou seu discurso parabenizando e agradecendo pela presença de estudantes das escolas Técnica, Padre Zuzinha e Dr. Adilson Bezerra, demonstrando a satisfação em poder recebê-los para uma reunião.
“Acho muito importante a vinda de vocês a esta Casa de Lei, porque assim, vocês vão se inteirando da política e vendo de fato quem trabalha pelo povo. Eu como o vereador mais jovem dessa Casa, fico feliz por vocês estarem aqui e desafio o vereador Carlinhos da Cohab a mostrar o seu trabalho, porque nós temos um trabalho prestado, inclusive a Casa das Juventudes que foi implantada através de requerimento meu”, disse Pipoca.
Pipoca continuou seu discurso relatando que em outras gestões não se investiu em políticas públicas para a juventude.
“A juventude que não teve outras oportunidades, infelizmente buscou outros caminhos. Esse prefeito é o primeiro a dedicar um espaço maior para as questões da juventude em nossa cidade”, sustentou.
O vereador finalizou seu discurso relatando a importância da Central das Feiras, que segundo ele tem beneficiado os feirantes da cidade.
Nós temos que realmente saber quem de fato está trabalhando por Santa Cruz do Capibaribe, porque o vereador Fernando menosprezou a Central das Feiras, uma obra de um porte daquele, tratando como um amontoado de bancos.
Zé Elias foca seu discurso na obra da gestão Vieira e Recadastramento Biométrico
| José Elias Filho (Zé Elias - PTB) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Zé Elias iniciou seu discurso manifestando voto de pesar pelo falecimento de algumas pessoas, parabenizou o atleta Jefferson Marcelo de Poço Fundo, que foi revelado pelo Ypiranga, passou pelo Porto de Caruaru e hoje está no time sub-20 do Palmeiras.
“Gostaria de parabenizar o governo municipal pela Central de Feiras e Mercados e pela inauguração da Praça dos Paraibanos, obras que beneficiam o nosso povo e faz a cidade crescer”.
Finalizando seu discurso, o vereador Zé Elias falou sobre o recadastramento biométrico e pediu para que as pessoas ficassem atentas ao prazo.
Deomedes volta a entrar em defesa de seu partido
| Deomedes Brito (PT) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Deomedes Brito iniciou seu discurso criticando a forma como os vereadores de situação tratam o PT e enfatizou que em todos os partidos têm pessoas boas e ruins.
“O PT não só tem gente certa não, tem pessoas erradas, assim como em todo e qualquer partido”, comparou.
Em seguida, Deomedes teceu críticas ao vereador Junior Gomes e o tratou como “o pior secretário de obras de Santa Cruz do Capibaribe foi Junior Gomes, conhecido como ‘Junior buracão’. Antes falava de Toinho, agora fica abraçando Toinho e ninguém sabe como é isso”, criticou.
Deomedes finalizou seu discurso enaltecendo a campanha de Fernando Aragão e desejando sorte em sua candidatura.
“Fernando, já estamos falando em sua campanha e já vemos que a sociedade já está abraçando sua candidatura e o sobrinho de Raymundo Aragão, será o maior prefeito da história de Santa Cruz do Capibaribe”.
Afrânio Marques comenta crise na política brasileira
| Afrânio Marques (Professor Afrânio - PDT) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Afrânio Marques falou inicialmente sobre a questão política nacional e criticou a forma como as pessoas têm visto a política nacional.
“É preciso que se ofereça maior educação às pessoas, a fim de que elas possam ter maiores possibilidades quanto a análise do que acontece em nosso país e possam ser críticas quanto as questões políticas. Porque só com educação é que as pessoas poderão ter mais criticidade”, disse o professor e vereador.
Afrânio Marques enfatizou a importância das obras que foram entregues à população.
“Esse final de semana nós tivemos a satisfação de entregar a Central das Feiras e da Praça dos Paraibanos. É preciso que se tenha em mente que quando se faz uma obra como a da Central das Feiras, que não se veja apenas como uma obra a mais, mas pela sua relevância social, que é promover um lugar com condições dignas de trabalho para os feirantes”, alegou.
O vereador finalizou seu discurso relatando sobre os seus projetos de cultura para a sociedade.
“Nós estamos desenvolvendo um projeto de cultura bem importante para os nossos jovens, com política pública para contribuir para o crescimento das pessoas, tanto de forma cultural, como também pessoal. Temos o curso de teatro, que está acontecendo nas escolas e no próximo mês, esses alunos terão oportunidade de se apresentar no Teatro Municipal”, finalizou.
Júnior leva áudio para tribuna com fala de Fernando Aragão
| Antônio Gomes Bezerra Júnior (PSB) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Junior Gomes iniciou seu discurso com duras críticas ao vereador Ernesto Maia.
“Quem ver Ernesto Maia chegar aqui pedindo para prorrogar CPI, quem não se lembra da época da CPI dos terrenos, que Ernesto Maia foi o primeiro a dizer que não era para prorrogar”, relembrou.
Em seguida, Junior Gomes falou sobre a postura do vereador Fernando Aragão, enquanto parlamentar.
“O vereador Fernando Aragão só sabe criticar, desde o início que se falou na construção da Central das Feiras, ele fala que o FEM está quebrado, que vai enganar a população, que vai ser um amontoado de bancos e hoje a gente ver a realidade, os feirantes satisfeitos”, explicou.
Nesse momento, Junior colocou um áudio do vereador Fernando criticando a obra da Central de Feiras e finalizou seu discurso convidando o povo para as festividades da Vila do Pará.
Zezin Buxin faz discurso voltado para segurança pública
| José Manoel de Lima (Zezin Buxin - PSDB) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Zezin Buxin iniciou o discurso destacando a presença dos jovens na sessão da câmara e pediu para que os jovens se politizassem.
“Com relação a segurança, o muito que se faz ainda é insuficiente, aqui em Santa Cruz ninguém está de braços cruzados não. O prefeito tem ido a Recife cobrar e inclusive tem levantado a voz lá e muito tem se feito”, disse Zezin.
“A marginalidade está aí, as leis são muitos frágeis e alguns policiais já me relataram sobre a burocracia que é quando se apreende um menor, fica-se com ele um tempo para ir ao juiz e depois levar para casa. É complicado ficar procurando culpados, e o bandido não tem culpa de nada. Ninguém está de braços cruzados não, mas a bandidagem se amplia e dificulta o trabalho de todo mundo”, encerrou.
Luciano Bezerra levanta fatos que envolvem a atual situação política do país
| Luciano Bezerra (PR) - Foto: Bruno Muniz |
Antes de entrar na parte principal do seu discurso, o Vereador Luciano Bezerra destacou e parabenizou a ASCONT pelo reconhecimento do CRC que premiou a entidade com o prêmio
“O Caduceu” pelos relevantes serviços que a entidade tem prestado a classe de contabilistas na região. O Vereador Luciano Bezerra continuou seu discurso registrando os fatos recentes que o país vem vivenciado, principalmente os ocorridos no dia de ontem e hoje com a divulgação de áudios do ex Presidente Lula e da Presidenta Dilma Roussef.
Lembrou que ainda em sua adolescência participou das movimentações que tiraram o ex-presidente Color da Presidência, e que o país vive um momento semelhante aqueles.
Em seguida o Vereador falou que é preciso fazer uma limpeza no país, não importa qual partido, o qual o protagonista do escândalo. Aparteado pelo Vereador Deomedes que defendeu o PT, o Vereador Luciano Bezerra respondeu repetiu que a crítica era independente da sigla partidária ou do protagonista do escândalo.
Na sequencia, o Vereador ainda chamou a atenção para a necessidade de fazer as escolhas corretas na hora de eleger, citou que a crise de representatividade que hoje passa o país, começa nas escolhas que são feitas em cada município.
Dida de Nan centraliza criticas ao Partido dos Trabalhadores
| José Raimundo Ramos (Dida de Nan - PSDB) - Foto: Bruno Muniz |
O vereador Dida de Nan iniciou seu discurso relatando que o PT tem feito uma gestão desastrosa e que seus desmandos tem prejudicado a economia do Brasil.
Em seguida, o vereador falou sobre a melhoria na segurança da região com a chegada do BEPI em Toritama e transferência da delegacia de Polícia para a Rua do Ypiranga.
“Nós estamos trabalhando, as pessoas têm visto o trabalho desse grupo e sabemos da importância das obras que a gestão de Edson Vieira tem para as pessoas dessa cidade”, disse Dida encerrando o seu discurso.

Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.