Resumo do Legislativo Santa-cruzense: 1ª Sessão Ordinária de 2016

Em primeira sessão do ano, funcionamento da Unimed Santa Cruz, SESI e Previdência Própria Municipal dominam discursos no plenário da Casa Dr. José Vieira de Araújo

Na tarde desta terça-feira (16), a atuação por parte dos vereadores foi retomada no plenário da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, onde os parlamentares de ambas as bancadas debateram projetos e também fizeram o tradicional uso da tribuna.

Na ocasião, várias pautas foram debatidas pelos vereadores, entre elas prevaleceram a cancelada audiência pública para discutir a mudança no horário de funcionamento da Unimed Santa Cruz e também os recentes acontecimentos envolvendo a votação de contas do atual prefeito, Edson Vieira (PSDB), além de problemas com a sua administração pública.

Os discursos em tom de embate prenderam a atenção do pequeno público que se fez presente em plenário. Confira abaixo alguns dos principais trechos debatidos nesta 1ª sessão ordinária de 2016.

Vereador Pipoca iniciou ressaltando avanço do Governo Municipal e criticou oposicionistas
Fotos: Bruno Muniz (Arquivo do blog)
Em seu regresso a Câmara, o vereador Pipoca iniciou seu discurso relatando sobre o seu mandato e comprometeu-se em seguir seu trabalho em prol do desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe. Pipoca falou sobre as contas do prefeito Edson Vieira referente ao ano de 2013, as quais foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE, por unanimidade.
“Com a aprovação das contas do prefeito Edson, a gente ver que essa gestão tem um trabalho sério. Então, nada melhor do que o tempo para as pessoas verem quem está falando a verdade. Estamos passando por um momento difícil, de crise, mas é preciso que os vereadores de oposição cumpram com o seu trabalho também, a ponto de querer o bem da cidade”.
O vereador finalizou seu discurso relatando sobre o seu trabalho e enfatizou que o seu trabalho vai continuar ao longo deste ano.

Zé Elias relata problemas e cobra ações do setor de Serviços Públicos

O discurso do vereador Ernesto Maia foi focado em mais uma denúncia contra a gestão municipal, onde o mesmo usou a tribuna para trazer a tona a questão da previdência municipal, que de acordo com Ernesto, já tem um rombo de quase 2 milhões de reais.
“A gente da bancada de oposição, na época do recesso recebemos várias denúncias, e fomos investigar e durante essa investigação, a gente pode observar que já existe débito da previdência própria. Esse 2 milhões de reais que o prefeito tem como débito, praticamente vem do mês de outubro para cá. Ontem estivemos com o Procurador Geral do Estado e perguntamos ao procurador o porquê de ter havido intervenção na cidade de Gravatá. Conversando com o procurador do Estado, nós pedimos a intervenção em Santa Cruz do Capibaribe, porque o prefeito Edson Vieira perdeu o controle da administração da cidade”.
Ernesto finalizou seu discurso relatando que os vereadores de situação, ao invés de defender o povo de Santa Cruz, só sabe defender o prefeito.

Em discurso duro, vereador Dida de Nan rebate oposicionistas

O vereador Dida de Nan falou inicialmente da denúncia que o vereador Ernesto Maia, e o mesmo defendeu a gestão do prefeito Edson Vieira.
“O prefeito Edson está passando por uma questão que nenhum outro prefeito passou. Crise! Agora a gente pode ver que essa oposição só quer fazer um discurso. Eu sempre digo ao povo. Observe o trabalho do prefeito, sempre falo que os vereadores de oposição acusam, a gente da situação defende, mas quem deve avaliar é o povo. Já que vocês falam tanto que o prefeito não deve ganhar, proíbam dele ser eleito. Sabe por que vocês se preocupam tanto, porque o povo não é doido não de voltar ao tempo de cadeado no hospital, não é doido voltar para um calçadão de poeira, enfim. Essa forma de vocês fazer política é do atraso. Vão trabalhar”, finalizou o vereador.
“A gente é obrigado a falar que a prefeitura deve em tudo quanto é canto'', dispara Galego de Mourinha

O vereador Galego de Mourinha fez um discurso com base nas questões eleitorais e relembrou que antes as campanhas eleitorais eram de quase 6 meses e que agora a justiça eleitoral diminuiu para 45 dias. De acordo com o vereador, na Câmara de Vereadores observa-se que a campanha já começou. Galego continuou seu discurso parabenizando o vereador Ernesto Maia pelo seu discurso.
“A gente é obrigado a falar que a prefeitura deve em tudo quanto é canto. Deve cerca de 70 mil reais a Lula da Padaria, mais de 20 mil reais a floricultura. Então a gente é obrigado a perguntar para onde está indo o dinheiro da prefeitura? Mas, isso é para a gente esconder, não pode falar em lugar nenhum. É isso que os vereadores de situação querem, que a gente veja as coisas erradas e baixe a cabeça”.
O vereador finalizou seu discurso falando sobre a situação da PE-160.
“A gente sai daqui para São Paulo e só encontra buraco daqui para Toritama. E sabemos que recebemos clientes de todos os lugares do Brasil e vamos acabar perdendo clientes. O cartão postal de nossa cidade tem que ser essa PE-160”.
Ronaldo Pacas tece críticas contra Ernesto Maia

Trazendo um discurso com ênfase no bem de Santa Cruz do Capibaribe, o vereador Ronaldo Pacas rebateu o discurso do vereador Ernesto Maia e relembrou que em outras gestões também ocorreram problemas.
“É bom que se diga que o vereador Ernesto Maia vem a esta tribuna fazer denúncias, mas ele não diz que foi até a previdência municipal e lá foi muito bem recebido. É bom que se diga Ernesto, que não fazemos a política do quanto pior melhor, mas você sabe muito bem que em outras gestões, inclusive das quais o senhor fez parte que se atrasava salários. Quanto ao SESI, temos dificuldades sim, mas tudo vai se resolver, pois a prefeitura quis fazer todos os acordos possíveis e o SESI nunca aceitou e agora vai para a justiça. É bom que se vá, porque aí a própria prefeitura vai oferecer o ensino, pois temos excelentes professores nessa terra, capacitados para dar aulas para aqueles alunos”.
Pré-candidato Fernando Aragão foca ataques em ex-oposicionista

Inicialmente Fernando Aragão fez um requerimento verbal acerca da auditoria do TCE referente as contas do ano de 2013 da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Fernando criticou a postura do vereador Zé Elias e também sobre a gestão municipal.
“A gente fica olhando o vereador Zé Elias, quando era da nossa bancada fazendo cobrança porque o calçamento era ruim, saneamento estourado e agora que está do lado da situação, esse prefeito é o melhor. Esse povo quer mais 4 anos, porque quer fazer bloco político com o dinheiro do povo, porque lá nós vimos que a câmara pagou também, e queremos saber se o dinheiro foi da prefeitura ou só da câmara? A gente ver tanta coisa errada em Santa Cruz do Capibaribe, mas não podemos falar porque senão os vereadores da situação ficam irritados”.
Fernando finalizou seu discurso falando que a cidade de Santa Cruz do Capibaribe chora pela forma que está sendo administrada.
“É lamentável que mesmo com essa situação, essa gente ainda venha falar em mais 4. Mais 4 anos de buraco, de falta de pagamento aos funcionários públicos, enfim é preciso saber que o povo não é bobo e não é o que vocês pensam não”.
Júnior Gomes retoma discurso crítico e mira Galego de Mourinha

Em seu retorno ao trabalho, o vereador Junior Gomes levou a Tribuna da Câmara de Vereadores um discurso voltado para rebater críticas dos vereadores da oposição sobre a administração municipal, onde o vereador destacou os discursos dos vereadores oposicionistas e pré-candidatos a prefeito, Fernando Aragão e Galego de Mourinha, além de destacar o seu trabalho enquanto vereador.
“Quero destacar a reunião que convocamos com a nova diretoria da Associação dos Mototaxistas, onde ouvimos as demandas e colocamos nosso mandato à disposição da classe e mais ainda, assumimos o compromisso de em breve, junto com o deputado Diogo Moraes, marcarmos uma reunião com o DETRAN de Pernambuco com o intuito de vermos a questão da inserção do IPVA para os mototaxistas. Sabemos que não será fácil em virtude da crise financeira do estado, mas lutaremos por essa causa como grande parceiro dessa classe, bem como, estamos à disposição de toda população santa-cruzense”.
De volta ao plenário, Vânio fala em corrupção

Em seu discurso, o vereador Vânio Vieira falou sobre a situação pela qual passa a cidade e relatou sobre o volume de pessoas que Santa Cruz do Capibaribe recebe, e de acordo com o parlamentar, nossa cidade merece está em melhores condições para receber os clientes.
“Nos últimos dias viajei por várias cidades do estado de Pernambuco, mas eu queria que alguém aqui dissesse onde é que tem mais buracos do que na PE-160. Não tem. Encontrei inclusive pessoas que compram aqui e que reclama da situação da PE-160, dessa buraqueira. A gente vê os discursos aqui e observa que não foi cumprido o que foi prometido em palanques na campanha passada, palanque em que eu fazia parte e dizia-se que era possível administrar com organização, mas vemos que é assim que está sendo feito. Em todas as áreas vemos que tem coisas erradas e ainda dizem que é mais quatro”.
Luciano Bezerra volta a falar em crise econômica e reflexos no Governo Municipal

Inicialmente o Vereador deu votos de aplausos as igrejas evangélicas e católica pela realização dos retiros espirituais no período das festividades carnavalescas, bem como a Secretaria de Defesa Social na pessoa do Major Sena pelo trabalho realizado também no período carnavalescos.

Em seguida lembrou que desde 2015 o Brasil está mergulhado em uma crise que tem atingido estados e municípios. Lembrou ainda que a cidade de Santa Cruz não ficou imune a esta crise, já que aproximadamente 75% do orçamento depende de repasses dos governos federal e estadual.

Na sequência, o Vereador falou acerca do Regime de Previdência de Santa Cruz, lembrou que existe sim um valor em atraso, fruto das dificuldades financeiras do ano passado, porém, lembrou que houve manifestação do prefeito junto ao Conselho da Previdência, formado por representantes dos sindicatos, dos servidores e da municipalidade, para a regularização a partir do mês que vem. Por fim, o Vereador trouxe números da previdência como: saldo de aproximadamente de 8 milhões de reais, rendimento médio de 2015 em quase 600 mil reais, 5 pessoas aposentadas.

Afrânio cita SESI em seu discurso e afirma que há parlamentares tentando ganhar foco no problema alheio

Com seu discurso sempre focado em ideais políticos, o vereador professor Afrânio trouxe à tribuna uma análise da gestão municipal e adentrou na questão do problema do SESI na cidade.
“Diante dessa situação, a gente tem que ter cuidado para não prejudicar os estudantes e isso a gestão municipal tem buscado uma solução e por muitas vezes se buscou negociar com o SESI, mas o mesmo não aceitou e é preciso que se busque uma posição e isso o prefeito tomou a posição de implantar e assumir a responsabilidade de resolver a questão desses alunos tendo as aulas com professores da nossa cidade, inclusive isso sempre foi uma bandeira levantada pelo sindicato dos professores”.
Outro ponto que o vereador tocou foi a questão da rejeição das contas do ex-prefeito Zé Augusto, onde o TCE pede pela rejeição.
“O ponto crucial das contas de 2008, quando a mãe do vereador Ernesto Maia era secretária e o tio dele era prefeito, é justamente por não ter sido aplicado os 25%, aplicação mínima para a educação, então é aquela velha frase. ‘faça o que eu digo e não faça o que eu faço’, mas ninguém viu o vereador Ernesto falar nada”.
Helinho novamente relata problemas na administração municipal

O vereador Helinho Aragão fez um discurso voltado para apresentar os problemas da gestão municipal, como falta de saneamento, buracos em toda cidade, falta de segurança, epidemias de zika, chikungunya, em decorrência da falta de estrutura no combate ao mosquito da dengue.
“Quem me conhece sabe que não faço discurso para ofender ninguém, mas o que está se passando é inadmissível. Vemos muitas coisas acontecer em nossa cidade e precisamos, enquanto representante do povo, defender a população”.
O vereador aproveitou para demarcar a audiência referente ao atendimento da Unimed, que aconteceria na tarde desta quarta-feira (17).

Projeto social em prol dos deficientes físicos e ataques contra situacionistas predominam discurso de Carlinhos da Cohab

Inicialmente o vereador Carlinhos da Cohab falou sobre um ofício que recebeu da presidente Dilma Rousself, sobre o Projeto Viver sem Limite, que trata de Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como resultado do firme compromisso político com a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil.

Oportunidades, direitos, cidadania para todas as pessoas são objetivos aos quais o Plano está dedicado, e de acordo com o vereador Carlinhos disse que vai lutar para implantar esse projeto na cidade. O vereador Carlinhos continuou seu discurso fazendo críticas a forma de atuação dos vereadores da situação.
“Uma das piores gestões que teve aqui foi a de Toinho do Pará, inclusive com o hospital fechado, que hoje o ex-prefeito Toinho está do lado deles, mas quando Toinho era da nossa bancada ninguém nunca viu Galego nem Fernando defendendo Toinho por o hospital está fechado”.
Narah Leandro volta a falar nas obras da PE-160 e BR-104

A vereadora iniciou seu discurso parabenizando as igrejas que no período carnavalesco se retiraram com o propósito de Orar a Deus pelas nossas famílias e pela cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Em seguida destacou seus objetivos para um ano de trabalho no legislativo:
"Entrei nessa casa e permaneço com o propósito de contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade e lutar pela diminuição das desigualdades sociais. Eu não tinha dúvidas que já iriamos ver aqui nessa tribuna cenas de populismo vazio, esse ano, que é ano de eleição, iremos ver muito mais, pelo interesse puro e simplesmente de se manter mais quatro anos nessa casa, nunca pelo interesse coletivo. Eu só peço a Deus que me dê equilibro necessário e a sabedoria para não me envolver nesse jogo para não me distanciar dos propósitos que me trouxeram ao legislativo, que de fato é o que me interessa ao povo, as obras e serviços que garantam o bem da coletividade!

Finalizando, a vereadora fez cobranças com relação ao término das obras da PE-160 e da BR-104. Nesse propósito, no primeiro discurso de 2016 quero repetir aqui a cobrança em relação a BR-104 e a PE-160, esse que tem sido há vários anos o principal reclame do nosso povo. Eu disse ao nosso governador Paulo Câmara, nenhuma obra aqui do governo do estado por maior que seja como o Calcadão Miguel Arraes, A Escola Técnica, a própria UPA, as obras do FEM como a praça de Alimentação, a Central das feiras...

Enfim nenhuma destas, e nenhuma mais que venha terá o seu brilhantismo completo porque para chegar até elas todos tem que passar pela PE 160. Da mesma forma à contragosto dos seus aliados, eu disse ao senador e ministro Armando Monteiro Neto que não adianta vir à nossa terra falar de exportação se não trouxer a solução para a BR 104, porque para vender para o Brasil ou para o exterior nós precisamos de estradas, e estradas de verdade não essas que se desmancham, porque para transportar grandes cargas precisamos de grandes estradas, não pode ser diferente porque temos aqui um grande povo que faz história nesse estado e nesse país."
Deomedes Brito cobra providência em relação a Previdência Municipal

Com um discurso voltado para a questão da corrupção, relatou sobre os problemas da administração municipal e enfatizou a previdência própria municipal.
“Pode ter certeza que consequências irão vir para o prefeito Edson Vieira e quem vai ganhar com isso é a população. Outro ponto que quero falar e deixar registrado é que vocês da situação assinaram um papel em branco para o prefeito, porque foi só um ano da previdência própria e já tem um rombo de 2 milhões e cinco pessoas”.
O vereador finalizou seu discurso dizendo que não tem como o povo ter paciência para esperar o saneamento, sem nada ser revolvido pela prefeitura, se referindo ao pedido que o vereador Zé Elias fez ao povo do Jaçanã sobre a falta de saneamento naquele bairro.

Com informações da Câmara Municipal (Assessoria)


Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem