Resumo do Legislativo Santa-cruzense

Abertura de CPIs foi a pauta mais abordada em mais uma sessão plenária

Uma reunião tensa, assim pode ser definida a última sessão planária na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Em meio a mudanças de grupos políticos e andamento nos processos do Governo Municipal, as populares ''tiradinhas'' não ficaram longe da tribuna, onde por diversos momentos alguns vereadores se utilizaram deste fatores para atingir as bancadas opostas.

Discursos fortes e automaticamente conscientes também foram feitos, é o que você acompanha abaixo em nosso resumo semanal.

O Vereador Zé Minhoca deu as boas vindas ao colega parlamentar Zé Elias.

“Inicialmente eu quero dar, em nome do meu partido, PSDB, em nome do povo de Santa Cruz e em meu próprio nome, as boas vindas ao vereador Zé Elias. Estou feliz pelo seu retorno ao meio da nossa família, lugar que o senhor nunca deveria ter saído. Muito sucesso, porque o senhor merece”.
Zé Minhoca continuou seu discurso fazendo uma crítica a fala do ex-deputado José Augusto maia, que segundo o vereador afirmou ser o idealizador do Moda Center, durante a sessão de entrega da Medalha Padre Zuzinha.

O vereador apresentou o Projeto de Lei que cria o "Dia Municipal dos Amigos da Pedra da Bicuda", projeto este, idealizado e organizado pelo amigo de infância, "Zé Ronaldo da Rua Siqueira", o conhecido "nem de Dona Nazinha".

O vereador ressaltou a importância do projeto, que visa resgatar a memória histórica da cidade e chama a atenção para a preservação da "Pedra da Bicuda" e o rio Capibaribe.

Deomedes Brito fala sobre a duplicação da BR-104


O Vereador Deomedes cobrou do Governo do Estado, o reinício das obras de duplicação da BR-104, e sugeriu que se o Governo de Pernambuco não pode concluir o repasse para o Governo Federal.

O vereador cobrou mais Segurança para o município. Deomedes lembrou que o Moda Center foi construído durante da administração do ex-deputado José Augusto Maia, e afirmou que o empreendimento foi feito junto com os comerciantes.

O vereador se dirigiu ao vereador Zé Minhoca exigindo respeito para com as pessoas da Paraíba, do Sertão e de outras cidades que moram em Santa Cruz.

Ronaldo Pacas leva a tribuna situação envolvendo José Augusto Maia


O discurso do vereador Ronaldo Pacas foi voltado para a questão do pronunciamento do ex-deputado federal José Augusto Maia, onde na oportunidade da entrega da Medalha Padre Zuzinha, o mesmo relatou ter adquirido o terreno do Moda Center.
“Eu venho a esta tribuna falar sobre este fato, pois toda a cidade sabe da questão do terreno do Moda Center, que foi adquirido pelo ex-prefeito Ernando Silvestre, e que inclusive Zé Augusto foi contra o projeto de mudança da feira na época, assim como também o Toinho do Pará foi”.
O vereador falou ainda sobre a volta do vereador Zé Elias para o seu grupo político, e finalizou seu discurso falando acerca do seu projeto de fechamento da Av. 29 de Dezembro para o lazer.

O vereador Zé Elias falou sobre a sua mudança de partido.

“Eu quero dizer que durante todo esse tempo que estive no partido taboquinhas respeitei todos os vereadores Bocas Pretas e vocês vereadores taboquinhas, podem ter certeza que eu vou continuar sendo do mesmo jeito”.
Todo o discurso do vereador foi voltado para dar satisfação à sociedade, no sentido da sua mudança de partido.

O vereador Fernando Aragão fez um discurso voltado para as questões ideológicas partidárias, onde de acordo com ele, fica todo mundo mudando de partidos a todo instante.

“Fica esse muda-muda e a sua ideologia, onde fica? O povo que votou em você, como fica? Essa semana eu vi vários blogs anunciando sobre a questão da volta do ex-prefeito Toinho, agora de Zé Elias e me recordo que esse mesmo grupo que os acolhe, outrora falava que era a pior dupla que administrou essa cidade. Curiosamente, essa pior dupla que tanto eles falavam agora estar do lado de lá. Mas eu tenho certeza que as pessoas estão analisando tudo isso. Imaginem vocês quando juntar esses dois mandatos, os 4 anos dessa dupla que era avaliada como os piores gestores e agora com essa gestão que ficou conhecida pelo escândalo da KMC. Tenho certeza que o povo está avaliando tudo isso”.
Foi com esse tom de críticas que o vereador Fernando Aragão teceu seu discurso no uso da Tribuna da Câmara dos Vereadores na reunião desta quinta-feira (01).

Com seu discurso sempre muito enfático, a vereadora Narah Leandro fez uso da tribuna e iniciou falando da importância do trabalho dos Conselheiros Tutelares.

“Hoje 1 de outubro dia do vereador quero saudar a todos os companheiros de trabalho, tenho a honra e o desafio junto com vocês de levar os anseios do nosso povo, apresentando propostas e projetos que venham a sanar as principais necessidades da comunidade. Eleição do conselho tutelar não é urna eletrônica porque a justiça eleitoral não liberou as urnas. Mas de fato precisamos da divulgação e colaboração de todos par esse importante pleito”.
Em seguida Narah destacou o trabalho da gestão municipal.
“Quero ainda parabenizar ao prefeito Edson Vieira e toda a sua equipe, pela brilhante festa de Setembro que foi realizada graças a Deus com paz, uma festa linda para as famílias santa-cruzenses. Como disse na semana passada, a crise não nos para. Santa Cruz vai continuar Avançando com Criatividade.''
“Quero registrar também a realização com êxito do projeto Cidade Lazer ao qual eu saúdo a Alessandra Vieira que abraçou esse projeto, requerimento do vereador Ronaldo Pacas, a nossa secretaria de inclusão e Cidadania foi pra Avenida 29 de Dezembro levando sua família inteira para com as demais famílias de Santa Cruz aproveitar aquele espaço de lazer e cultura em nome do meu amigo Paulinho da Guitarra que fez um show com os amigos, era música, arte e lazer na praça! E ai senhor presidente senti que estamos no caminho certo. Fazendo o que nós propomos na campanha, fazer de Santa Cruz uma cidade boa de se viver”.
Dida de Nan ressalta ações do Governo Vieira


O vereador Dida de Nan fez um discurso com foco na forma como os vereadores da oposição de Santa Cruz do Capibaribe faz uso da tribuna desta casa de leis.
“Será que vocês não se lembram do mal que vocês fizeram para nossa cidade?”.
O vereador destacou ainda a forma como os vereadores fazem o seu trabalho, sobretudo, para a questão da crítica pela crítica a gestão municipal e voltou a defender a boa gestão do prefeito Edson Vieira.

Vânio Vieira fala sobre invasão dos produtos chineses em Santa Cruz do Capibaribe


Com seu discurso crítico e voltado para denúncias ainda sobre a questão da corrupção, o vereador Vânio Vieira fez um discurso forte e voltado para a questão da entrada dos produtos chineses que entram em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com o vereador, muitos comerciantes estão falando e criticando a forma como a crise é tratada pelo Poder Público.
“O que eu venho observando é que muitos desses confeccionistas estão sem capital de giro e isso tem dificultado o crescimento da economia”.
O vereador fez sugestões para que os grupos políticos se unam para fazer reuniões com o senador Humberto Costa, Armando Monteiro e outras autoridades políticas a fim de que seja possível trazer melhorias para a cidade.

Ernesto Maia faz duras críticas ao vereador Dida de Nan, o mesmo ainda ressaltou continuidade do bloqueio nos bens do prefeito Edson Vieira


O discurso do vereador Ernesto Maia foi voltado para críticas em cima do discurso do vereador Dida de Nan, em que de acordo com Ernesto, o vereador Dida teria dito que o prefeito Edson Vieira não teria que devolver cerca de 1.6 milhões, mas R$ 245.227,10.

Isso foi dito pelo vereador Dida de Nan nos microfones nessa Tribuna.
“E aí, vereador Dida, se você tem dúvida quanto as contas do Moda Center, vá ao Ministério Público e denuncie. Faça como nós, que quando tivemos dúvidas sobre a KMC, quando fomos ao Ministério fazer a nossa denúncia e agora, vimos o prefeito ir recorrer ao Tribunal de Justiça e o desembargador dizer que o juiz está certo e que tudo vai ser julgado. Ou seja, continua tudo bloqueado”.
O vereador Ernesto finalizou seu discurso falando sobre a questão da mudança do vereador Zé Elias, o qual saiu da oposição e entrou no grupo da bancada de situação.

Zé Elias, Conselho Tutelar e oposição predominam pautas do discurso de Luciano Bezerra


Inicialmente o Vereador Luciano Bezerra deu as boas vindas ao Vereador Zé Elias. Em seguida, o Vereador chamou a atenção para que toda a população participassem da eleição do Conselho Tutelar que acontecerá no próximo domingo.

Lembrou que o Conselho Tutelar é o órgão responsável pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Por fim, o Vereador chamou a atenção para que houvesse bom senso nos julgamentos precipitados daqueles que respondem ação na justiça.

O Vereador lembrou que alguns Vereadores de oposição se precipitam em condenar o Prefeito Edson Vieira, quando o Vereador Galego de Mourinha também responde uma ação de Improbidade Administrativa, e no entanto, a bancada de situação não faz o discursos condenando o Vereador Galego.

O vereador Helinho iniciou seu discurso falando sobre a questão da saída do vereador Zé Elias do grupo de oposição.

“Eu, como presidente do PTB aqui na cidade, fico muito triste pela sua saída, inclusive o senhor foi eleito aqui na cidade pelo PTB e fico triste, mas ao mesmo tempo lhe desejo boa sorte nessa nova caminhada”.
Helinho Aragão continuou seu discurso falando sobre a questão do abastecimento de água e cobrou da secretaria da Câmara de Vereadores que ao chegar qualquer oficio relativo ao assunto do abastecimento que seja imediatamente encaminhado à Comissão de Convivência com a Seca.
“Eu me preocupo muito com isso, porque a questão do abastecimento é algo pertinente da Comissão. Ontem eu vi em um blog da cidade que foi divulgado o calendário de abastecimento de água e tem alguns problemas que ainda precisamos cobrar por resolução desse problema”.
Carlinhos da Cohab volta a fazer discurso polêmico contra grupo de situação


O vereador Carlinhos da Cohab criticou o vereador Dida de Nan por defender, segundo ele, o prefeito Edson Vieira em seu discurso. Carlinhos falou sobre o processo da KMC e a decisão do ministério público em bloquear os bens do prefeito Edson Vieira.

Durante seu discurso, o presidente Afrânio Marques chamou a atenção do vereador pela maneira como fez algumas colocações se referindo ao vereador Dida de Nan na tribuna.

Carlinhos prosseguiu seu discurso criticando a maneira como o presidente Afrânio trata as duas bancadas. O vereador encerrou fazendo críticas ao prefeito, afirmando que o gestor continua com os bens bloqueados.

Pipoca critica postura de oposicionistas e ressalta ações de Comissão de Combate a Seca


O vereador Pipoca fez um discurso com ênfase no discurso do vereador Carlinhos da Cohab, pois de acordo com ele, o mesmo tem um discurso forte, cheio de críticas e que não faz nada além de gritar e fazer espetáculos na tribuna.
“O que esse vereador tem trazido de produtivo para a nossa cidade? Nada! Esse vereador só sabe gritar e não traz nada de projetos para esta casa. Isso nos deixa triste”.
Pipoca aproveitou ainda para falar sobre a questão da Comissão de Convivência com a Seca, que ele preside e cobrou mais uma vez que toda comunicação que chegar à Câmara de Vereadores seja repassada para a Comissão de Convivência com a Seca. De acordo com o vereador Pipoca, outras reuniões para tratar dessa questão do abastecimento de água em toda cidade.

O vereador, finalizou enfatizando a importância da eleição para Conselheiro Tutelar e convidou a população para ir votar e escolher os novos conselheiros tutelares.

Com críticas ao vereador Luciano, Galego fala também sobre as CPIs


O vereador Galego de Mourinha fez um discurso onde criticou o pronunciamento do vereador Luciano Bezerra, e disse que o prefeito entrou para a história por conta do caso da KMC.

Falou sobre o caso da CPI dos terrenos, criticou o deputado Diogo Moraes que prometeu acabar com a CPI se Galego aceitasse migrar para o grupo do prefeito.

E criticou o prefeito que segundo ele, não toma providências com relação a Segurança e a atual situação das delegacias.

Vereador Afrânio faz discurso voltado para casos que envolvem CPIs


O vereador Afrânio Marques iniciou seu discurso respondendo às críticas do vereador Galego de Mourinha, que o antecedeu na tribuna e falou sobre a questão da CPI dos terrenos.
“Eu acho engraçado esses vereadores quererem ser paladino da moralidade e quando eu presidi aquela CPI dos terrenos, vimos vários adesivos, terrenos doados. Gente, vamos deixar a justiça tomar conta e julgar, porque muito se fala, mas tem muito discurso deturpado”.
Afrânio continuou seu discurso falando sobre a falta que a doação desses terrenos públicos fazem para Santa Cruz do Capibaribe, pois, de acordo com ele, oito creches deixaram de ser construídas nesta cidade por causa desses terrenos que foram doados.
“O voto está em primeiro lugar e em muitos casos o interesse público fica em segundo plano. A gente precisa ser honesto. Não estou querendo dar lição em ninguém aqui não, mas vamos esperar os julgamentos acontecerem, porque hoje estão condenando sem sequer acontecer a defesa”.
Afrânio aproveitou ainda para convidar a todos os vereadores e a toda sociedade para participar da Palestra do Professor Adilson Filho, que vai acontecer no dia 3 de outubro, próximo sábado.

Informações da Assessoria | Fotos: Bruno Muniz

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem