Curta-metragem mostra atualidade e relata história dos 'Gangarras do Bandeira', em São Domingos

Filme foi gravado no Bandeira, em São Domingos de Brejo da Madre de Deus

Foto: Reprodução (Curta-metragem ''Gangarras ontem e hoje'' - Divulgação)
Em mais um curta-metragem produzido pela 'Cinemando', a comunidade do Bandeira, em São Domingos de Brejo da Madre de Deus é mostrada com um novo olhar, o olhar de um povo que hoje orgulha-se de sua localidade e tradição histórica.

O curta exibe os efeitos do tempo na localidade que possui raízes descendentes dos primeiros Holandeses, 'Gangarras do Bandeira' como são popularmente conhecidos vivenciaram ao longo de toda sua história uma mistura de miséria e preconceitos, realidade que hoje possui um cenário bastante diferenciado.

Entre os personagens mostrados no breve filme, idosos e jovens contam como se mantiveram vivendo na comunidade do Bandeira, mantendo assim a tradição de toda uma gente. Boa tarde dos que ainda residem na localidade muitas vezes são obrigados a deixarem-a com a necessidade de se conseguir emprego e respectivamente alguma renda, já que a economia do local gira apenas em torno da agricultura, algo cada vez mais escasso nos dias atuais.

Um dos idealizadores do curta, Kennel Rógis, conta um pouco da experiência que foi gravar na localidade com uma história tão rica em detalhes.
''O filme "Gangarras ontem e hoje" é fruto da oficina "Cinemando: teoria e prática" que ministrei no projeto Caravana Criancine, em agosto passado, em São Domingos/PE. Foi uma experiência linda e enriquecedora levar crianças e adolescentes ao mundo do cinema, trocando ideias e despertando um novo olhar. Fizemos um filme sincero, simples, mas grandioso pela sabedoria popular destes personagens tão fortes'', ressaltou Rógis.
Confira o curta:



Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem