Prefeitura institui novo prazo para pagamentos atrasados do Bolsa Universitária

Novo prazo foi acordado na manhã desta quarta-feira (17), na Secretaria de Finanças de Santa Cruz do Capibaribe
Foto: Bruno Muniz
Uma reunião para debater o andamento do pagamento do Programa Bolsa Universitária foi realizado em Santa Cruz do Capibaribe, mais precisamente na Secretaria de Finanças do município. O encontro entre coordenadores , universitários e responsáveis pela administração do benefício aconteceu a portas fechadas.

Anteriormente, alguns universitários haviam procurado a equipe do Blog do Bruno Muniz para relatar os atrasos que se arrastam desde o ano passado, sendo novembro e dezembro respectivamente. Na ocasião não havia ainda um prazo estimado para o pagamento dos benefícios, já que o último acordo havia sido descumprido.

Ao final da reunião realizada nesta quarta-feira, tivemos acesso ao conteúdo definido entre ambas as partes. Na ocasião, um novo cenário de solução foi apontado, onde os repasses atrasados serão quitados e posteriormente haverá a normalização dos repasses para com a classe universitária.

Com o acordado entre as partes, um dos dois pagamentos atrasados será quitado até a próxima quinta-feira (17), este referente ao mês de novembro de 2015. O segundo pagamento atrasado referente ao mês de dezembro do mesmo ano será pago no máximo até o dia 29, deste mês. O primeiro pagamento referente ao período 2016.1 deverá ser pago no dia 10 de março.

Em entrevista ao blog, um dos coordenadores responsáveis pelo recadastramento do Bolsa Universitária falou sobre o novo acordo.
''O importante é o projeto em si, a responsabilidade do Ensino Superior ela não é do município e ela não é do Estado, ela é do Governo Federal. Nossa cidade ela tem uma situação muito peculiar, pois é uma cidade grande, com uma demanda grande de estudantes e que não tem uma universidade próxima.

Cidades com características parecidas como Petrolina e Garanhuns - que eu acho são as mais parecidas com Santa Cruz  em Pernambuco - elas tem universidades federais à disposição.

Então é difícil pensar, por exemplo, numa política estadual quando só Santa Cruz tem um caso assim, as outras cidades que também possuem demanda de estudantes para outras cidades elas são de menor porte, elas tem uma quantidade menor de estudantes, elas conseguem inclusive usar o transporte que tem da zona rural para zona urbana para transportar esses estudantes para outras cidades, Santa Cruz não tem essa possibilidade porque Santa Cruz tem demanda em todos os horários para este transporte.

O importante disso é que é uma política nova, é uma política de assistência estudantil que não existem em outros lugares e que como todo programa social encara problemas. Então chegamos a um ponto incomum do Governo Municipal, da Coordenadoria de Juventude, da Comissão e do setor financeiro para gente sanar esses problemas e tornamos essa relação melhor e o programa ainda mais efetivo'', declarou Paulinho Coelho.
Um dos coordenadores da Comissão dos Universitários também conversou com o blog, relatando a expectativa para a liberação dos repasses e o processo 
''Como é uma Lei autorizativa, a gente tem que estar sempre buscando um diálogo, após esse diálogo ai a gente espera que se cumpra. Caso atrase a gente ainda tentar entrar em contato com os responsáveis para saber o que houve e saber o motivo.

Infelizmente é lamentável porque, no sentido de que a gente viaja cada mês e paga em dia, o dono do veículo não quer saber se a gente vai tirar esse dinheiro. Quando sai esse auxílio, ajuda muito a gente.

Nós temos alguns grupos no Whatsapp referente a Bolsa Universitária, e ainda hoje nós iremos repassar essa informação, e só à partir daí cada um pode tomar a decisão que achar mais pertinente'', concluiu Pedro Batista.


Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem