.

Política Capibaribe: Senador José Ronaldo Aragão

Senador José Ronaldo Aragão (Arquivo Nacional)
A história é desconhecida para muitos, mas, Santa Cruz do Capibaribe situada no Agreste pernambucano já teve um filho seu eleito senador. Até hoje, a história deste político levanta questões sobre orgulho e esquecimento, uma mistura de sentimentos que de fato fazem parte da história política da hoje conhecida como Capital da Moda.

O político em pauta é José Ronaldo Aragão, nascido em 18 de dezembro de 1945, em Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, filho de Rodolfo Francelino Aragão e Teodora Florêncio Aragão. Formou-se em Medicina no ano de 1974, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuou no hoje Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Paraná. Ingressou no PMDB, onde deu início a sua carreira política, se elegeu deputado estadual no ano de 1982 e senador por Rondônia no ano de 1986, participando ativamente da Assembleia Nacional Constituinte que foi responsável pela Constituição de 1988. Em 1992, ainda enquanto senador, votou pela condenação do na época presidente do Brasil, Fernando Collor, que na ocasião resultou no impeachment do mesmo. Em seguida, Ronaldo Aragão desistiu da reeleição após ter o seu nome envolvido no escândalo da Máfia do Orçamento. Em 1995, o político faleceu vítima de uma parada cardíaca.

Apesar de ter sua carreira política encerrada de maneira negativa, Ronaldo Aragão figura hoje em uma pirâmide histórica para o município de Santa Cruz do Capibaribe no cenário nacional, foi o parlamentar da terra que mais longe conseguiu chegar, mas, à que custo? Nos dias de hoje, muitos membros  da família e descendentes de Ronaldo evitam comentar sobre a sua história, excepcionalmente sobre o homem público, o político. Na época em que foi eleito senador, muitos de seus familiares se mudaram de Santa Cruz para Rondônia, com o intuito de acompanha-lo, situação essa que logo mudou quando o mesmo se envolveu em um escândalo de corrupção.

A linhagem política do Senador José Ronaldo Aragão permanece até hoje, excepcionalmente em Santa Cruz do Capibaribe, município onde também tem seu nome cedido à uma instituição de ensino.

Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blog

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

Para mais informações consulte as nossas Políticas de Uso