Tema das Cotas Raciais é assunto de debate em Santa Cruz do Capibaribe

Imagem meramente ilustrativa
As cotas raciais são as reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por “raça” ou etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas.

Surgidas na índia na década de 1930, as cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico contra determinadas classes étnico/raciais.

Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto às suas consequências e constitucionalidade em muitos países.

A validade de tais reservas para estudantes negros no Brasil foi votada pelo supremo tribunal federal em 2012 e o STF decidiu, por unanimidade, que as cotas são constitucionais.

O assunto é polêmico e não promete deixar de ser, mas afinal: Quais são os principais argumentos a favor e contra o sistema de cotas raciais? Os que os críticos e defensores têm a dizer sobre as cotas?

O Instituto Dom Pedro I promoverá um debate sobre o tema no próximo dia 16 de novembro, às 19h, o qual é voltado para os alunos do 9º ano até o 3º ano do ensino médio, pais e visitantes.

Os debatedores convidados para discutir o assunto são Rimário Clismério, David Helry Gonçalo, Radamés Barros. Venha participar e engrandecer essa discussão tão importante!

| Informações da Assessoria |

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem